Menu
sábado, 25 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Dia 13 tem sessão solene em homenagem ao Agosto Lilás na Câmara

03 agosto 2021 - 11h16Ascom Câmara de Corumbá

Uma Sessão Solene marcada para o dia 13 de agosto, vai marcar as celebrações do Agosto Lilás em Corumbá, uma referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil. 

O ato foi confirmado na noite de ontem, segunda-feira, 02, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, por meio de um requerimento apresentado pelo presidente do Poder Legislativo, em nome da Mesa Diretora, e assinado por todos os vereadores presentes. 

A Sessão Solene será às 18 horas do dia 13, uma sexta-feira, seguindo todos os protocolos estabelecidos pra o atual momento da pandemia da Covid – 19 na região pantaneira. 

Na oportunidade, os vereadores vão homenagear parceiros e parceiras que, prontamente, realizam atendimentos e serviços voltados para o bem-estar das mulheres corumbaenses, ladarenses, bem como da Bolívia e região pantaneira. 

Entre as pessoas homenageadas estão Amanda Balanciere Iunes, secretária de Assistência Social e Cidadania; Wania Alecrim de Lima, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres; a Patrulha do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), que é uma estrutura essencial do Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher, vinculado operacionalmente à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, sendo atualmente uma referência para todo o Mato Grosso do Sul, em nome de Elaine Cristine Gonçalves, Jorciane Fátima Gonçalves Leite, Brunna Nascimento, Adriana de Pinho Garcia, Emerson da Silva Salustiano, Zenaide Valeria Leite Olarte, Adeline Aparecida Lopes Teixeira e Karina Leite de Souza. 

Serão homenageados ainda Anne Andrea Fonseca, assessora Jurídica do CRAM; bem como Andréia Aparecida Castilho Henrich, André Luiz Ortiz Carneiro, Dircilene Amorim, Elizabeth Helena Estevan, Wagner de Souza Paredes, Eder Martins Alvarenga, Juarez Lopes da Silva, Edmar Sebastião Arruda, Leandro Pereira Rojas e André Luiz de Souza Francelino, guardas civis municipais que atuam na Patrulha Maria da Penha. 

A Câmara de Vereadores vai homenagear ainda a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca, por implementar ações previstas nos pactos estaduais e nacionais, valorizar o protagonismo feminino nas Políticas Públicas para Mulheres, e fortalecer os Organismos de Proteção para Mulheres, por meio de articulação institucional. 

Luciana Azambuja, desde 2015 está no cargo de Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul, tendo assumido a Subsecretaria Especial de Cidadania no ano de 2019, abordando as temáticas de políticas públicas de direitos. 

À frente da SPPM/MS, criou e organizou várias campanhas de enfrentamento à violência. Coordena o projeto “MS Fronteiras”, criado em março/2018 no âmbito do CODESUL, para mapeamento e diagnóstico das violências que acometem as mulheres fronteiriças de Mato Grosso do Sul, visando à elaboração de políticas públicas e a superação das desigualdades. 

Preside a Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher do IBDFAM/MS, desde 2018. É idealizadora do Mapa do Feminicídio de Mato Grosso do Sul, lançado em junho de 2020, visando à elaboração de políticas públicas de enfrentamento à violência com base em dados estatísticos. 

Também idealizou o programa Recomeçar, lançado em agosto de 2020, com objetivo de oferecer novas oportunidades e despertar nas mulheres em situação de violência, a possibilidade de retomar as rédeas de sua vida, buscando a autonomia econômica e social da mulher por meio do empoderamento e do empreendedorismo. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Palestras
3ª edição da Semana da Saúde do Sesc tem foco nos reflexos da pandemia
SCT 2021
IFMS abre inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia
Javaporco
PMA flagra criação ilegal de javalis em propriedade de Dourados
Alerta
De agendamentos a esquemas de 'pirâmides', entenda os maiores golpes do Pix em MS
Retomada
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Balanço
Mais de 50% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas I são de MS
Economia
Comércio deve facilitar pagamento e ser cauteloso para o Dia das Crianças

Mais Lidas

Bairro Vila Mamona
Funcionários de construção amarram autor de furto e acionam PM
Capital
Presos usam celulares até em banho de sol na Máxima
Flagrante
Dupla é presa por tráfico de drogas na área central de Corumbá
Estava Foragida
Boliviana investigada por desastre da Chapecoense é mantida em Corumbá até extradição