Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Dia dos Advogados é celebrado com homenagens na Câmara de Corumbá

10 agosto 2022 - 09h47Assessoria Câmara Municipal

Uma Sessão Solene marcou na noite de ontem, terça-feira, 09, o Dia do Advogado em Corumbá. O ato aconteceu no Plenário da Câmara Municipal “Léo de Medeiros Guimarães”, ex-vereador e presidente da Câmara em dois períodos, 1964 – 1965 e 1978 – 1980, e que tinha a advocacia como profissão. 

O evento ocorreu logo após sessão ordinária e marcou homenagens a advogados e advogadas corumbaenses, com a outorga de Moções de Congratulações. A celebração ocorreu de forma antecipada (o Dia do Advogado acontece em 11 de agosto), e foi uma iniciativa do vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), uma forma de honrar uma atividade profissional importante para a sociedade. 

O ato foi dirigido pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Roberto Façanha, e contou com as presenças do vice-prefeito Dirceu Migueis Pinto, que representou o prefeito Marcelo Iunes; da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Corumbá, Maria Carolina Scheeren do Valle; do Procurador Geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Junior, e do 1º vice-presidente da Câmara, vereador Manoel Rodrigues. 

Durante o ato, os vereadores prestaram homenagens a 20 advogados e advogadas que têm se destacado no cenário corumbaense. Os agraciados com Moções de Congratulações foram Tayseir Porto Musa (indicado e entregue por Gaúcho da Pró-Art); Luiz Fernando de Toledo Jorge (Alexandre Vasconcellos); Ciro Ruy Moura Magalhães (Allex Dellas); Fabiane Franca de Morais Brambilla (Daniel Brambilla); Edson Panes de Oliveira Filho (Elinho Junior). 

Também foram homenageados Luiz Gonzaga da Silva Junior (Genilson José); Armando Miranda Candia (Chicão Vianna); Arthur Abelardo dos Santos Saldanha (Manoel Rodrigues); Marcelo Tavares Siqueira (Marcelo Araújo); Luiz Felipe de Medeiros Guimarães (Nelsinho Dib); Roberto Ajala Lins (Raquel Bryk). 

Maarouf Fahd Maarouf (Samyr Qualhada); Adalberto Sidney de Melo Souza Filho (Bira); Marcio Romulo dos Santos Saldanha (Yussef Salla), e pela Mesa Diretora, José Carlos dos Santos (entregue por Façanha e Bira); Eliane Ferreira (Bira); Ilidia Velasquez (Façanha e Bira); Suely Carcano Canavarros (Façanha e Alexandre Vasconcellos); Alcindo Cardoso do Valle Junior (Façanha e Allex), e Maria Carolina Scheeren do Valle (entregue por Façanha e Bira). 

Sobre a data

O Dia do Advogado é comemorado no Brasil em 11 de Agosto para relembrar e celebrar a data de criação das duas primeiras faculdades de Direito no país, que aconteceu no ano de 1827: Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, após decreto de Dom Pedro I. 

Hoje, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco faz parte da Universidade de São Paulo (USP), e a Faculdade de Direito de Olinda, por sua vez, integra a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). 

O Brasil conta hoje com mais de 1.400 cursos de direito, e mais de 1 milhão de advogadas e advogados, profissionais responsáveis por representar os cidadãos perante a justiça, garantindo a igualdade, a liberdade e a defesa dos direitos humanos. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública