Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Corumbá vive momento de tensão política, assim como o resto do país

14 março 2018 - 08h33José Carlos Cataldi e Sylma Lima

O momento político brasileiro é de franca ebulição. A possibilidade de Lula ser preso e ficar inelegível tem repercussão em todas as pretensões presidenciais, diante da pulverização dos votos entre um número significativo de postulantes à subida da rampa em 2019.

No cenário em que o ex-presidente da República e Bolsonaro polarizavam, agora o ‘Capitão’ permanece  confrontado com outros candidatos. E estaria com vantagem, num inevitável segundo turno.

Há reflexos nos estados, onde os presidenciáveis buscam palanques. Geraldo Alckmin (PSDB) fragilizado no próprio partido, não conseguiu convencer Antônio Anastasia a lutar pela governadoria de Minas Gerais. No Mato Grosso do Sul quer o apoio de Reinaldo Azambuja, mas o governador está mais empenhado em salvar a própria reeleição do que qualquer outra coisa. Sabe que mesmo com a máquina, não vai ser páreo para Andre Puccinelli (MDB), ganhando a cada dia, significativos apoios, como agora o do ex-prefeito de Corumbá e ex-deputado Paulo Duarte, com penetração em todos os estados, pelo tempo em que era o homem forte do governo Zeca do PT.

Outros nomes de peso vão chegando ao Partido de André, aproveitando a janela aberta para migrações. Com a experiência e popularidade de Paulo Duarte, Puccinelli começa a pilotar um rolo compressor.

Duarte já foi petista, atuou no PDT, mas não aceita a legenda ser atribuída ao ex-juiz Odilon. Uma das costuras importantes de Paulo foi trazer o também ex-prefeito de Corumbá e ex-deputado estadual Éder Brambilla para apoiar André Puccinelli, e, com grande chance de conquistar uma cadeira de Deputado Federal, recuperando grande anseio do Pantanal, desde Elíseo Curvo.

Fica nas mãos do Povo de Corumbá e Ladário decidir se vai ter, depois de anos, representantes na Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul e em Brasília. Basta não perder o foco em nomes que têm chance e compromisso com a região. O cenário indica , pelos arremedos políticos, quem está levando vantagem. 

Resta-nos aguardar o restante das filiações e anuncio dos candidatos à vice de cada chapa que vai buscar o almejado posto de chefe maior do Estado de MS. Pelo PDT o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira já anunciou nome de Chico Maia ao senado.  Azambuja que busca a reeleição pelo PSDB, já confirmou o apoio de um dos clãs dos Trads, desta vez é o médico Nelsinho Trad ,PTB,  ex prefeito de Campo grande, que vai concorrer ao senado, aliás, aliado desde ‘menino’ ao ‘emedebista’ Puccinelli.

Neste ponto fica a dúvida. Se Nelsinho, amigo particular de André, faz composição com Azambuja, será mesmo que o MDB não vai coligar com os tucanos? O fato é que parceiros de uma vida toda estão em lados opostos e , nenhum dos três partidos anunciaram a vaga a vice. Deve ser muito difícil não encontrar um nome forte no Estado, ou de pessoas que não estejam ligados a escândalos políticos, ou postulantes que passaram pelo senado em brancas nuvens. Até o juiz Odilon sofre o mesmo impasse. O nome de peso para isso seria do médico Ricardo Ayache, porem este já definiu posição e deve engrossar o time de Puccinelli, por isso a incógnita. Sairia Ayache candidato ao senado pela chapa do italiano, e este se juntaria ao PSDB lançando o atual presidente da Assembléia o emedebista Junior Mochi a vice de Azambuja? Tudo ainda no campo das hipóteses, mas que faz sentido....Faz...

Quanto a Corumbá o prefeito Marcelo Iunes se alinhou ao PSDB de Azambuja e lançou candidata da composição por Corumbá a ex primeira dama Beatriz Cavassa. O vereador Tadeu Vieira  anunciou interesse pela cobiçada 'cadeira' na Assembléia. Quanto mais nomes forem surgindo, mais força perde o pacto politico que lutaria para eleger um corumbaense e deixar a cidade bem representada no cenário estadual. Façam suas apostas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro