Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Deputados eleitos tomam posse nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa

31 janeiro 2019 - 18h01Correio do Estado

Deputados estaduais eleitos nas últimas eleições, no ano passado, tomarão posse nos cargos nesta sexta-feira (1º), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no Plenário Deputado Júlio Maia, em Campo Grande, a partir das 9h.

A sessão será presidida pelo deputado Ovevan de Matos (PSDB), atual vice-presidente da Mesa Diretora e reeleitos no último pleito, conforme determina o regulamento interno, de que a sessão deve ser comandada pelo último presidente da Casa, se reeleito, e na sua falta, o que tenha exercido mais recentecemente, em caráter efetivo, a presidência ou 1ª, 2ª ou 3ª vice-presidência, e assim sucessivamente.

Logo após a posse, que contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), será realizada uma sessão extraordinária para a escolha dos integrantes da próxima Mesa Diretora da Casa de Leis.

O deputado Paulo Corrêa (PSDB) é nome praticamente confirmado para assumir a presidência, ele tem 22 votos dos 24 deputados.

Dos 24 parlamentares, 13 foram reconduzidos ao cargo, nove terão o primeiro mandato e dois retornarão ao Legislativo estadual.

EM BRASÍLIA

No mesmo dia, tomam posse em Brasília os deputados federais, a partir das 10h, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães. De Mato Grosso do Sul, oito parlamentares assumem a cadeira na Câmara dos Deputados. São eles: Rose Modesto (PSDB), Beto Pereira (PSDB), Fábio Trad (PSD), Tio Trutis (PSL), Vander Loubet (PT), Luiz Ovando (PSL), Dagoberto Nogueira (PDT) e Tereza Cristina.

No caso de Tereza Cristina, como já foi diplomada em dezembro do ano passado em Campo Grande como parlamentar, ela precisará ser exonerada do ministério por três dias, para ser empossada como deputada. Ela participa da eleição da mesa diretora e volta ao ministério no dia 4 de fevereiro. A primeira suplente, Bia Cavassa (PSDB), deve assumir a cadeira deixada pela ministra no Congresso Nacional.

No mesmo dia, os senadores serão empossados. Essa legislatura é a de maior renovação desde a redemocratização. Das 54 cadeiras que estiveram em disputa nas últimas eleições, 46 serão ocupadas por novos nomes – uma renovação de mais de 85%. A cerimônia ocorre às 15h. Em seguida, será realizada sessão para a eleição dos cargos da mesa do Senado.

Depois da posse dos novos senadores, há um intervalo para começar a segunda reunião preparatória. A expectativa é de que ela se inicie por volta das 18h.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública