Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Corumbá lança campanha '16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres'

26 novembro 2020 - 07h30Assessoria de Imprensa

A edição 2020 da campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ foi aberta na manhã desta quarta-feira, 25 de novembro, com a realização de uma blitz educativa no cruzamento das ruas Frei Mariano e Delamare, área central de Corumbá. As atividades são executadas pela Prefeitura Municipal por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas. A campanha vai até 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Iniciamos hoje as ações dos 16 dias de ativismo, uma campanha mundial com o objetivo de sensibilizar a toda sociedade na luta pelo fim da violência contra a mulher e também contra as meninas. É importante que toda a comunidade sensibilize e que possamos discutir políticas públicas eficazes no combate à violência”, disse Zenaide Olarte, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres.

Além da blitz desta quarta-feira, a programação da campanha prevê a realização de ações de mobilização, exibição de áudios no comércio local, blogagem coletiva, postagens nas redes sociais e entrevistas em rádios.

A data de lançamento da campanha, neste 25 de novembro, marca a passagem do Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher, instituído durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, com objetivo de promover reflexões sobre a situação de violência em que vivem milhares de mulheres espalhadas pelo mundo.

A Prefeitura de Corumbá tem preocupação constante com a questão e desenvolve ações o ano inteiro. Há leis e diversos mecanismos para combater esse tipo de violência. O Município tem avançado muito e sua Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher é referência no Estado. Entre as ações da Prefeitura estão implantação da Patrulha Maria da Penha, o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio e a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio; decreto e estruturação do CRAM.

Os 16 dias de ativismo

Os movimentos feministas e de mulheres escolheram o período compreendido entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, como marco da campanha, justamente devido às quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos, inseridas nestes 16 dias. A abertura marca o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro. Já o encerramento, em 10 de dezembro, marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ é uma  mobilização mundial, realizada em mais de 160 países. No Brasil começou em 2003. Em Mato Grosso do Sul, a lei 4.784/2015 institui o dia 25 de novembro como Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra Mulher, inserindo no calendário oficial do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira