Nesta terça feira (30) os técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, estiveram em Corumbá para desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o Brasil. O trabalho da equipe foi acompanhado pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Em seguida, se deslocaram para realizar uma manutenção corretiva e preventiva nos pluviômetros automáticos instalados na Escola Municipal Professor Luiz Feitosa Rodrigues e na Escola Municipal Almirante Tamandaré.
O aparelho não precisa ser conectado na rede elétrica, pois seu funcionamento utiliza células fotovoltaicas que captam a energia solar. Como o aparelho transmite seus dados de forma automática utilizando um modem celular, o local de instalação desses aparelhos aqui no município estão instalados dentro da área de cobertura de operadora, com sinal de celular.
“Cumpre destacar que esses pluviômetros automáticos, como ferramenta de gestão de riscos e gerenciamento de desastres para as ações de proteção e defesa civil são imprescindíveis e estratégicos, de modo especial para o monitoramento pluviométrico de áreas sujeitas a movimentos de massas e inundações, com vistas ao controle e emissão de alertas de risco de desastres naturais nas áreas sensíveis do município de Corumbá-MS, cuja operacionalização é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do CEMADEN com o município de Corumbá”, afirmou Isaque do Nascimento, Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil.
* Informações da PMC
Deixe seu Comentário
Leia Também

Transbordo passa a funcionar temporariamente no Terminal Antônio Maria Coelho

Prefeitura de Corumbá estabelece 8 horas de trabalho por dia para comissionados

Brigadas Voluntárias do Pantanal concorrem ao Prêmio Faz a Diferença 2025

Caminhadas Penitenciais renovam a fé dos católicos na Semana Santa
Sexta-feira Santa começa ensolarada, mas chuva pode cair a qualquer hora
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 35°C

Gerente de mercado diz que produtos são todos monitorados

Ação solidária arrecada caixas de bombom para famílias atípicas de Corumbá

Tribunal de Justiça arquiva ação contra a Lotesul

Mercado de Corumbá é autuado por vender produtos fora da validade
