Menu
terça, 15 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Conselho Estadual de Saúde aprova orçamento de R$ 1,6 bi para Programação Anual de 2021

03 outubro 2020 - 10h44Rodson Lima, SES

O Conselho Estadual de Saúde aprovou em reunião extraordinária, a Programação Anual de Saúde (PAS), que reúne ações programadas e diretrizes orçamentárias para 2021. Orçamento aprovado foi de R$ 1,6 bilhão. Dentro das ações programadas haverá recursos destinados ao enfrentamento à Covid-19 em Mato Grosso do Sul. A PAS foi criada em consonância entre o Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde.

Para o Fortalecimento da Atenção e Vigilância em Saúde, diretriz que visa garantir ações de promoção à saúde, por meio do fortalecimento e integração da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde (CIEVS - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), a ação programada visa apoiar a implantação e estruturação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) nos hospitais de atendimento do Sistema Único de Saúde com Unidades de Terapia Intensiva do Estado.

A PAS pretende fazer a aquisição de computadores e nobreaks para distribuição aos hospitais que implantarem NVEH em instituições que tenham UTI para atendimento de SRAG/COVID-19 de acordo com a Resolução n° 54/CIB/SES do D.O. 10.191 de 08/06/2020 - Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e UTI do Plano de contingência da Covid-19 de MS.

Quanto à Regionalização e Ampliação do Acesso, a diretriz que prevê a implementação de ações por meio de gestão própria nos serviços de Saúde Públicos de Mato Grosso do Sul via Apoio Atendimento Ambulatorial e Hospitalar aos municípios e unidades de assistência à saúde para o desenvolvimento de execução de atividades que fortaleçam o sistema estadual de saúde e a estruturação da atenção especializada, inclusive para fins de custeio das ações de prevenção, contenção, mitigação à pandemia do coronavírus - COVID-19.

Em dois dias de trabalho via videoconferência, o Conselho Estadual aprovou 297 ações programadas que serão executadas no próximo ano. Estas ações, norteiam as metas a serem cumpridas a cada ano que estão englobadas dentro do Plano Estadual de Saúde – pensando por quatro anos (2020-2023).

Diretrizes

A Programação Anual de Saúde reúne sete diretrizes que visam garantir: ações de promoção à saúde, por meio do fortalecimento e integração da atenção primária e da vigilância em saúde; garantir a regionalização, assumindo seu papel no processo, visando o direito à saúde; implementar a organização da assistência especializada e hospitalar, por meio das redes de atenção à saúde; implementar ações através de gestão própria nos serviços de saúde públicos de mato grosso do sul; ampliar a capacidade de monitoramento, avaliação e controle público, visando a gestão por resultados; garantir e implementar ações de participação e controle social no SUS; e garantir a implementação das políticas de gestão do trabalho e educação na saúde.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTAVA ALCOOLIZADO
Condutor que atropelou e matou mulher na Rio Branco estava alcoolizado
VÍTIMA FATAL
Mulher morre atropelada por caminhonete na Avenida Rio Branco
CPI DA COVID
Na mira da CPI: Corumba é um dos municípios com irregularidades nas ações da Covid
SAÚDE
Vacina contra Influenza está aberta para novos públicos
EM TEMPOS DE PANDEMIA
Morador transforma calçada em jardim como forma de terapia
QUEDA DE MOTO
Homem fica ferido após queda de moto no Cristo
OPERAÇÃO HÓRUS
PMA prende dois caçadores, apreende três armas e munições e frustra caçada ilegal
ECONOMIA
Com alta no mercado internacional, saca do milho em MS valoriza 130% em um ano
GERAL
Prefeitura lança IPTU 2021 com até 30% de desconto para pagamento à vista
POLICIAL
PM frusta golpe em locadora e recupera dois veículos que seriam levados para a Bolívia

Mais Lidas

EM TEMPOS DE PANDEMIA
Morador transforma calçada em jardim como forma de terapia
VÍTIMA FATAL
Mulher morre atropelada por caminhonete na Avenida Rio Branco
ESTAVA ALCOOLIZADO
Condutor que atropelou e matou mulher na Rio Branco estava alcoolizado
CPI DA COVID
Na mira da CPI: Corumba é um dos municípios com irregularidades nas ações da Covid