Menu
segunda, 26 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Corumbá lança campanha '16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres'

26 novembro 2020 - 07h30Assessoria de Imprensa

A edição 2020 da campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ foi aberta na manhã desta quarta-feira, 25 de novembro, com a realização de uma blitz educativa no cruzamento das ruas Frei Mariano e Delamare, área central de Corumbá. As atividades são executadas pela Prefeitura Municipal por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas. A campanha vai até 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Iniciamos hoje as ações dos 16 dias de ativismo, uma campanha mundial com o objetivo de sensibilizar a toda sociedade na luta pelo fim da violência contra a mulher e também contra as meninas. É importante que toda a comunidade sensibilize e que possamos discutir políticas públicas eficazes no combate à violência”, disse Zenaide Olarte, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres.

Além da blitz desta quarta-feira, a programação da campanha prevê a realização de ações de mobilização, exibição de áudios no comércio local, blogagem coletiva, postagens nas redes sociais e entrevistas em rádios.

A data de lançamento da campanha, neste 25 de novembro, marca a passagem do Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher, instituído durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, com objetivo de promover reflexões sobre a situação de violência em que vivem milhares de mulheres espalhadas pelo mundo.

A Prefeitura de Corumbá tem preocupação constante com a questão e desenvolve ações o ano inteiro. Há leis e diversos mecanismos para combater esse tipo de violência. O Município tem avançado muito e sua Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher é referência no Estado. Entre as ações da Prefeitura estão implantação da Patrulha Maria da Penha, o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio e a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio; decreto e estruturação do CRAM.

Os 16 dias de ativismo

Os movimentos feministas e de mulheres escolheram o período compreendido entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, como marco da campanha, justamente devido às quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos, inseridas nestes 16 dias. A abertura marca o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro. Já o encerramento, em 10 de dezembro, marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ é uma  mobilização mundial, realizada em mais de 160 países. No Brasil começou em 2003. Em Mato Grosso do Sul, a lei 4.784/2015 institui o dia 25 de novembro como Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra Mulher, inserindo no calendário oficial do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imunização
Quem pode se vacinar nesta segunda (26)
Operação Hefesto
Incêndio atinge linha férrea sobre o Rio Paraguai
Economia
Prefeitura reúne meios de hospedagem para sensibilização turística e uso do QR Code 
Plantão
Incêndio atinge aterro sanitário de Corumbá
Suspeito
Governo prorroga contrato com empresa investigada por pagar propina a filho de Reinaldo
Tráfico de Drogas
Mala com 14 quilos de pasta base é encontrada na rodoviária de Corumbá
Pedrada
Briga de família termina com mãe ferida e filho preso
Polícia Militar
Homem denuncia filho foragido
Alerta Infectologista
Vacinados contra Covid-19 devem aguardar 48 horas para ingerir bebida alcoólica
Oportunidade
Inscrições para estágio na Justiça Federal terminam nesta terça (27)

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo