Menu
segunda, 06 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Delcídio, Lula e mais cinco viram réus por tentarem obstruir a Lava Jato

30 julho 2016 - 10h17Campo Grande News
Lula (esq.) se tornou réu pela primeira vez. Delcídio (centro) e Burlai (dir.). Foto: Reprodução 

O ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido) e mais seis pessoas, entre elas o ex-presidente Lula e o pecuarista sul-mato-grossense José Carlos Bumlai, se tornaram réus, em decisão da Justiça Federal de Brasília, nesta sexta-feira (29), por tentarem obstruir a Operação Lava Jato. Eles são acusados de participar de uma trama para comprar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Segundo informações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo, foram denunciados ainda, o filho de José Carlos Bumlai, Maurício Bumlai, o banqueiro André Esteves, Diogo Ferreira Rodriguez, ex-assessor de Delcídio, Edson Siqueira Ribeiro Filho, que atuou na defesa de Cerveró.

O procurador da República no DF Ivan Cláudio Marx fez acréscimos à peça inicial para ampliar a descrição dos fatos e as provas que envolvem os acusados. O chamado aditamento é mantido sob sigilo.

Ao confirmar a denúncia, o procurador da República no DF Ivan Cláudio Marx fez acréscimos à peça inicial para ampliar a descrição dos fatos e as provas que envolvem os acusados.

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região ainda vai definir o juiz responsável pelo caso. Isso porque a denúncia tinha ficado com o juiz Ricardo Leite, que protagonizou polêmica na Operação Zelotes, mas a defesa pediu redistribuição porque a ele é responsável sobre casos envolvendo lavagem de dinheiro. Segundo a PGR, Delcídio e os outros acusados teriam atuado para comprar por R$250 mil o silêncio de Cerveró.

A PGR informou que o ex-presidente Lula teria sido atuante neste processo e, inclusive, “impediu e ou embaraçou investigação criminal que envolve organização criminosa, ocupando papel central, determinando e dirigindo a atividade criminosa pratica da por Delcídio do Amaral, André Esteves, Edson Ribeiro, Diogo Ferreira, José Carlos Bumlai e Maurício Bumlai”, e pede condenação de todos por obstrução da Justiça.

O investigadores analisaram e-mail, extratos bancários, telefônicos, passagens aéreas e diárias de hotéis. Ambos os citados negam a prática delituosa.

Defesas - A defesa do ex-presidebte Luiz Inácio Lula da Silva disse, por meio de nota, que não recebeu citação relativa a processo que tramita perante a 10a. Vara Federal de Brasília. Mas, quando isso ocorrer, apresentará sua defesa e, ao final, sua inocência será certamente reconhecida.

Segundo a defesa, Lula já esclareceu ao Procurador Geral da República, em depoimento, que jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato.

A acusação se baseia exclusivamente em delação premiada de réu confesso e sem credibilidade - que fez acordo com o Ministério Público Federal para ser transferido para prisão domiciliar.

Lula não se opõe a qualquer investigação, desde que realizada com a observância do devido processo legal e das garantias fundamentais. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vida Animal
Projeto tenta salvar boi pantaneiro da extinção com fertilização in vitro
Eleições 2024
Eleitor tem dois dias para regularizar o título e poder votar nas Eleições desse ano
Cidadania
MS sedia Encontro Regional para discutir políticas públicas para mulheres encarceradas
Ajuda Humanitária
"Cenário de filme", conta bombeiro de MS sobre inundações no Rio Grande do Sul
Esporte
Circuito Funec de Corrida de Rua 2024 abre inscrições; 1ª etapa será dia 25
Serviço Público
Cerest passa a funcionar das 07h às 13h a partir desta segunda-feira
Radar Febraban
Saúde deve ser a maior prioridade para o país, diz a população do Centro-Oeste em pesquisa
Oportunidade
TRT/MS abre seleção de estágio para estudantes de Direito em Corumbá
Formalização
Um mês após criação de plataforma nacional em cartórios, Corumbá registra dois doares de órgãos
Tragédia
Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Mais Lidas

Casa Revirada
Polícia investiga morte de agente da Unei Pantanal em Corumbá
Obras de recuperação
Ponte sobre o rio Paraguai fecha às 17h de hoje e reabre às 12h de domingo (5)
Ladário
Cerimônia marca passagem de comando no 6º Distrito Naval
Evento
Circuito Gastronômico começa na segunda (06) com participação de restaurantes de Corumbá