Menu
terça, 30 de novembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Corumbá terá blitz semanal para inibir aglomerações

06 agosto 2020 - 17h07Marcelo Fernandes

Reunião entre a prefeitura e a Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS-MS) na manhã desta quinta-feira, 6 de agosto, avaliou as ações realizadas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e definiu reforço nas medidas com emprego de uma força-tarefa formada por órgãos do Estado e Município.

Presidente da Comissão de Controle Sanitário, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Hugo Djan, elencou os principais pontos trabalhados pela CCS-MS com a finalidade de desenvolver ações de combate sanitário na área de saúde para o enfrentamento da pandemia do covid-19.

Foram abordadas situações referentes às barreiras sanitárias; normas do isolamento social; fiscalização e monitoramento domiciliar de casos positivos; atuação junto aos ribeirinhos; organização de blitz com força-tarefa para evitar aglomerações e desrespeito às medidas de prevenção.

Marcelo Iunes destacou que Corumbá precisa de apoio para reforçar o serviço na barreira sanitária implantada na cidade – no posto fiscal do Lampião Aceso. O Município precisa deslocar servidores para atuação na fiscalização do cumprimento das normas de isolamento e toque de recolher na área urbana e teve de reorganizar o horário funcionamento desse posto.

O prefeito agradeceu a todos os servidores que estão envolvidos no enfrentamento direto ao covid-19 e fez agradecimento especial ao governador Reinaldo Azambuja, que “é um grande aliado e amigo de Corumbá, sendo sempre parceiro do município”. Iunes disse “que toda a Prefeitura está à disposição para realizar ações que beneficiem a população e ajudem a frear o avanço do coronavírus na cidade”.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado em 05 de agosto, Corumbá tem 1.474 casos confirmados de Covid-19. O Município já fez 10.082 testes com 8.571 casos descartados. Há ainda 37 suspeitas. Houve 52 óbitos.

Ações combinadas

Ficou acertado que a CCS vai promover treinamento com servidores – dos mais variados setores da Administração Municipal – para atuação na barreira sanitária. A ideia é que o funcionamento desse serviço aconteça em três turnos diários de seis horas.

“O Estado desmobilizou as barreiras 24 horas, elas funcionam das 06h às 22h que é o período de maior fluxo”, explicou o presidente da Comissão de Controle Sanitário. De acordo com o coronel Hugo Djan, das 31 barreiras sanitárias, 15 são de gestão estadual. As demais são de responsabilidade dos municípios.

Também foi definida uma força-tarefa que, semanalmente, vai realizar blitz para evitar aglomerações e coibir o desrespeito às medidas de prevenção ao novo coronavírus como o cumprimento do toque de recolher, que em Corumbá inicia às 21 horas. O encontro ainda delineou uma atuação padronizada entre os órgãos do Município, Estado e União envolvidos no enfrentamento à pandemia.

Participaram da reunião o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques; o secretário Municipal de Segurança Pública, José Luiz Aquino; o procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Júnior; o chefe de Gabinete, Elbio Mendonça; representantes da Vigilância Sanitária; Fiscalização e Postura; 3° Grupamento de Bombeiros Militar; Polícia Militar Ambiental; Polícia Civil; 6° Batalhão de Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal; Guarda Municipal; Agetrat; Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Delegacia de Polícia Civil
Com emenda parlamentar de Evander, Ladário inaugura "Sala Lilás" em Dezembro
Cidade
Briga de casal termina com marido ferido por faca
Política
Paulo Duarte toma posse dia 03 com transmissão ao vivo
Transporte Coletivo
Vereador pede mais ônibus circulando para reduzir espera e evitar superlotação
Além de mais veículos circulando, a reivindicação incluiu a instalação de cobertura e banco no ponto de ônibus da Firmo de Matos
Sem festa
Depois de cancelar o Carnaval, Trad diz que Capital também não terá festa de Réveillon
Farsa
Bolivianos são presos ao tentavam ir para a Europa com documentos paraguaios
Doe Vida
Nesta terça e quarta Corumbá realiza campanha de doação de sangue
Economia Local
Servidores municipais recebem salário de novembro hoje e 13º no dia 15 de dezembro
Transporte Aéreo
Voo ligando Corumbá a Campo Grande é solicitado durante sessão da Câmara
Vigilância
Nota técnica alerta população para doença mão-pé-boca

Mais Lidas

Oportunidade
IFMS abre 482 vagas em cursos de graduação gratuitos
No Pantanal
Estrada que liga ponte do Naitaca a rodovia tem previsão de entrega antecipada para janeiro de 2022
Corumbá
Bombeiros evitam explosão de gás de cozinha em casa do centro
Corumbá
Motorista abandona condutor de moto ferido após colisão