Menu
domingo, 03 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Crianças de escola ladarense conhecem redação de webjornal

29 setembro 2018 - 09h14Sylma Lima
Muitas destas crainças não sabiam da existencia de webjornal Foto: Victor Viegas

Há muito que o Ministério da Educação implantou os temas transversais na educação básica. Entretanto, apesar de estar na legislação brasileira como disciplina não são todos os professores que buscam adequar o conteúdo, que é a praticidade do dia a dia ,  à realidade de sala de aula. Primeiro porque é necessário tirar a criança da escola e confronta-la com a problemática. Este tipo de atitude vai ajudando na formação do caráter da criança e ate mesmo a já começar a pensar no futuro. Quantos saem do ensino médio totalmente perdido se saber que faculdade cursar? Pensando nisso a professora Nerly Monteiro, do segundo ano do ensino fundamental, da escola 17 de Março em Ladário, carregou sua turminha , com idades entre 8 e 9 anos, ate a redação deste jornal, as 15h desta sexta-feira,28 de Setembro.

Estas crianças ávidas por conhecimento, fizeram questionamentos sobre o funcionamento na pratica de um web jorna como fontes, conteúdos e fotografia. Tudo foi devidamente explicado e inclusive a importância de se ler muito para ser um formador de opinião. Algumas delas, já sabem o que querem ser quando crescer. Entre as profissões escolhidas estão a de policiais, professores e médicos. Na redação do Capital do Pantanal elas colocaram em pratica a atividade  de interação com a sociedade e seus segmentos. Ganharam edição da revista AS.SO de Campo Grande, onde a jornalista corumbaense foi homenageada pelos 15 anos do jornal. Foi servido sucos e café , no intervalo de um bate papo prazeroso. Após sanarem as duvidas o grupo voltou para a escola, conduzidas por um ônibus escolar do município. É desta forma que elas vão compreendendo o universo e tendo acesso às informações e noticias, cujas mesmas, não veem por falta de oportunidade ou condições financeiras.

Temas transversais

Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea. A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, eestão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

Os temas transversais atuam como eixo unificador, em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas. O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem. Quando enfocamos o tema transversal Trabalho e Consumo, poderemos enfatizar a informação das relações de trabalho em várias épocas e a sua dimensão histórica, assim como comparar diversas modalidades de trabalho, como o comunitário, a escravidão, a exploração, o trabalho livre, o assalariado. Poderemos também analisar a influência da publicidade na vida das pessoas, enfocando a Industria Cultural. Refletir como a propaganda dissemina atitudes de vida, padrões de beleza e condutas que manifestam valores e expectativas. Analisar criticamente o anseio de consumo e a autêntica necessidade de adquirir produtos e serviços.

O papel da escola ao trabalhar Temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação realmente constitua o meio de transformação social.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia D
Municípios de MS participam de mobilização nacional em combate à Dengue
Ecoa Pantanal
Relatório alerta sobre o efeito cumulativo das barragens no Pantanal
Plantão
Passageira sofre fratura exposta e é abandonada por motociclista
Em obras
Seilog garante que travesseia na ponte do rio Paraguai é segura
10 horas no trajeto
Criança é resgatada no Pantanal com miçanga no nariz
Em 5 cidades
Classificados para 3ª fase do Voucher Desenvolvedor participam de vivência no Senac
Campanha Nacional
Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito
Atrasado
MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni
Aposta
Mega-Sena pode pagar R$ 185 milhões neste sábado
Destaque
Sistema E-Crie de MS é avaliado pelo Ministério da Saúde para implementação em nível nacional

Mais Lidas

Benefício
Prefeito assina decreto que regulamenta aumento no plantão de profissionais da saúde
Necessário
Recadastramento em programa do Governo que paga a conta de luz segue até 10 de maio
Em ônibus fretado
Três bolivianos são flagrados com 3,1 kg de cocaína nos calçados
Devido a obra
Travessia de caminhões cegonha na ponte do rio Paraguai ocorre com horários programados