Os números da Covid-19 divulgados nesta sexta-feira (18), pela secretaria de saúde do estado registrou um recorde nada animador para Corumbá. A cidade testou 123 positivos em 24 horas, é o maior número de testagem diária divulgado desde o começo da pandemia.
O número ultrapassou os 97 registrados em 24 de agosto, que até então era o maior da curva epidemiológica no município. No boletim estadual de hoje a cidade branca ficou na segunda posição do ranking diário, abaixo apenas da Capital, que testou 514 positivos e vem mantendo índices altos todos os dias.
O aumento nas testagens pode estar ligado as mudanças do protocolo de diagnóstico feitas pelo Ministério da Saúde. Que desde agosto, passou a considerar análise de sintomas e exames de imagem como tomografia e raio-x para notificarção positiva. O efeito está sendo sentido agora, durante este mês de setembro.
O Estado também obteve um número alto de positivos, foram 1.023 nas últimas 24 horas, o que elevou as notificações de Mato Grosso do Sul para 62.817 confirmadas. Deste total, 5.631 estão em tratamento domiciliar, 55.553 recuperados e 485 internados.
O número de óbitos decorrente de complicações da Covid-19 subiu para 1.148 no Estado. Foram mais 15 mortes nas últimas 24 horas. Uma das vítimas, idosa de 90 anos, diabética, notificada no dia último sábado, 12 de setembro, faleceu ontem, na Santa Casa de Corumbá.
Os demais municípios que registraram óbitos foram: Campo Grande (7), Bataguassu (1), Aquidauana (1), Rio brilhante (1), Brasilândia (1), Ponta Porã (1), Aral Moreira (1) e Nova Alvorada do Sul (1).