Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cresce o número de pessoas ocupadas com ensino superior completo em MS

27 agosto 2020 - 11h09Redação

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Penad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (26) trouxe um retrato das pessoas ocupadas nos Estados brasileiros, no ano de 2019. A Pesquisa investiga o conjunto de informações sobre força de trabalho, de caráter mais estrutural, que utilizadas para o monitoramento conjuntural. Estão disponíveis, dentre outros, os seguintes indicadores: associação a sindicato, registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, associação à cooperativa de trabalho e produção, local de exercício do trabalho.

Conforme dados da PNAD Contínua, em 2019, Mato Grosso do Sul (MS) tinha cerca de 2,15 milhões de pessoas com 14 anos ou mais, das quais, cerca de 1,46 milhão estavam na força de trabalho. O número é considerado estável perante 2018. Com 67,8% da população de 14 anos ou mais na força de trabalho, MS ocupa o terceiro lugar no ranking de estados com os maiores números, ficando MT em 1º lugar com 68,5% e SP em segundo, 68,3%.

Quando vistos os números de Campo Grande, tem-se que na capital há 652 mil pessoas de 14 anos ou mais, 424 mil destas estão na força de trabalho. Entre as capitais, o percentual de 68,6% é o sétimo maior número percentual de pessoas na força de trabalho.

O número de pessoas ocupadas na semana de referência para o estado era de 1,34 milhão em 2019. Mato Grosso do Sul apresentou o menor percentual da série, que deu início no ano de 2012, de pessoas com 14 anos ou mais sem instrução e fundamental incompleto, com 28,9%. Em 2019, MS ficou na 14ª posição entre as unidades da federação. Para as pessoas que estão no fundamental completo e médio incompleto a série se equipara ao ano de menor porcentagem, 2017, com 16,3%. MS ocupa, nesse quesito, o quinto lugar entre as UF (2019). Já entre as pessoas que tem médio completo e superior incompleto, a série se equipara, também, ao ano de 2017, porém com a maior percentagem: 34,4% e, entre as UF, MS fica na 24a posição. Outro destaque fica para a maior porcentagem de pessoas da série com superior completo: 20,3%, oitava posição entre as UF.

O comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas continua sendo o maior grupamento de atividade no trabalho principal, correspondendo a 20,2% em 2019 (272 mil pessoas), seguido por Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais com 18% (243 mil pessoas) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura 12,3% (165 mil pessoas). A menor porcentagem da série foi obtida pelo grupo Transporte, armazenagem e correio, com 4,1%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública