Menu
quinta, 13 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Dando o exemplo, governantes são os primeiros a responderem o Censo 2022

02 agosto 2022 - 08h37Gesiane Sousa

Durante esse mês de agosto até 31 de outubro, acontece a aplicação do Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em todo o país. A pesquisa é a maior operação censitária da América do Sul e é destacada como de grande importância, principalmente para os governantes, que usam esses dados para desenvolverem projetos que atendam a demanda brasileira.  

O último Censo ocorreu em 2010, o próximo deveria ter acontecido em 2020, porém devido a pandemia, não foi possível e por esse motivo, o de 2022 tem um grande peso.  

Em Corumbá e Ladário, 119 recenseadores, sendo 91 para Cidade Branca e 19 para Pérola do Pantanal, irão percorrer as ruas dos dois municípios para realizar as entrevistas. Na estimativa populacional divulgada em 2021, Corumbá possui mais de 112,6 mil habitantes e Ladário, 24 mil.  

Dando o exemplo, o governador do estado, Reinaldo Azambuja, já respondeu ao questionário e levou cerca de cinco minutos para isso.  Em Corumbá, o prefeito Marcelo Iunes também já cumpriu seu papel de cidadão, recebeu o recenseador em seu gabinete e rapidamente respondeu às 77 perguntas.  

Azambuja destacou a importância do trabalho e pediu para que todos os cidadãos respondam às perguntas dos recenseadores.   “O censo espelha a realidade em que estamos vivendo. Temos mais de 5,8 mil municípios no Brasil. E esses dados são muito importantes para nortear as políticas públicas, mostrar os problemas e as dificuldades”, disse o governador.  

Iunes reforça o pedido para que os corumbaenses recebam os recenseadores e participem da pesquisa. Foto: Rene Marcio/PMC

Marcelo Iunes afirmou que o processo é simples e muito importante, “é um processo bem rápido, mas que é de grande importância também para as prefeituras. O Censo demográfico apresenta vários aspectos da sociedade e ainda serve para determinar o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do Fundeb”, explicou o prefeito de Corumbá. “Por isso é importante que a população atenda os recenseadores e não omita nenhuma informação do questionário”, completou Marcelo Iunes. 

Em Mato Grosso do Sul, 950 mil residências e 2,9 milhões de habitantes serão entrevistados. No Brasil, a meta é atingir 75 milhões de domicílios e ouvidas 250 milhões de pessoas.  O trabalho será realizado em três formatos: presencial, por telefone e pela internet. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos.  

Todos os recenseadores são devidamente uniformizados e identificados. Foto: Rene Marcio/PMC

A coordenadora censitária de Subárea do IBGE, Luana Saldivar Barbosa reforçou que os agentes que atuam no Censo estarão devidamente uniformizados e que, no colete de cada um, há um código QR com os dados do servidor. O cidadão também poderá também confirmar a identidade do entrevistador no site https://www.ibge.gov.br/ informando o número da matrícula no crachá do entrevistador. Outra opção é a central telefônica exclusiva para o levantamento, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível pelo número 0800 721 8181. 

No Censo 2022, haverá dois tipos de questionários. O questionário ampliado ou da amostra com 77 perguntas e o questionário simplificado ou básico com 26 perguntas, que será aplicado em 89% dos domicílios. A intenção é permitir uma maior cobertura temática, sem sobrecarregar a operação. 

 

 

* Com informações da Assessoria

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio
Cidade
Bancos não abrem neste feriado da Retomada de Corumbá
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta
Irregularidade
Operação Comércio Legal III apreende mais de 3 toneladas de mercadorias em Corumbá
Operação
Bombeiros seguem com combate à incêndios em três pontos do Pantanal

Mais Lidas

Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Turismo
Consultoria vai facilitar certificação internacional para destinos e negócios de turismo em MS
Meio Ambiente
Câmara pede apoio técnico e logístico ao Governo Federal para combater queimadas no Pantanal
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal