Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Contribuintes com cadastro mobiliário desatualizado devem se regularizar

22 março 2018 - 14h16Assessoria PMC

Prazos para pagamento de Taxa de Fiscalização de Localização, de Instalação e de Funcionamento de estabelecimentos e do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN FIXO) foram estabelecidos pelo Decreto Municipal nº 1.948, de 16 de março de 2018. Os contribuintes que resolverem efetuar o pagamento em cota única vão receber desconto de 20%. Aqueles que quiserem parcelar em três vezes poderá efetuar pagamento com vencimento nos dias 20 de abril, 21 de maio e 20 de junho. Essas taxas são cobradas de profissionais autônomos e de pessoas jurídicas.

“Os autônomos são profissionais de trabalham por conta própria sem regime de emprego, ou seja, os médicos autônomos, engenheiros autônomos, taxistas, mototaxistas, os profissionais liberais em geral. Com relação aos feirantes, eles estão inscritos no cadastro mobiliário do Município e sofrem essa taxa de acordo com os dias que atuam, conforme o código tributário municipal”, explicou Jean Ricardo Dias Nóbrega, coordenador do Cadastro Mobiliário do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

Jean frisou que Microempreendedor Individual (MEI) é isento de qualquer taxa e não sofre tributação. Já as taxas de fiscalização e funcionamento recaem sobre as empresas estabelecidas em Corumbá. As taxas são referentes a cobranças realizadas anualmente pelo Município e devidamente parceladas de acordo com o regulamento.

O secretário especial de Fazenda, Haroldo Cavassa, destacou que contribuintes com dados do cadastro mobiliário desatualizados, com mudança de endereço ou que sofreram inatividade e não pediram baixa, precisam regularizar sua situação junto ao Município através do CAC. “Isso para que esses contribuintes no futuro não venham a ter cobrança judicial de impostos. Vamos continuar fazendo lançamentos e fiscalizando caso a empresa tenha fechado e não tenha provocado a Prefeitura para ver a situação de encerramento das atividades. É obrigação do contribuinte buscar o CAC para regularização da situação”, alertou o secretário.

Jean Ricardo Nóbrega completou explicando que essa regularização é importante, inclusive, para que o contribuinte possa contestar cobranças. “É importante regularizar até mesmo para exercer o direito de impugnação desse lançamento, caso encontre alguma irregularidade. O pedido vai ser protocolado, o auditor vai avaliar, dar o parecer e a resposta o quanto antes para o contribuinte, mas é importante que ele faça esse pedido de impugnação até o vencimento da primeira parcela, que é 20 de abril”.

Serviço: O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) fica localizado na rua Frei Mariano, entre Delamare e General Rondon. Fica aberto ao público das 08h às 16h, de segunda a sexta, sem horário de intervalo.

*Contribuintes em atraso com o Refic podem ter contratos cancelados

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas