Menu
quinta, 13 de fevereiro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Crianças de escola ladarense conhecem redação de webjornal

29 setembro 2018 - 09h14Sylma Lima
Muitas destas crainças não sabiam da existencia de webjornal Foto: Victor Viegas

Há muito que o Ministério da Educação implantou os temas transversais na educação básica. Entretanto, apesar de estar na legislação brasileira como disciplina não são todos os professores que buscam adequar o conteúdo, que é a praticidade do dia a dia ,  à realidade de sala de aula. Primeiro porque é necessário tirar a criança da escola e confronta-la com a problemática. Este tipo de atitude vai ajudando na formação do caráter da criança e ate mesmo a já começar a pensar no futuro. Quantos saem do ensino médio totalmente perdido se saber que faculdade cursar? Pensando nisso a professora Nerly Monteiro, do segundo ano do ensino fundamental, da escola 17 de Março em Ladário, carregou sua turminha , com idades entre 8 e 9 anos, ate a redação deste jornal, as 15h desta sexta-feira,28 de Setembro.

Estas crianças ávidas por conhecimento, fizeram questionamentos sobre o funcionamento na pratica de um web jorna como fontes, conteúdos e fotografia. Tudo foi devidamente explicado e inclusive a importância de se ler muito para ser um formador de opinião. Algumas delas, já sabem o que querem ser quando crescer. Entre as profissões escolhidas estão a de policiais, professores e médicos. Na redação do Capital do Pantanal elas colocaram em pratica a atividade  de interação com a sociedade e seus segmentos. Ganharam edição da revista AS.SO de Campo Grande, onde a jornalista corumbaense foi homenageada pelos 15 anos do jornal. Foi servido sucos e café , no intervalo de um bate papo prazeroso. Após sanarem as duvidas o grupo voltou para a escola, conduzidas por um ônibus escolar do município. É desta forma que elas vão compreendendo o universo e tendo acesso às informações e noticias, cujas mesmas, não veem por falta de oportunidade ou condições financeiras.

Temas transversais

Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea. A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, eestão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

Os temas transversais atuam como eixo unificador, em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas. O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem. Quando enfocamos o tema transversal Trabalho e Consumo, poderemos enfatizar a informação das relações de trabalho em várias épocas e a sua dimensão histórica, assim como comparar diversas modalidades de trabalho, como o comunitário, a escravidão, a exploração, o trabalho livre, o assalariado. Poderemos também analisar a influência da publicidade na vida das pessoas, enfocando a Industria Cultural. Refletir como a propaganda dissemina atitudes de vida, padrões de beleza e condutas que manifestam valores e expectativas. Analisar criticamente o anseio de consumo e a autêntica necessidade de adquirir produtos e serviços.

O papel da escola ao trabalhar Temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação realmente constitua o meio de transformação social.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agenda Cultural
Hoje é dia de Ensaio Vip na Mocidade da Nova Corumbá
Seguiam para CG
Dois bolivianos e uma brasileira são presos por tráfico de drogas na BR 262
Carnaval 2025
Prefeitura formaliza repasse de recursos para escolas de samba
Crime
Riedel cobra punição rigorosa após feminicídio de jornalista
Investimento
Licitações são homologadas para construir aeródromos em dois municípios de MS
Na Capital
Músico que matou jornalista a facadas tinha longa ficha de violência doméstica
Em Brasília
Programa de crédito de carbono na agricultura familiar de MS é destaque em evento interamericano
Na ALEMS
Emenda para ampliar oferta de sangue em MS é aprovado em 1ª votação
Benefício Social
Pé-de-Meia será pago ainda neste mês, diz ministro da Educação
Saúde
Corumbá trabalha na compra emergencial de medicamentos para suprir demanda

Mais Lidas

Polícia
Operação da PF mira em grupo criminoso envolvido em descaminho e contrabando de mercadorias em MS
Cultura
Governador confirma presença no lançamento da programação do Carnaval 2025 de Corumbá
Saiu de Corumbá
Caminhão com carca de carne é flagrado com 125 kg de cocaína na BR 262
Benefício Social
Pé-de-Meia será pago ainda neste mês, diz ministro da Educação