Menu
domingo, 17 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Corumbá é premiada pela Abrinq no Programa Prefeito Amigo da Criança

01 julho 2020 - 14h44Assessoria de Imprensa

A Fundação Abrinq concedeu ao prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, o título de Prefeito Amigo da Criança. Divulgada nesta quarta-feira, 1º de julho, a premiação reconhece os governantes locais que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo da gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação.

Em Corumbá, a Fundação Abrinq destacou a revisão e aprovação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência de Corumbá; o aumento de 17,53 pontos percentuais na cobertura de vacinas em menores de 1 ano (de 49,19%, em 2016, para 66,72%, em 2019); o aumento de 10,8 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil – etapa pré-escola (de 62,4%, em 2016, para 73,3%, em 2019); e a redução de 4 pontos na taxa de mortalidade infantil do município (de 19,4 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, em 2016, para 15,4 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos, em 2018).

De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente (2019), 39.761 crianças e adolescentes vivem em Corumbá. O prefeito Marcelo Iunes assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 17 de novembro de 2017, já na condição de prefeito empossado.

“Eu, na qualidade de prefeito do município de Corumbá, quando assumi o governo, tive interesse em continuar participando do Programa Prefeito Amigo da Criança por acreditar que a criança é prioridade absoluta, quero dizer com isso que investir na infância é plantar uma semente do bem para que toda a sociedade possa colher e, com isso, vislumbrarmos um futuro melhor”, enfatizou o prefeito de Corumbá.

“Sempre priorizei, em meu mandato, o atendimento à criança em todas as áreas: educação, saúde, assistência social, cultura, meio ambiente, etc., por isso, vejo que o programa teve um impacto positivo em Corumbá, pois as secretarias tiveram maior articulação, especialmente, na elaboração de planejamentos em prol do atendimento à criança. Com a participação no programa, ficou mais visível o investimento que o município disponibiliza para esse segmento etário”, completou Marcelo Iunes.

Sobre o programa

A Fundação Abrinq mobiliza e apoia tecnicamente municípios e seus prefeitos e prefeitas na implantação de ações e políticas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.

Para isso, o programa ajuda na avaliação da realidade de cada cidade e na identificação de prioridades de ação. Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos.

Ao longo das 6 edições, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa. A Fundação Abrinq contou com o apoio de diversos parceiros institucionais que estiveram presentes desde a adesão dos gestores municipais até o atual reconhecimento, tornando-se essenciais para o desenvolvimento do programa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tragédia
Médico do interior de SP é um dos sobreviventes de barco que naufragou; quatro parentes morreram
Atualizações
Dois dos corpos encontrados no rio Paraguai são identificados
Inédito
Tempestade de areia: Energisa recebeu 4 mil chamados em Campo Grande
Dia Mundial da Alimentação
Em MS, 69% da população está com excesso de peso e 36% com obesidade
Ensino Superior
UEMS investe mais de R$ 13 milhões em bolsas e auxílios para estudantes
Transporte
Expresso Queiroz tem autorização suspensa por incapacidade de atender passageiro
Defesa Civil
Tempestade de poeira e vendaval causaram estragos em pelo menos sete nos municípios
Cidade em alerta
Ventos de 64 km/h destelharam 20 casas em Corumbá
Previsão Meteorológica
Tempo continua fechado com chance de mais chuva para grande parte do Estado
Tragédia
Naufrágio no rio Paraguai deixou sete pessoas desaparecidas

Mais Lidas

Tragédia
Médico do interior de SP é um dos sobreviventes de barco que naufragou; quatro parentes morreram
Tragédia
Naufrágio no rio Paraguai deixou sete pessoas desaparecidas
Atualizações
Dois dos corpos encontrados no rio Paraguai são identificados
Cidade em alerta
Ventos de 64 km/h destelharam 20 casas em Corumbá