Menu
domingo, 25 de fevereiro de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Comunidades indígenas recebem doação de computadores recondicionados do IFMS

08 dezembro 2023 - 10h12Assessoria, IFMS

Os planos para o futuro na frase acima são de Rosemiro Pereira, presidente da Associação TXANE Terena de Aquidauana, e foram feitos na cerimônia realizada nessa quarta-feira, 6, em Campo Grande, em que o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o Ministério das Comunicações (MCom) doaram 238 computadores recondicionados para a formação de Pontos de Inclusão Digital (PID) no Estado.

As máquinas foram repassadas a associações que representam povos indígenas e rádios comunitárias de aldeias dos municípios de Aquidauana e Miranda, e a escolas públicas de Corumbá, Bonito e Amambai, inclusive para crianças e adolescentes que têm aulas no próprio território indígena.

Do total de computadores doados, 42 foram encaminhados a Pontos de Inclusão de Digital indicados pelo CRC do Campus Dourados do IFMS. Outros 58 receberam a indicação do deputado federal Vander Loubet (PT/MS), representado na cerimônia pelo vereador Tato Souza (PT/Amambai). As 138 máquinas restantes serão doadas a PIDs escolhidos pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

"Quando a gente faz a entrega de um computador que seja para o Ponto de Inclusão de Digital, levamos o futuro para brasileiros que vão passar a viver em igualdade de condições com uma sociedade que hoje é absolutamente tecnológica. É uma política pública extraordinária". 

As palavras são do diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Rômulo Barbosa, que em vários momentos da cerimônia de doação dos computadores lembrou: "quando nós promovemos a inclusão digital, fazemos também a inclusão social".

O diretor explicou que os computadores doados são resultado do programa 'Computadores para Inclusão', ação do Governo Federal executada pelo Ministério das Comunicações, que busca atender três eixos:

Recondicionamento: por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores espalhados pelo Brasil, máquinas sem uso são recondicionadas e voltam para a sociedade, tendo como destino os excluídos digitais.

Sustentabilidade: caso o CRC conclua que não é possível recondicionar o computador, é feita a destinação adequada dos resíduos eletrônicos, a fim de não impactar o meio ambiente.

Capacitação Profissional: ao mesmo tempo que recondicionam máquinas não mais utilizadas, os CRC promovem oficinas e cursos gratuitos à população ligados à área da informática.

A cerimônia de doação foi realizada no Campus Campo Grande do IFMS - Foto: Alessandro Riquelme

Atualmente, 20 Centros de Recondicionamento de Computadores estão em funcionamento no Brasil. Até o final de 2024, o Ministério das Comunicações pretende instalar pelo menos um CRC em cada estado brasileiro.

Por meio do programa 'Computadores para Inclusão', foram doados mais de 33,3 mil computadores recondicionados para a criação de cerca de 2,4 mil Pontos de Inclusão Digital em 723 municípios de todas as regiões do país. Ao todo, mais de 25,4 mil pessoas já foram capacitadas para o mundo de trabalho.

"Grande parte da população brasileira é formada por excluídos digitais, e nosso papel como CRC não é só recondicionar a máquina. É mostrar, por exemplo, como esse equipamento pode aumentar os ganhos da comunidade ou resolver problemas do cotidiano".

Exaltar o papel do educador no programa 'Computadores para Inclusão', durante a cerimônia de doação das máquinas, coube a Evandro Falleiros, professor de Informática/Desenvolvimento Web e coordenador-geral do Centro de Recondicionamento de Computadores do Campus Dourados do IFMS.

Desde que entrou em funcionamento, em 2019, o CRC formou 814 alunos em cursos de Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores (recondicionamento), Robótica Móvel e Marketing Digital, todos com carga horária de 60h. A previsão, até o meio do ano que vem, é formar mais 2 mil alunos.

Essa nova oferta de cursos só será possível porque o Ministério das Comunicações e o Centro de Recondicionamento de Computadores do IFMS prorrogaram a parceria por mais seis meses. A assinatura do aditivo de prazo foi realizada durante a cerimônia de doação dos computadores.

A prorrogação foi um pedido do CRC, que tinha como meta inicial recondicionar 1.250 computadores. Em virtude da pandemia de Covid-19, foi possível entregar 666 máquinas recondicionadas. A previsão agora é que os demais 584 computadores sejam recondicionados e doados até junho de 2024.

"A inclusão digital está dentro do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e faz parte da missão do IFMS, exemplo disso é que os dez campi oferecem cursos na área de informática".

O compromisso do IFMS com a inclusão digital foi destacado pelo reitor em exercício e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Silveira. O gestor também ressaltou o comprometimento da instituição na formação de cidadãos para uma sociedade cada vez mais inclusiva e conectada. Também estavam presentes na cerimônia os demais pró-reitores e diretores das áreas de ensino, pesquisa e extensão. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Contra a Dengue
Bairros de Ladário recebem força-tarefa de limpeza neste sábado (24)
Reitoria
Ainda sem eleição direta, UFMS escolhe novo reitor em maio
Hoje
Grupo Vozes Especiais realiza workshop no Moinho Cultural
Localizado e preso
Diretora impede entrada de homem armado com faca em creche no Guatós
Imunização
Confira horário de vacinação contra dengue em Corumbá e Ladário neste sábado
Seguia para Capital
Mulher é presa com 2,3 kg de maconha na BR 262
Planejamento
MPT propõe parceria estratégica para prevenir trabalho escravo contemporâneo em MS
Fiocruz
Especialistas alertam para aumento da taxa de suicídio entre crianças e jovens
Aposta
Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 110 milhões
Operação Ágata
Passageiro é flagrado transportando cocaína de Corumbá para Capital

Mais Lidas

Localizado e preso
Diretora impede entrada de homem armado com faca em creche no Guatós
Na entrada
Perícia estima que morte de homem encontrado em mata na cidade tenha ocorrido há 4 dias
Vindo do RJ
Boliviano de 21 anos é detido com 35 celulares sem nota fiscal
Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra resgate no Pantanal, óbito e acidente de trânsito