Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá vive momento de tensão política, assim como o resto do país

14 março 2018 - 08h33José Carlos Cataldi e Sylma Lima

O momento político brasileiro é de franca ebulição. A possibilidade de Lula ser preso e ficar inelegível tem repercussão em todas as pretensões presidenciais, diante da pulverização dos votos entre um número significativo de postulantes à subida da rampa em 2019.

No cenário em que o ex-presidente da República e Bolsonaro polarizavam, agora o ‘Capitão’ permanece  confrontado com outros candidatos. E estaria com vantagem, num inevitável segundo turno.

Há reflexos nos estados, onde os presidenciáveis buscam palanques. Geraldo Alckmin (PSDB) fragilizado no próprio partido, não conseguiu convencer Antônio Anastasia a lutar pela governadoria de Minas Gerais. No Mato Grosso do Sul quer o apoio de Reinaldo Azambuja, mas o governador está mais empenhado em salvar a própria reeleição do que qualquer outra coisa. Sabe que mesmo com a máquina, não vai ser páreo para Andre Puccinelli (MDB), ganhando a cada dia, significativos apoios, como agora o do ex-prefeito de Corumbá e ex-deputado Paulo Duarte, com penetração em todos os estados, pelo tempo em que era o homem forte do governo Zeca do PT.

Outros nomes de peso vão chegando ao Partido de André, aproveitando a janela aberta para migrações. Com a experiência e popularidade de Paulo Duarte, Puccinelli começa a pilotar um rolo compressor.

Duarte já foi petista, atuou no PDT, mas não aceita a legenda ser atribuída ao ex-juiz Odilon. Uma das costuras importantes de Paulo foi trazer o também ex-prefeito de Corumbá e ex-deputado estadual Éder Brambilla para apoiar André Puccinelli, e, com grande chance de conquistar uma cadeira de Deputado Federal, recuperando grande anseio do Pantanal, desde Elíseo Curvo.

Fica nas mãos do Povo de Corumbá e Ladário decidir se vai ter, depois de anos, representantes na Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul e em Brasília. Basta não perder o foco em nomes que têm chance e compromisso com a região. O cenário indica , pelos arremedos políticos, quem está levando vantagem. 

Resta-nos aguardar o restante das filiações e anuncio dos candidatos à vice de cada chapa que vai buscar o almejado posto de chefe maior do Estado de MS. Pelo PDT o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira já anunciou nome de Chico Maia ao senado.  Azambuja que busca a reeleição pelo PSDB, já confirmou o apoio de um dos clãs dos Trads, desta vez é o médico Nelsinho Trad ,PTB,  ex prefeito de Campo grande, que vai concorrer ao senado, aliás, aliado desde ‘menino’ ao ‘emedebista’ Puccinelli.

Neste ponto fica a dúvida. Se Nelsinho, amigo particular de André, faz composição com Azambuja, será mesmo que o MDB não vai coligar com os tucanos? O fato é que parceiros de uma vida toda estão em lados opostos e , nenhum dos três partidos anunciaram a vaga a vice. Deve ser muito difícil não encontrar um nome forte no Estado, ou de pessoas que não estejam ligados a escândalos políticos, ou postulantes que passaram pelo senado em brancas nuvens. Até o juiz Odilon sofre o mesmo impasse. O nome de peso para isso seria do médico Ricardo Ayache, porem este já definiu posição e deve engrossar o time de Puccinelli, por isso a incógnita. Sairia Ayache candidato ao senado pela chapa do italiano, e este se juntaria ao PSDB lançando o atual presidente da Assembléia o emedebista Junior Mochi a vice de Azambuja? Tudo ainda no campo das hipóteses, mas que faz sentido....Faz...

Quanto a Corumbá o prefeito Marcelo Iunes se alinhou ao PSDB de Azambuja e lançou candidata da composição por Corumbá a ex primeira dama Beatriz Cavassa. O vereador Tadeu Vieira  anunciou interesse pela cobiçada 'cadeira' na Assembléia. Quanto mais nomes forem surgindo, mais força perde o pacto politico que lutaria para eleger um corumbaense e deixar a cidade bem representada no cenário estadual. Façam suas apostas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal