Menu
sábado, 13 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Conselho Estadual de Saúde aprova orçamento de R$ 1,6 bi para Programação Anual de 2021

03 outubro 2020 - 10h44Rodson Lima, SES

O Conselho Estadual de Saúde aprovou em reunião extraordinária, a Programação Anual de Saúde (PAS), que reúne ações programadas e diretrizes orçamentárias para 2021. Orçamento aprovado foi de R$ 1,6 bilhão. Dentro das ações programadas haverá recursos destinados ao enfrentamento à Covid-19 em Mato Grosso do Sul. A PAS foi criada em consonância entre o Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde.

Para o Fortalecimento da Atenção e Vigilância em Saúde, diretriz que visa garantir ações de promoção à saúde, por meio do fortalecimento e integração da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde (CIEVS - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), a ação programada visa apoiar a implantação e estruturação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) nos hospitais de atendimento do Sistema Único de Saúde com Unidades de Terapia Intensiva do Estado.

A PAS pretende fazer a aquisição de computadores e nobreaks para distribuição aos hospitais que implantarem NVEH em instituições que tenham UTI para atendimento de SRAG/COVID-19 de acordo com a Resolução n° 54/CIB/SES do D.O. 10.191 de 08/06/2020 - Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e UTI do Plano de contingência da Covid-19 de MS.

Quanto à Regionalização e Ampliação do Acesso, a diretriz que prevê a implementação de ações por meio de gestão própria nos serviços de Saúde Públicos de Mato Grosso do Sul via Apoio Atendimento Ambulatorial e Hospitalar aos municípios e unidades de assistência à saúde para o desenvolvimento de execução de atividades que fortaleçam o sistema estadual de saúde e a estruturação da atenção especializada, inclusive para fins de custeio das ações de prevenção, contenção, mitigação à pandemia do coronavírus - COVID-19.

Em dois dias de trabalho via videoconferência, o Conselho Estadual aprovou 297 ações programadas que serão executadas no próximo ano. Estas ações, norteiam as metas a serem cumpridas a cada ano que estão englobadas dentro do Plano Estadual de Saúde – pensando por quatro anos (2020-2023).

Diretrizes

A Programação Anual de Saúde reúne sete diretrizes que visam garantir: ações de promoção à saúde, por meio do fortalecimento e integração da atenção primária e da vigilância em saúde; garantir a regionalização, assumindo seu papel no processo, visando o direito à saúde; implementar a organização da assistência especializada e hospitalar, por meio das redes de atenção à saúde; implementar ações através de gestão própria nos serviços de saúde públicos de mato grosso do sul; ampliar a capacidade de monitoramento, avaliação e controle público, visando a gestão por resultados; garantir e implementar ações de participação e controle social no SUS; e garantir a implementação das políticas de gestão do trabalho e educação na saúde.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Destaque
Referência mundial em prevenção e combate aos incêndios florestais, Prevfogo completou 35 anos
Carreira
Cerca de 40 mil bacharéis em direito participam do ENAM neste domingo
Ação de Cidadania
Equipe técnica visita o Alto Taquari para planejar realização do Juizado Itinerante em junho
Destaque
Alunos de MS são premiados em terceiro lugar em desafio internacional de programação
Meio Ambiente
Lançado em 2023, SIFAU auxilia Mato Grosso do Sul na identificação de áreas para queima prescrita
Cidade
Vítima de ferimento por faca é destaque no plantão dos Bombeiros
Pacto de Cooperação
Governo e Sebrae/MS vão fomentar o empreendedorismo indígena em no estado
Evento
Turismo de MS leva capacitação, gastronomia pantaneira e lançamentos à 11ª WTM Latin America
Mercado Internacional
MS quintuplica potencial de abate e exportação de carne bovina para a China
Concretagem
Ponte fecha às 17 horas de hoje e reabre às 5h de domingo (14)

Mais Lidas

Morte à Esclarecer
Idoso é encontrado morto com marcas de mordidas de cachorro em Corumbá
Últimas 24 horas
Incêndio em casa no centro é destaque no plantão dos Bombeiros
Qualificação
Cursos técnicos com alta demanda no mercado são opções de qualificação no Senac Corumbá
Decisão Judicial
Ribeirinhos são despejados de terras no Morrinho