Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Corumbá é premiada pela Abrinq no Programa Prefeito Amigo da Criança

01 julho 2020 - 14h44Assessoria de Imprensa

A Fundação Abrinq concedeu ao prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, o título de Prefeito Amigo da Criança. Divulgada nesta quarta-feira, 1º de julho, a premiação reconhece os governantes locais que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo da gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação.

Em Corumbá, a Fundação Abrinq destacou a revisão e aprovação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência de Corumbá; o aumento de 17,53 pontos percentuais na cobertura de vacinas em menores de 1 ano (de 49,19%, em 2016, para 66,72%, em 2019); o aumento de 10,8 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil – etapa pré-escola (de 62,4%, em 2016, para 73,3%, em 2019); e a redução de 4 pontos na taxa de mortalidade infantil do município (de 19,4 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, em 2016, para 15,4 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos, em 2018).

De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente (2019), 39.761 crianças e adolescentes vivem em Corumbá. O prefeito Marcelo Iunes assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 17 de novembro de 2017, já na condição de prefeito empossado.

“Eu, na qualidade de prefeito do município de Corumbá, quando assumi o governo, tive interesse em continuar participando do Programa Prefeito Amigo da Criança por acreditar que a criança é prioridade absoluta, quero dizer com isso que investir na infância é plantar uma semente do bem para que toda a sociedade possa colher e, com isso, vislumbrarmos um futuro melhor”, enfatizou o prefeito de Corumbá.

“Sempre priorizei, em meu mandato, o atendimento à criança em todas as áreas: educação, saúde, assistência social, cultura, meio ambiente, etc., por isso, vejo que o programa teve um impacto positivo em Corumbá, pois as secretarias tiveram maior articulação, especialmente, na elaboração de planejamentos em prol do atendimento à criança. Com a participação no programa, ficou mais visível o investimento que o município disponibiliza para esse segmento etário”, completou Marcelo Iunes.

Sobre o programa

A Fundação Abrinq mobiliza e apoia tecnicamente municípios e seus prefeitos e prefeitas na implantação de ações e políticas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.

Para isso, o programa ajuda na avaliação da realidade de cada cidade e na identificação de prioridades de ação. Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos.

Ao longo das 6 edições, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa. A Fundação Abrinq contou com o apoio de diversos parceiros institucionais que estiveram presentes desde a adesão dos gestores municipais até o atual reconhecimento, tornando-se essenciais para o desenvolvimento do programa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril