Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Dia da Pizza: Conheça histórias de pequenas pizzarias de sucesso da Capital

09 julho 2022 - 08h41Redação

Celebrado neste domingo, 10 de julho, o Dia Internacional da Pizza valoriza os profissionais e empreendedores que se dedicam ao prato que é tão famoso na culinária brasileira. Em alusão à data, o Sebrae/MS apresenta a história das pequenas empresas Pizza do Bigode e Saagio Pizzaria, ambas localizadas em Campo Grande (MS) e que cresceram a partir do empenho de seus proprietários – respectivamente, Karina e Karla Longo e Jorge Luis Capelli de Campos. 

Ao contrário do que muitos imaginam, a pizza não foi criada na Itália. Ela surgiu há 6 mil anos em uma massa chamada “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. A massa se assemelhava ao pão sírio atual e era chamada de “piscea”, nome que originou “pizza”. Milhares de anos depois, os italianos incrementaram o prato com o tomate, sendo consumido como se fosse um sanduíche. E, foram eles quem trouxeram a pizza para o Brasil, que atualmente, está espalhada por todo o país e em diversos formatos, como em Campo Grande. 

Para quem tem o sonho de ter um negócio, a pizza também representa uma oportunidade, por ser um prato bem difundido. Ela também pode trazer memórias afetivas e estar relacionada, até mesmo, à história da família. As empreendedoras e irmãs, Karina e Karla Longo, donas da Pizza do Bigode, por exemplo, abriram o empreendimento após seguirem os passos dos pais, que tinham uma pizzaria no interior do Estado. Hoje, a empresa já contabiliza sete anos no mercado, e começou desta grande inspiração. 

“Meus pais já tiveram uma pizzaria em uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul, e por alguns motivos encerraram as atividades e voltaram para Campo Grande. Em uma conversa surgiu a ideia de montar um negócio, a princípio não era para ser uma pizzaria, fomos alinhando, eu sempre acreditei no produto da minha mãe, era a melhor pizza que tinha comido na vida. Resolvemos então, investir no negócio no modelo delivery e assim nasceu a Pizza do Bigode”, destaca Karina Longo. 

Apesar de já terem tido contato com o mundo dos negócios na infância, empreender não foi fácil para as empreendedoras. No começo da empresa, algumas dificuldades que as irmãs relatam estão em lidar com fornecedores, fazer a gestão dos funcionários e cuidar das contas da empresa. Além de tudo isso, outro desafio foi melhorar o relacionamento com os clientes, para que fiquem satisfeitos com o estabelecimento. 

Para crescer, elas contaram com o apoio do Sebrae, tendo participado de diversos eventos, consultorias e capacitações para empreendedores, como o curso Empretec, a palestra “Quero ser empresário, estou preparado?”, a Feira do Empreendedor, entre outras soluções. Agora, elas colhem os frutos do trabalho e seguem pensando em formas de inovar e atrair clientes. 

Com o Dia da Pizza se aproximando, Karina e Karla Longo se prepararam para boas vendas. “Essa é uma data importante para quem empreende no ramo, pois é um momento que temos a oportunidade de oferecer aos nossos clientes a mesma qualidade com um preço mais acessível, além de atrair novos clientes. Está será a estratégia para esse ano, já que em 2021 fizemos uma campanha de inclusão de novos sabores”, explicam as irmãs. 

Empresários relatam como sobreviveram ao período da pandemia. Foto: Divulgação

Empreendendo com pizza na pandemia 

O empresário Jorge Luis Capelli de Campos empreende desde 2016, quando abriu seu primeiro negócio no ramo de gastronomia, o Maó Bar & Restaurante. Em 2021, ele resolveu inovar e inaugurou a Saagio Pizzaria. O momento escolhido foi, no mínimo, difícil: a pandemia de Covid-19 ainda estava em alta e exigia medidas de biossegurança mais restritivas. Porém, o empreendedor decidiu abrir a empresa para obter outra fonte de renda e atravessar esse período. 

“No meio da pandemia, com toda aquela loucura de abre e fecha, decidi ter mais uma fonte de renda, e a minha decisão juntamente com a minha esposa era ‘o que eu faço? Uso o dinheiro para reformar o Maó ou abro um outro negócio?’ Decidimos abrir um outro negócio. No começo, foi um pouco difícil a mão de obra no ramo, como auxiliar, pizzaiolo, caixa, etc. E esse é um dos principais desafios até hoje”, disse. 

Para ter diferenciais no mercado, Jorge Campos investe em produtos de qualidade, como farinha italiana, além de todo um cuidado no preparo, que envolve massa de longa duração. Segundo ele, para além das vendas e fidelização de clientes, o Dia da Pizza é a oportunidade de reforçar a importância de existirem boas pizzas no mercado. 

“Pizza não é tudo igual, precisamos saber aquilo que consumimos. Trabalhamos muito esse tipo de marketing para informar o cliente sobre aquilo que ele está consumindo, para ele conseguir diferenciar de uma pizza comum. Tem todo um processo, um trabalho demorado, não é simplesmente bater uma massa e fazer uma pizza. É um dia para fomentarmos ainda mais essas informações, para conseguirmos repassar esses detalhes para os clientes", comenta. 

No ano em que o Sebrae completa 50 anos de atuação em prol dos pequenos negócios, com o mote “Criar o futuro é fazer história”, Jorge Luis Capelli de Campos é mais um dos empreendedores atendidos, e que obteve apoio da instituição. “O Sebrae me auxiliou no planejamento de todos os processos da empresa, desde a organização dos processos financeiros até a elaboração de ficha técnica", expõe. 

Ao olhar para o futuro, o empresário revela ter grandes planos. “Assim como lá atrás eu plantei algumas sementes e hoje eu colho isso, a gente precisa plantar o hoje, pensando no futuro. Então, hoje a gente planta o conhecimento, a mudança dos paradigmas e da consciência de consumo. Também queremos escalar o nosso negócio para que ele se torne uma franquia e a gente possa atingir, com esses nossos ideais e valores agregados, muitas outras pessoas”, finaliza Jorge. 

Para informações sobre as demais ações do Sebrae/MS entre em contato por meio do número 0800 570 0800. 

 

* Informações da Agência Sebrae de Notícias

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul