O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) emitiu, nesta segunda-feira (12), a portaria que dispõe sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas no primeiro e possível segundo turno das eleições 2022 em território sul-mato-grossense.
A decisão foi assinada pelo vice-presidente e corregedor regional, desembargador Julizar Barbosa Trindade. A proibição será válida das 3h e 16h, fim do horário de votação, em qualquer município do Estado.
A medida considera garantir a ordem e tranquilidade no dia das eleições, de modo a propiciar a segurança dos eleitores e a normalidade da votação, pois o uso de bebidas alcoólicas pode acarretar a transtornos e comprometer a boa ordem dos trabalhos eleitorais no dia de eleição, na visão do judiciário.
Portanto, será proibido o consumo de bebidas em locais públicos, como bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, conveniências ou mercados no dia anterior e no de votação.
O descumprimento da portaria caracteriza como crime de desobediência, previsto na Lei 4.737/65 do Código Eleitoral. O eleitor que for flagrado embriagado também está visível de punição por contraversão penal prevista no art 62. Em caso de desordem que prejudique o dia de eleição, fere o art 296 e será autuado no Código Eleitoral.
Vale lembrar que não há previsão na legislação eleitoral sobre a proibição ou não de consumo e venda de bebidas alcoólicas na véspera e no dia da eleição, ficando a critério do TER-MS em acordo com a Secretaria da Segurança Pública de cada Estado definir se haverá ou não proibição da venda de álcool.
* Informações do TRE-MS
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
