Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá adere ao programa Parceria Votorantim pela Educação

20 abril 2018 - 11h14Prefeitura de Corumbá

A prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao PVE (Parceria Votorantim pela Educação) um importante mecanismo de formação continuada. O Programa é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas do Grupo que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

O município foi contemplado pelo Programa que contribuí com a melhoria das práticas de gestão educacional, e acelerará o avanço do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), alinhando as metodologias e prioridades do MEC (Ministério da Educação): PNE – Plano Nacional de Educação, desenvolvendo e fortalecendo as competências dos gestores educacionais e escolares, identificação e valorização das melhores práticas de gestão e mobilização, contribuição para participação dos alunos e famílias na educação atraindo parceiros e estimulando a atuação integrada entre municípios.

Em sua fala, o Secretário de Educação Genilson Canavarro de Abreu, destacou que a parceria é um marco histórico para o desenvolvimento da educação municipal. “Parceiros que queiram investir em educação são muito importantes para o desenvolvimento de nosso município”, concluiu. Nos dias 18 e 19 de Abril, os parceiros técnicos do Programa Votorantim apresentaram a proposta para a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.

Criado em 2008, o PVE atua em duas frentes: mobilização social e fortalecimento da gestão. Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade. São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infanto-Juvenil. Na frente de fortalecimento da gestão, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. Ainda nesta frente, o PVE busca o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo. O PVE conta, ainda, com metodologias, ferramentas e conteúdos de parceiros como: Fundação Lemann, Todos Pela Educação, Canal Futura e Instituto Alana.

No dia 24 de Abril acontecerá a efetivação da assinatura da parceria entre Prefeitura e o Instituto Votorantim às 7h30 na Agência Municipal Portuária (Centro de Convenções), contaremos com a presença dos Gestores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede.

No dia 25 de Abril às 7h30 na Agência Municipal Portuária (Centro de Convenções), acontecerá à formação com o grupo de mobilização que são pais, professores, alunos e líderes comunitários, que vão atuar como animador do processo junto aos grupos de trabalho acompanhando e monitorando as ações. A responsável pelo Grupo de Mobilização da Rede é a Supervisora de Gestão Educacional Maria Aparecida Dias de Moura, que destaca “Queremos superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e potencializar todos os ambientes escolares e comunitários como espaços educativos. Dessa maneira, a nossa educação será ainda mais inclusiva, atendendo com qualidade a todos os estudantes”.

No dia 26 de Abril às 7h30 também na Agência Portuária estaremos apresentando o “Prêmio Criativos da Escola”. o prêmio consiste em encorajar crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.”.

O desafio “Criativos na Escola” celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país quer, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades. Em 2017, foram selecionados 11 grupos, dentre os 17492 projetos enviados de todas as regiões do Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública