Menu
segunda, 20 de maio de 2024
Câmara de Corumbá - Maio Amarelo 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Conselho Gestor toma posse com novas perspectivas para a APA Baía Negra de Ladário

22 julho 2017 - 10h03Assessoria PML

Implantação de um píer da Marinha, de um Centro de Pesquisas de Biopirataria da Polícia Federal, construção de casas para os ribeirinhos e resolução da situação dos hotéis instalados na área. Estas são perspectivas da nova gestão da Área de Preservação Ambiental Baía Negra, que tomou posse na manhã desta sexta feira, 21/07.

O projeto da APA, desenvolvido em conjunto pela Prefeitura Municipal de Ladário e Secretaria do Patrimônio da União (SPU), visa garantir a preservação de um dos lugares mais bonitos e ricos em diversidade do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Ele conta com várias parcerias que garantem sua sustentabilidade, entre elas das universidades federais, estaduais e particulares e da Polícia Militar Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul.

“A APA está muito bem estruturada, é um trabalho que não vai depender mais da SPU ou de qualquer outro órgão do município ou do Estado, mas sim do Comitê que está fazendo a gestão dessa área ambiental”, disse Mário Sérgio Sobral Costa, superintendente da SPU. Ele veio a Ladário onde participou da posse do novo conselho no gabinete do prefeito Carlos Ruso.

O conselho tem como presidente Anderson Palmeira de Souza, representante do Geopark Bodoquena/Pantanal, órgão da Fundação de desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul; tesoureira Andréia de Moura Victório, diretora presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Ladário; vice-presidente Júlia Gonzales, presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Codrasa; e secretária executiva, Flávia Coelho Olmedo, representante da Prefeitura Municipal de Ladário.

O conselho conta ainda com membros dos poderes públicos Municipal, Estadual e Federal, com representantes de órgãos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal (UFMS/Cepan), Universidade Federal da Grande Dourados e Polícia Militar Ambiental.

Os membros do conselho e parceiros já vêm trabalhado na APA e devem colocar em prática projetos que vêm sendo elaborados em conjunto. “Nós temos a questão das moradias sustentáveis, estamos usando como modelo as construções que foram feitas na barra do rio São Lourenço”, disse o presidente Anderson de Souza que apontou esse projeto como prioridade da gestão.

Segundo Anderson, a presença do Geopark Bodoquena/Pantanal no Conselho Gestor da APA, deve melhorar o desempenho das atividades, já que a instituição mantém um núcleo de trabalho em áreas protegidas. “Vai ser uma grande oportunidade para o estabelecimento do geoparque aqui na região e para a conservação da APA Baía Negra”, afirmou ele.

Muito enfatizadas durante a posse, as parcerias aparecem como forma de se fazer uma boa administração da APA. “São várias frentes de trabalho, estamos procurando outros parceiros, porque a área é muito grande, a diversidade ambiental é muito grande, então nós precisamos de muitas pessoas para contribuir com a melhor forma de desenvolvimento para aquela região”, concluiu Mário Sobral.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hoje
Semana Municipal do Brincar inicia nesta segunda em Corumbá
Hoje
Semana do MEI traz palestra com influencer Manu da Peixaria para Corumbá
Assistência Social
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
Economia
Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda
Ia para São Paulo
Passageiro é preso no aeroporto de Corumbá com 125 cápsulas de cocaína no estômago
Oportunidade
MS abre semana com 4,1 mil vagas de emprego em diferentes setores
Tempo
Segunda-feira inicia com tempo firme e temperaturas amenas no Estado
Corumbá amanhece com 14ºC, mas temperatura vai aumentar ao longo do dia
Agenda Cultural
Tradicional Arraiá Nhá Naná abre as festança de São João em Corumbá
Economia
A caminho do Brasil, Riedel diz que MS Day colocou Estado no foco das atenções
Seca
Com menor nível da história, navegação no Rio Paraguai pode parar em 1 mês

Mais Lidas

Agenda Cultural
Tradicional Arraiá Nhá Naná abre as festança de São João em Corumbá
Seca
Com menor nível da história, navegação no Rio Paraguai pode parar em 1 mês
Qualificação
Programa MS Qualifica oferece mais de 50 cursos gratuitos no Estado
Economia
A caminho do Brasil, Riedel diz que MS Day colocou Estado no foco das atenções