Menu
quinta, 23 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Dados oficiais do Estado confirmam óbitos divulgados pelo Capital do Pantanal

14 agosto 2020 - 08h40Redação Capital do Pantanal

Em nota de esclarecimento, a Prefeitura municipal de Corumbá afirmou que entre os dias 9 e 10 de agosto (domingo e segunda-feira), o município registrou cinco óbitos na Santa Casa e não seis como o site Capital do Pantanal divulgou em matéria veiculada nesta quinta-feira, 13 de agosto. “A Secretaria de Saúde reforça que no Boletim Epidemiológico do Município estão contabilizados 5 óbitos neste período”. Ocorre que os óbitos haviam sido confirmados pelo Estado, detentor de dados oficiais, nos boletins de segunda e terça-feira (dias 10 e 11 de agosto).

Boletim Estadual de segunda-feira, 10 de agosto, divulga confirmação de uma morte no domingo, dia 10. 
Boletim do dia 11 de agosto, com mais cinco óbitos confirmados pelo Estado, que somados ao do dia antior, resulta em seis mortes entre domingo e segunda (9 e 10). 

No boletim desta quarta-feira (12), quando o município ainda confirmava 65 mortes por Covid na cidade, o Estado anunciava mais duas mortes confirmadas, subindo o número total de óbitos para 67, tendo ocorrido oito falecimentos entre domingo e segunda, número ainda maior que o informado pelo Capital do Pantanal na matéria desta quinta-feira (13). Mais uma vez observa-se que os números não batem, há falhas no sistema de dados da Covid.

Na quarta-feira (12), o Estado confirmou mais dois óbitos para Corumbá, subindo para oito o número registrado entre domingo e segunda (9 e 10).

Perguntamos a secretaria municipal sobre os seis óbitos na segunda-feira, dia 10 de agosto, a resposta que recebemos foi: “não confere”. Que havia confirmado até o momento o falecimento do técnico de enfermagem, de 55 anos, registrada na segunda-feira (10) e de um outro paciente que ainda não havia informações suficientes naquele momento. Aguardamos e só divulgamos a notícia após os números serem informados no boletim estadual, na quarta-feira, dia 12 de agosto. Vale ressaltar que os dados do Estado são oficiais, assim como o do município, portanto, não procede a acusação do Capital do Pantanal ter inventado números ou divulgado fake news sobre o assunto, conduta repudiada por este site de notícias.

A secretaria de saúde afirma na mesma nota que “o boletim é feito a partir de dados consolidados do número de pessoas testadas, confirmadas, internadas e dos óbitos registrados”, porém os seis óbitos confirmados pelo Estado desde quarta-feira (12), e que a saúde municipal afirmava não serem números verdadeiros, foi confirmado no próprio boletim epidemiológico do município no dia seguinte. Nesta quinta-feira (13), a saúde de Corumbá confirmou, através de seu boletim epidemiológico as seis mortes ocorridas entre domingo e segunda (9 e 10 de agosto), conforme print a seguir.

Os seis óbitos informados pelo Capital do Pantanal, entre domingo e segunda (9 e 10), foram confirmados pelo próprio município no boletim desta quinta-feira (13).  

Sabemos que algumas vezes o diagnóstico positivo para Covid só aparece dias após o falecimento, o que gera atualização posterior no boletim epidemiológico, como ocorreu no boletim Estadual desta quarta-feira (12), que apesar de ser referente aos números do dia anterior, continha informações de dois falecimentos ocorreidos na segunda-feira, dia 10.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prevenção
Iniciada vacinação contra raiva em Ladário
Crime Ambiental
Promotoria de Porto Murtinho investiga desmatamento ilegal em Mata Atlântica
Infraestrutura
Ministro garante a reativação da ferrovia Malha Oeste
Violência Doméstica
Homem é preso após enforcar a ex no bairro Guaicurus
Corumbá
Inscrição e atualização do Cadastro habitacional inicia segunda (27)
Trabalho Conjunto
Operação Fronteira Legal apreende produtos de descaminho em hotéis de Dourados
Óbito
Irmãos são esfaqueados e o mais velho morre no caminho do hospital
Cidade
Incêndio consome vegetação próxima ao Mirante da Capivara
Cidade
Árvore de grande porte cai sobre casa na avenida Rio Branco
Proposta
Mutirão da vacina deve aplicar 275 mil doses contra Covid em sete dias

Mais Lidas

Denúncia
Carretas impedem tráfego de veículos na BR 262
Fazendo xixi
Mulher cai em ribanceira de 10 metros na Avenida General Rondon
Arma Apreendida
Polícia prende autor após perseguição e troca de tiros no Cristo Redentor
Investigação
MPF cobra Santa Casa de Corumbá sobre uso de recursos federais na pandemia