Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Cresce o número de pessoas ocupadas com ensino superior completo em MS

27 agosto 2020 - 11h09Redação

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Penad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (26) trouxe um retrato das pessoas ocupadas nos Estados brasileiros, no ano de 2019. A Pesquisa investiga o conjunto de informações sobre força de trabalho, de caráter mais estrutural, que utilizadas para o monitoramento conjuntural. Estão disponíveis, dentre outros, os seguintes indicadores: associação a sindicato, registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, associação à cooperativa de trabalho e produção, local de exercício do trabalho.

Conforme dados da PNAD Contínua, em 2019, Mato Grosso do Sul (MS) tinha cerca de 2,15 milhões de pessoas com 14 anos ou mais, das quais, cerca de 1,46 milhão estavam na força de trabalho. O número é considerado estável perante 2018. Com 67,8% da população de 14 anos ou mais na força de trabalho, MS ocupa o terceiro lugar no ranking de estados com os maiores números, ficando MT em 1º lugar com 68,5% e SP em segundo, 68,3%.

Quando vistos os números de Campo Grande, tem-se que na capital há 652 mil pessoas de 14 anos ou mais, 424 mil destas estão na força de trabalho. Entre as capitais, o percentual de 68,6% é o sétimo maior número percentual de pessoas na força de trabalho.

O número de pessoas ocupadas na semana de referência para o estado era de 1,34 milhão em 2019. Mato Grosso do Sul apresentou o menor percentual da série, que deu início no ano de 2012, de pessoas com 14 anos ou mais sem instrução e fundamental incompleto, com 28,9%. Em 2019, MS ficou na 14ª posição entre as unidades da federação. Para as pessoas que estão no fundamental completo e médio incompleto a série se equipara ao ano de menor porcentagem, 2017, com 16,3%. MS ocupa, nesse quesito, o quinto lugar entre as UF (2019). Já entre as pessoas que tem médio completo e superior incompleto, a série se equipara, também, ao ano de 2017, porém com a maior percentagem: 34,4% e, entre as UF, MS fica na 24a posição. Outro destaque fica para a maior porcentagem de pessoas da série com superior completo: 20,3%, oitava posição entre as UF.

O comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas continua sendo o maior grupamento de atividade no trabalho principal, correspondendo a 20,2% em 2019 (272 mil pessoas), seguido por Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais com 18% (243 mil pessoas) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura 12,3% (165 mil pessoas). A menor porcentagem da série foi obtida pelo grupo Transporte, armazenagem e correio, com 4,1%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro