Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cristo Rei do Pantanal perde placa histórica de inauguração durante obra de revitalização

20 agosto 2021 - 10h03Sylma Lima

No dia 13 de agosto, evento em um dos mais famosos pontos turísticos da cidade, o Cristo Rei do Pantanal, localizado no Morro do Cruzeiro, entregou obras de revitalização de todo o complexo, incluindo as estátuas da Via Sacra, o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e a lanchonete. Obra muito elogiada e aplaudida, afinal o investimento é merecido e importante para atrair ainda mais turistas para cidade e contribuir com a economia local.  

O que não pode é apagar parte da história daquele monumento, tirar o nome de quem lutou pela implantação do ponto turístico há 18 anos atrás, em 2003. Acontece que a placa de inauguração do Cristo Rei do Pantanal, que trazia o nome do então prefeito da cidade na época, Éder Brambilla, não está mais no local. Além do Capital do Pantanal, o filho do ex-prefeito, vereador Daniel Brambilla, também percebeu a falta e cobrou a recolocação da placa em plenário na Câmara dos Vereadores. “Existia uma placa da gestão do Dr. Éder Brambilla que foi removida e não colocaram de volta. Nem o nome do vice prefeito colocaram na placa atual. Uma tremenda falta de respeito e consideração com todos. Lamentável”.  

O Capital do Pantanal buscou contato com a Fundação de Turismo do município, que participou ativamente do projeto de revitalização do complexo, mas não obteve resposta por telefone nem por e-mail. Em conversa com o vereador Daniel, lhe foi assegurado que a placa será recolocada. “Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisangêla Sienna, houve um acidente e o andaime caiu em cima do totem que segurava a placa com o nome de meu pai, provisoriamente eles colocaram a placa embaixo da escada. Segundo a própria Elisângela, o totem novo, que abrigará a placa do meu pai, da época da inauguração do Cristo, será refeito e colocado ao lado do totem atual da revitalização. Ela explicou que a placa terá que ser refeita porque a parte debaixo que tinha o nome do autor do projeto, Nelson Dib, se perdeu nesse acidente”. Disse o vereador. 

Atualmente somente a placa de revitalização do monumento, com o nome do atual prefeito, consta no ponto turístico.Nem mesmo o vice-prefeito e a artista plástica responsável pelas obras, Izulina Xavier, foram lembrados na placa de revitalização do ponto turístico. Foto: Divulgação PMC

Retirar a placa inaugural é imoral e um crime contra a história do ponto turístico. Restaurar bens públicos é obrigação do poder executivo, o que não pode é levar a fama pelo que não fez. O Capital do Pantanal vai acompanhar providências e se o Ministério Público vai precisar intervir.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública