Candidatos com diploma de tecnólogo poderão disputar vagas para Investigador e Escrivão da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. A possibilidade foi oficializada no edital nº 1 SAD/SEJUSP/PCMS/APJ/2025, publicado nesta quarta-feira, 16 de julho, no Diário Oficial Eletrônico nº 11.887.
A ampliação nos critérios de formação exigida só foi possível após mudanças na legislação. A Lei Complementar nº 336, sancionada em 1º de novembro de 2024, modificou o §2º do artigo 46 da Lei Complementar nº 114/2005. Agora, o requisito é diploma de ensino superior completo em qualquer área, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação, o que inclui graduações tecnológicas, bacharelados e licenciaturas.
A medida teve aprovação do Conselho Superior da Polícia Civil. Segundo o Delegado-Geral da instituição, Lupérsio Degerone Lucio, a mudança atende a uma necessidade interna e reflete o momento de atualização da corporação. “É fundamental oxigenar a Polícia Civil com sangue novo. A aceitação do diploma de tecnólogo e a readequação das etapas do concurso refletem a atualização do perfil profissiográfico da Instituição. Todas as decisões foram amplamente debatidas no Conselho Superior e representam uma conquista da nossa gestão. O Governador, juntamente com os Secretários de Segurança e Administração, compreendeu a importância e autorizou o concurso com muita sensibilidade”, afirmou.
Além da formação superior, os candidatos devem ter entre 21 e 45 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e possuir Carteira Nacional de Habilitação de, no mínimo, categoria B.
O concurso oferece 400 vagas, sendo 300 para o cargo de Investigador e 100 para Escrivão. O salário inicial é de R$ 6.569,53 e a carga horária semanal é de 40 horas.
As inscrições estarão abertas entre 16 de julho e 7 de agosto de 2025, no site do Instituto Avalia (www.avalia.org.br). A prova objetiva está prevista para o dia 14 de setembro, em Campo Grande.
O edital completo está disponível no site da Imprensa Oficial do Estado: www.imprensaoficial.ms.gov.br.
*Com informações da Sejusp.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Mudança na lei amplia formação aceita para cargos de investigador e escrivão; são 400 vagas e salário inicial de R$ 6,5 mil. (Foto: Divulgação )

