Em nota de esclarecimento, a Prefeitura municipal de Corumbá afirmou que entre os dias 9 e 10 de agosto (domingo e segunda-feira), o município registrou cinco óbitos na Santa Casa e não seis como o site Capital do Pantanal divulgou em matéria veiculada nesta quinta-feira, 13 de agosto. “A Secretaria de Saúde reforça que no Boletim Epidemiológico do Município estão contabilizados 5 óbitos neste período”. Ocorre que os óbitos haviam sido confirmados pelo Estado, detentor de dados oficiais, nos boletins de segunda e terça-feira (dias 10 e 11 de agosto).
Boletim Estadual de segunda-feira, 10 de agosto, divulga confirmação de uma morte no domingo, dia 10.
Boletim do dia 11 de agosto, com mais cinco óbitos confirmados pelo Estado, que somados ao do dia antior, resulta em seis mortes entre domingo e segunda (9 e 10). No boletim desta quarta-feira (12), quando o município ainda confirmava 65 mortes por Covid na cidade, o Estado anunciava mais duas mortes confirmadas, subindo o número total de óbitos para 67, tendo ocorrido oito falecimentos entre domingo e segunda, número ainda maior que o informado pelo Capital do Pantanal na matéria desta quinta-feira (13). Mais uma vez observa-se que os números não batem, há falhas no sistema de dados da Covid.
Na quarta-feira (12), o Estado confirmou mais dois óbitos para Corumbá, subindo para oito o número registrado entre domingo e segunda (9 e 10).Perguntamos a secretaria municipal sobre os seis óbitos na segunda-feira, dia 10 de agosto, a resposta que recebemos foi: “não confere”. Que havia confirmado até o momento o falecimento do técnico de enfermagem, de 55 anos, registrada na segunda-feira (10) e de um outro paciente que ainda não havia informações suficientes naquele momento. Aguardamos e só divulgamos a notícia após os números serem informados no boletim estadual, na quarta-feira, dia 12 de agosto. Vale ressaltar que os dados do Estado são oficiais, assim como o do município, portanto, não procede a acusação do Capital do Pantanal ter inventado números ou divulgado fake news sobre o assunto, conduta repudiada por este site de notícias.
A secretaria de saúde afirma na mesma nota que “o boletim é feito a partir de dados consolidados do número de pessoas testadas, confirmadas, internadas e dos óbitos registrados”, porém os seis óbitos confirmados pelo Estado desde quarta-feira (12), e que a saúde municipal afirmava não serem números verdadeiros, foi confirmado no próprio boletim epidemiológico do município no dia seguinte. Nesta quinta-feira (13), a saúde de Corumbá confirmou, através de seu boletim epidemiológico as seis mortes ocorridas entre domingo e segunda (9 e 10 de agosto), conforme print a seguir.
Os seis óbitos informados pelo Capital do Pantanal, entre domingo e segunda (9 e 10), foram confirmados pelo próprio município no boletim desta quinta-feira (13). Sabemos que algumas vezes o diagnóstico positivo para Covid só aparece dias após o falecimento, o que gera atualização posterior no boletim epidemiológico, como ocorreu no boletim Estadual desta quarta-feira (12), que apesar de ser referente aos números do dia anterior, continha informações de dois falecimentos ocorreidos na segunda-feira, dia 10.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky





