Com homenagens e discursos de colaboração reciproca entre os países, a solenidade em comemoração aos 191 anos da Independência da Bolívia foi iniciada no Jardim da Independência, no centro de Corumbá.
O prefeito José Antonio Assad e Faria, esteve presente na cerimonia que também contou com a participação de autoridades militares, civis e eclesiásticas da região pantaneira.
A independência da Bolívia proclamada em 6 de agosto de 1825, foi um movimento liderado pelo político venezuelano Simon Bolívar, e é lembrado todos os anos pelas cidades de Ladário e Corumbá, como forma de reconhecer as conquistas já alcançadas pelo país e celebrar a parceria entre ambos.
“Para nós a comemoração da Independência da Bolívia em território brasileiro, significa mais uma demonstração de uma convivência pacifica e harmoniosa entre o povo brasileiro e boliviano, e para nós é um orgulho muito grande tê-los juntos de nós. Dessa forma, homenageamos os bolivianos pelos seus heróis e mártires da independência e por todos aqueles que constroem essa pátria boliviana próspera e com futuro promissor”, enfatizou o prefeito de Ladário, José Antonio, comentando ainda sobre a harmonia entre os dois povos, “nós temos que nos ‘hermanar’ e buscar junto com eles, formas de desenvolvermos o nosso progresso, através do aproveitamento da nossa energia, do nosso meio ambiente, dos nossos corredores de exportação. Enfim, das oportunidades imensas que temos de construir juntos um cenário de progresso para a nossa cidade”.

O cônsul da Bolívia em Corumbá, Armando Pacheco Gutierrez, enfatizou sua alegria em poder participar mais um ano desta homenagem, bem como de desfrutar de toda hospitalidade dos ladarenses e corumbaenses, “são duas cidades ‘hermanadas’ com a Bolívia. Festejando seus 191 do aniversário da Independência da Bolívia, nós estreitamos mais os aços de amizade, mostrando um pouco da nossa cultura e o nosso desenvolvimento. Eu creio que os laços de amizade também serão convertidos em laços de familiaridade, porque estando Ladário tão perto de Quijarro e Porto Suarez como não seria possível conseguir esses laços que nos unem? Então por isso, estamos lado a lado”.
As atrações culturais da manhã desta sexta-feira, 5 de agosto ficaram por conta da Banda Municipal Manoel Florêncio e da dupla de violonistas bolivianos “Los Ecos de Bolívia”, que com todo amor ao país e entusiasmo chamaram atenção do público que passava pelo local.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sugerida utilização de sobras de vacina para imunizar pessoal de funerárias e da limpeza pública

Vereador reforça a necessidade de imunizar gestantes contra o coronavírus

Justiça Eleitoral realizará live sobre segurança da urna eletrônica e processo eleitoral no dia 28

Brasília completa 61 anos e encara o desafio da maturidade

Vereador solicita recuperação da 21 de Setembro, após intervenções da Sanesul

Vereador pede sinalização adequada para evitar mais acidentes na Colombo com a Ladário

Governo lança plano de promoção da agricultura de baixo carbono

Câmara aprova projeto de lei que torna escolas serviços essenciais

Matrícula para curso de medicina da UEMS pode ser feita até dia 26 de abril
