A edição 2020 da campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ foi aberta na manhã desta quarta-feira, 25 de novembro, com a realização de uma blitz educativa no cruzamento das ruas Frei Mariano e Delamare, área central de Corumbá. As atividades são executadas pela Prefeitura Municipal por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas. A campanha vai até 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Iniciamos hoje as ações dos 16 dias de ativismo, uma campanha mundial com o objetivo de sensibilizar a toda sociedade na luta pelo fim da violência contra a mulher e também contra as meninas. É importante que toda a comunidade sensibilize e que possamos discutir políticas públicas eficazes no combate à violência”, disse Zenaide Olarte, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres.
Além da blitz desta quarta-feira, a programação da campanha prevê a realização de ações de mobilização, exibição de áudios no comércio local, blogagem coletiva, postagens nas redes sociais e entrevistas em rádios.
A data de lançamento da campanha, neste 25 de novembro, marca a passagem do Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher, instituído durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, com objetivo de promover reflexões sobre a situação de violência em que vivem milhares de mulheres espalhadas pelo mundo.
A Prefeitura de Corumbá tem preocupação constante com a questão e desenvolve ações o ano inteiro. Há leis e diversos mecanismos para combater esse tipo de violência. O Município tem avançado muito e sua Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher é referência no Estado. Entre as ações da Prefeitura estão implantação da Patrulha Maria da Penha, o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio e a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio; decreto e estruturação do CRAM.
Os 16 dias de ativismo
Os movimentos feministas e de mulheres escolheram o período compreendido entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, como marco da campanha, justamente devido às quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos, inseridas nestes 16 dias. A abertura marca o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro. Já o encerramento, em 10 de dezembro, marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ é uma mobilização mundial, realizada em mais de 160 países. No Brasil começou em 2003. Em Mato Grosso do Sul, a lei 4.784/2015 institui o dia 25 de novembro como Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra Mulher, inserindo no calendário oficial do Estado
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá se mobiliza para ações conjuntas de combate à exploração sexual infantil

Governador confirma presença no lançamento da programação do Carnaval 2025 de Corumbá

Projeto de Lei de Paulo Duarte obriga instalação de elevadores para macas em edifícios no MS

Jornada Formativa 2025 reúne profissionais da Educação de Ladário

Concurso de Fantasias de Corumbá está com inscrições abertas; premiações vão até o 5º lugar

Operação da PF mira em grupo criminoso envolvido em descaminho e contrabando de mercadorias em MS

Call Center recebe reclamações e solicitações de iluminação pública em Ladário

Ação de limpeza urbana atua em três pontos de Corumbá nesta semana

Manutenção melhora acesso e segurança na Escola Rural da comunidade Aterro do Binega
