Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Câmara - Queimadas 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Curso de aperfeiçoamento em uso de drones capacita 43 Policiais da Capital e Interior

20 julho 2022 - 08h34Gesiane Sousa

Os drones têm sido cada vez mais utilizados nas fiscalizações da Polícia Militar Ambiental, não só porque facilita o trabalho preventivo, mas também porque serve para qualificar os relatórios em todos os tipos de infrações e crimes ambientais. As imagens dos drones melhoram a prova para subsidiar o processo administrativo relativo à multa ambiental, que é julgado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). 

Além disso, esses relatórios também são encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE) para subsidiar a ação criminal, bem como para a possível impetração de Ação Civil Pública de Reparação de Danos, ou formulação de termos extrajudiciais de Ajustamentos de Condutas (TACs), estes, que a partir do relatório qualificado permite que o Ministério Público faça acordo com os infratores para a rápida reparação dos danos ambientais. Eles são fundamentais em todas as fiscalizações ambientais. 

Curso de aperfeiçoamento

Nesta segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de julho, 43 Policiais da capital e do interior receberam aperfeiçoamento teórico e prático do uso dos aparelhos, tecnologia que tem sido aliada do efetivo da PMA. Os aparelhos são fundamentais para a fiscalização e levantamentos dos crimes e infrações contra a flora, especialmente os desmatamentos, incêndios. Por esta razão, os Policiais foram treinados pelo técnico especialista do setor de cartografia da AGRAER, Eder Milton Vasques, para à captação de imagens e mensuração métrica das dimensões de áreas com o uso do equipamento, aprendendo sua programação para cálculo de área e demais peculiaridades concernentes a reconhecimento, identificação e reprodução da área aferida em meio digital. 

As imagens capturadas por drones qualificam a prova para subsidiar o processo administrativo à multa ambiental. Foto: Divulgação/PMA

Policiais Militares Ambientais que já estão mais aperfeiçoados são instrutores e ministram técnicas de uso em todos os tipos de fiscalizações, inclusive as fluviais. Esses aparelhos têm sido fundamentais também na fiscalização dos rios, pois durante os patrulhamentos fluviais, os drones permitem a fiscalização de acampamentos à margem dos rios e também outras infrações cometidas nas propriedades do entorno dos cursos d’água, como por exemplo, desmatamentos, erosões e degradação de matas ciliares, enquanto fiscalizam pesca. 

Na parte de pesca, os aparelhos permitem que os Policiais possam monitorar maiores trechos com efetividade e redução de custo operacional e as imagens podem ser utilizadas para identificação dos criminosos, por características físicas pessoais e até das embarcações utilizadas, mesmo quando fogem. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Começou em 3 abril
Servidores do IFMS aceitam propostas do Governo Federal para pôr fim à greve
O resultado da votação ainda não significa o fim da greve. A decisão será definida na plenária nacional do sindicato, nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22 de junho
Urgente
Senador Nelsinho Trad mobiliza Senado Federal para ajudar o Pantanal contra incêndios
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Educação
IFMS prevê investimento de R$ 1 milhão em tecnologia da informação
Patrimônio Cultural
Prefeitura entrega certificação de agente cultural para 98 festeiros de São João
Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Destaque
Atleta, empresário e servidor público são homenageados pela Câmara de Corumbá
Evento
Corumbá recebe etapa Pantanal do Diálogo sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas
Destaque
Corumbá debate o Paradesporto em Festival da Inclusão na Apae
No Pantanal
Vereador pede instalação de hidrante para combate a incêndios em Forte Coimbra

Mais Lidas

Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Ladário
Incêndio atinge região próxima da Apa Baía Negra
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal