Menu
quinta, 24 de junho de 2021
Governo - O ESTADO QUE CRESCE JUNHO
Expresso Mato Grosso - Maio
Geral

Decreto traz readequações às medidas de combate ao COVID-19

16 julho 2020 - 18h20Assessoria de Imprensa

O prefeito Marcelo Iunes assinou nesta quinta-feira, 16 de jullho, decreto nº 2.356 com readequação de medidas de combate ao COVID-19. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o documento leva em consideração o aumento da curva de infecção no Município de Corumbá, com o consequente aumento da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI com pacientes contaminados pelo coronavírus.

Publicado na edição de hoje, dia 16, do DIOCORUMBÁ, o decreto considera ser necessária a reavaliação de medidas anteriormente impostas, ou o estabelecimento de novas, com o objetivo de frear a circulação viral. observa ainda a recomendação técnica emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública, datada de 15 de julho de 2020, sobre a necessidade de adequação das medidas de enfrentamento ao vírus. Considera ainda que a situação demanda urgente emprego de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, de modo a evitar o colapso no sistema de saúde do Município de Corumbá.

Em seu artigo 1º, o decreto 2.356 estabelece que o ingresso em mercados, supermercados, farmácias e demais estabelecimentos comerciais deverá ser limitado à presença de apenas 01 (um) membro da família, respeitando-se o limite máximo de 01 (uma) pessoa a cada 10 m², mantendo distância mínima de 1,5m (um metro e meio) de distância entre os indivíduos no local, sendo obrigação do estabelecimento fixar, em local visível, a quantidade máxima permitida. O disposto não se aplica a restaurantes e demais locais de venda de alimentos preparados no local, cujas normas de biossegurança estão fixadas em regulamentações anteriores.

Os templos religiosos realizarão suas celebrações nos moldes estabelecidos em regulamentos anteriores, zelando pelo cumprimento de normas de biossegurança e deverão, de modo adicional, registrar, por meio próprio, o nome, idade e telefone do fiel presente ao ato, caso haja a necessidade de realização de contatos posteriores, mantidas as demais regras estabelecidas no Decreto nº. 2289/2020.

O exercício de atividades esportivas ao ar livre, nos espaços que não sejam objeto de proibição, deverão respeitar o limite máximo de duas pessoas, como por exemplo caminhadas, corridas e pedaladas nas vias públicas, condicionada sua realização ao uso de máscaras faciais.

Fica estabelecido o horário de funcionamento de restaurantes, lanchonetes, similares e bares que tenham dentre suas atividades, além da venda de bebidas, o comércio de alimentos preparados em suas dependências, aos sábados e domingos, até às 14h, permitido o funcionamento no sistema delivery até às 22h, mantidos os horários de funcionamento dos demais segmentos conforme preceituado no Decreto nº. 2336/2020.

Fica limitado o quantitativo máximo de 4 (quatro) pessoas por mesa nos estabelecimentos especificados no caput do presente artigo. Ficam mantidas as demais medidas já fixadas de Combate ao Coronavírus – COVID-19.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVÍRUS
MS vai receber 150 mil doses da vacina da Janssen para estudo de vacinação e massa
POLICIAL
PM de Corumbá prende indivíduo com mandados de prisão em aberto
GERAL
Deputada Bia Cavassa comemora aprovação de piso salarial para secretários escolares
POLICIAL
Autor é preso por furto em oficina no Cristo Redentor
SAÚDE
Com cobertura em 40,06%, campanha de vacinação contra a Influenza continua em MS
SAÚDE
Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em mata e alertam para prevenção
POLICIAL
Homem é preso por descumprimento de medida protetiva no Aeroporto
POLICIAL
PM prende indivíduos por tráfico de drogas e falsa identidade em área Central
GERAL
Atenção ao prazo: licenciamento de veículos com placas 3 e 4 vence neste mês

Mais Lidas

POLICIAL
PM atende ocorrência de abandono de criança no Cristo Redentor
POLICIAL
Delegado acusado de assassinato de boliviano vai a júri popular
GERAL
Sanesul informa que poderá faltar água em alguns bairros de Corumbá
POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no bairro Nova Corumbá