Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Deputados aprovam proibição da pesca do Dourado por mais um ano em MS

28 fevereiro 2024 - 11h22Neri Kaspary, Correio do Estado

Às vésperas do fim do veto da pesca do peixe Dourado, no dia 1º de março, que está em vigor faz cinco anos em Mato Grosso do Sul, os deputados estaduais chegaram a um consenso na sessão desta terça-feira (27) para prorrogar a proibição por mais um ano. 

A proposta original, apresentada no ano passado pelo então deputado João Cesar Mattogrosso, previa a prorrogação da lei até 10 de janeiro de 2029. Mas, após reação de pescadores, os quais alegam que existe excesso de Dourado nos rios do Estado e que ele é predador das demais espécies, os parlamentares decidiram que vão prorrogar a proibição até o fim de 2024.

Neste período estão cobrando de autoridades estaduais e da Embrapa Pantanal a realização de estudos para saber se realmente existe esta superpopulação.

Continuam ressalvadas a modalidade “pesque e solte”, a pesca para o consumo dos pescadores profissionais e os exemplares criados em cativeiro. 

A coleta de exemplares vivos, de matrizes e reprodutores, no ambiente natural, poderá ser objeto de autorização ambiental expedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), quando destinados à pesquisa científica ou à recuperação de plantel por agricultores de reprodução de alevinos devidamente licenciados e registrados nos órgãos competentes.

Por ter recebido Emenda, o assunto voltou para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), mas já existe um acordo entre todos os partidos para que ocorra a prorrogação da lei que está em vigor. 

“Vamos aguardar um estudo técnico sobre o resultado dos cinco anos de proibição. Assim, vamos votar com tranquilidade a liberação ou não da pesca do Dourado. Tomamos uma decisão madura, equilibrada e seguro para o meio ambiente”, salientou Renato Câmara, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia.

A proibição da pesca do Dourado foi instituída no Estado após solicitação de empresários do turismo da pesca, que alegavam que estavam perdendo clientela de outros estados por causa da escassez da espécie. 

Desde o começo a medida desagradou aos pescadores que vivem da atividade e agora eles conseguiram barrar, pelo menos temporariamente, a prorrogação por mais cinco anos. 

Caso os estudos da Embrapa Pantanal e do Imasul não sejam concluídos no período de um ano, a pesca do Dourado volta a ser permitida automaticamente, defende Zeca do PT. Esse decisão, porém, vai depender ao aval dos outros deputados, que prometem votar o projeto já nas próximas sessões. 

A lei que proibia a pesca do Dourado expirou no começo de janeiro, mas por causa do período de defeso, ou piracema, a pesca continuava proibido. Na prática, então, com o fim da piracema não existe mais norma legal que proíba a captura, a não ser que até lá a Assembleia prorrogue a vigência a legislação anterior. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro