Menu
sexta, 14 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Dia dos Advogados é celebrado com homenagens na Câmara de Corumbá

10 agosto 2022 - 09h47Assessoria Câmara Municipal

Uma Sessão Solene marcou na noite de ontem, terça-feira, 09, o Dia do Advogado em Corumbá. O ato aconteceu no Plenário da Câmara Municipal “Léo de Medeiros Guimarães”, ex-vereador e presidente da Câmara em dois períodos, 1964 – 1965 e 1978 – 1980, e que tinha a advocacia como profissão. 

O evento ocorreu logo após sessão ordinária e marcou homenagens a advogados e advogadas corumbaenses, com a outorga de Moções de Congratulações. A celebração ocorreu de forma antecipada (o Dia do Advogado acontece em 11 de agosto), e foi uma iniciativa do vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), uma forma de honrar uma atividade profissional importante para a sociedade. 

O ato foi dirigido pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Roberto Façanha, e contou com as presenças do vice-prefeito Dirceu Migueis Pinto, que representou o prefeito Marcelo Iunes; da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Corumbá, Maria Carolina Scheeren do Valle; do Procurador Geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Junior, e do 1º vice-presidente da Câmara, vereador Manoel Rodrigues. 

Durante o ato, os vereadores prestaram homenagens a 20 advogados e advogadas que têm se destacado no cenário corumbaense. Os agraciados com Moções de Congratulações foram Tayseir Porto Musa (indicado e entregue por Gaúcho da Pró-Art); Luiz Fernando de Toledo Jorge (Alexandre Vasconcellos); Ciro Ruy Moura Magalhães (Allex Dellas); Fabiane Franca de Morais Brambilla (Daniel Brambilla); Edson Panes de Oliveira Filho (Elinho Junior). 

Também foram homenageados Luiz Gonzaga da Silva Junior (Genilson José); Armando Miranda Candia (Chicão Vianna); Arthur Abelardo dos Santos Saldanha (Manoel Rodrigues); Marcelo Tavares Siqueira (Marcelo Araújo); Luiz Felipe de Medeiros Guimarães (Nelsinho Dib); Roberto Ajala Lins (Raquel Bryk). 

Maarouf Fahd Maarouf (Samyr Qualhada); Adalberto Sidney de Melo Souza Filho (Bira); Marcio Romulo dos Santos Saldanha (Yussef Salla), e pela Mesa Diretora, José Carlos dos Santos (entregue por Façanha e Bira); Eliane Ferreira (Bira); Ilidia Velasquez (Façanha e Bira); Suely Carcano Canavarros (Façanha e Alexandre Vasconcellos); Alcindo Cardoso do Valle Junior (Façanha e Allex), e Maria Carolina Scheeren do Valle (entregue por Façanha e Bira). 

Sobre a data

O Dia do Advogado é comemorado no Brasil em 11 de Agosto para relembrar e celebrar a data de criação das duas primeiras faculdades de Direito no país, que aconteceu no ano de 1827: Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, após decreto de Dom Pedro I. 

Hoje, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco faz parte da Universidade de São Paulo (USP), e a Faculdade de Direito de Olinda, por sua vez, integra a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). 

O Brasil conta hoje com mais de 1.400 cursos de direito, e mais de 1 milhão de advogadas e advogados, profissionais responsáveis por representar os cidadãos perante a justiça, garantindo a igualdade, a liberdade e a defesa dos direitos humanos. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal