Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Dia 13 tem sessão solene em homenagem ao Agosto Lilás na Câmara

03 agosto 2021 - 11h16Ascom Câmara de Corumbá

Uma Sessão Solene marcada para o dia 13 de agosto, vai marcar as celebrações do Agosto Lilás em Corumbá, uma referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil. 

O ato foi confirmado na noite de ontem, segunda-feira, 02, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, por meio de um requerimento apresentado pelo presidente do Poder Legislativo, em nome da Mesa Diretora, e assinado por todos os vereadores presentes. 

A Sessão Solene será às 18 horas do dia 13, uma sexta-feira, seguindo todos os protocolos estabelecidos pra o atual momento da pandemia da Covid – 19 na região pantaneira. 

Na oportunidade, os vereadores vão homenagear parceiros e parceiras que, prontamente, realizam atendimentos e serviços voltados para o bem-estar das mulheres corumbaenses, ladarenses, bem como da Bolívia e região pantaneira. 

Entre as pessoas homenageadas estão Amanda Balanciere Iunes, secretária de Assistência Social e Cidadania; Wania Alecrim de Lima, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres; a Patrulha do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), que é uma estrutura essencial do Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher, vinculado operacionalmente à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, sendo atualmente uma referência para todo o Mato Grosso do Sul, em nome de Elaine Cristine Gonçalves, Jorciane Fátima Gonçalves Leite, Brunna Nascimento, Adriana de Pinho Garcia, Emerson da Silva Salustiano, Zenaide Valeria Leite Olarte, Adeline Aparecida Lopes Teixeira e Karina Leite de Souza. 

Serão homenageados ainda Anne Andrea Fonseca, assessora Jurídica do CRAM; bem como Andréia Aparecida Castilho Henrich, André Luiz Ortiz Carneiro, Dircilene Amorim, Elizabeth Helena Estevan, Wagner de Souza Paredes, Eder Martins Alvarenga, Juarez Lopes da Silva, Edmar Sebastião Arruda, Leandro Pereira Rojas e André Luiz de Souza Francelino, guardas civis municipais que atuam na Patrulha Maria da Penha. 

A Câmara de Vereadores vai homenagear ainda a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca, por implementar ações previstas nos pactos estaduais e nacionais, valorizar o protagonismo feminino nas Políticas Públicas para Mulheres, e fortalecer os Organismos de Proteção para Mulheres, por meio de articulação institucional. 

Luciana Azambuja, desde 2015 está no cargo de Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul, tendo assumido a Subsecretaria Especial de Cidadania no ano de 2019, abordando as temáticas de políticas públicas de direitos. 

À frente da SPPM/MS, criou e organizou várias campanhas de enfrentamento à violência. Coordena o projeto “MS Fronteiras”, criado em março/2018 no âmbito do CODESUL, para mapeamento e diagnóstico das violências que acometem as mulheres fronteiriças de Mato Grosso do Sul, visando à elaboração de políticas públicas e a superação das desigualdades. 

Preside a Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher do IBDFAM/MS, desde 2018. É idealizadora do Mapa do Feminicídio de Mato Grosso do Sul, lançado em junho de 2020, visando à elaboração de políticas públicas de enfrentamento à violência com base em dados estatísticos. 

Também idealizou o programa Recomeçar, lançado em agosto de 2020, com objetivo de oferecer novas oportunidades e despertar nas mulheres em situação de violência, a possibilidade de retomar as rédeas de sua vida, buscando a autonomia econômica e social da mulher por meio do empoderamento e do empreendedorismo. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública