Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Contribuintes com cadastro mobiliário desatualizado devem se regularizar

22 março 2018 - 14h16Assessoria PMC

Prazos para pagamento de Taxa de Fiscalização de Localização, de Instalação e de Funcionamento de estabelecimentos e do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN FIXO) foram estabelecidos pelo Decreto Municipal nº 1.948, de 16 de março de 2018. Os contribuintes que resolverem efetuar o pagamento em cota única vão receber desconto de 20%. Aqueles que quiserem parcelar em três vezes poderá efetuar pagamento com vencimento nos dias 20 de abril, 21 de maio e 20 de junho. Essas taxas são cobradas de profissionais autônomos e de pessoas jurídicas.

“Os autônomos são profissionais de trabalham por conta própria sem regime de emprego, ou seja, os médicos autônomos, engenheiros autônomos, taxistas, mototaxistas, os profissionais liberais em geral. Com relação aos feirantes, eles estão inscritos no cadastro mobiliário do Município e sofrem essa taxa de acordo com os dias que atuam, conforme o código tributário municipal”, explicou Jean Ricardo Dias Nóbrega, coordenador do Cadastro Mobiliário do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

Jean frisou que Microempreendedor Individual (MEI) é isento de qualquer taxa e não sofre tributação. Já as taxas de fiscalização e funcionamento recaem sobre as empresas estabelecidas em Corumbá. As taxas são referentes a cobranças realizadas anualmente pelo Município e devidamente parceladas de acordo com o regulamento.

O secretário especial de Fazenda, Haroldo Cavassa, destacou que contribuintes com dados do cadastro mobiliário desatualizados, com mudança de endereço ou que sofreram inatividade e não pediram baixa, precisam regularizar sua situação junto ao Município através do CAC. “Isso para que esses contribuintes no futuro não venham a ter cobrança judicial de impostos. Vamos continuar fazendo lançamentos e fiscalizando caso a empresa tenha fechado e não tenha provocado a Prefeitura para ver a situação de encerramento das atividades. É obrigação do contribuinte buscar o CAC para regularização da situação”, alertou o secretário.

Jean Ricardo Nóbrega completou explicando que essa regularização é importante, inclusive, para que o contribuinte possa contestar cobranças. “É importante regularizar até mesmo para exercer o direito de impugnação desse lançamento, caso encontre alguma irregularidade. O pedido vai ser protocolado, o auditor vai avaliar, dar o parecer e a resposta o quanto antes para o contribuinte, mas é importante que ele faça esse pedido de impugnação até o vencimento da primeira parcela, que é 20 de abril”.

Serviço: O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) fica localizado na rua Frei Mariano, entre Delamare e General Rondon. Fica aberto ao público das 08h às 16h, de segunda a sexta, sem horário de intervalo.

*Contribuintes em atraso com o Refic podem ter contratos cancelados

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro