Menu
segunda, 18 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Comitê é instalado para definir candidatura de fortificações a Patrimônio Mundial

15 agosto 2018 - 09h37Iphan MS

No próximo dia 18 de agosto, uma comitiva composta pela presidente Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, pelo Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, e com apoio do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, vai realizar a reunião de instalação do Comitê Técnico da Candidatura do Forte Coimbra, localizado em Corumbá (MS). No ano de 2016, o Iphan apresentou à Unesco a candidatura do Conjunto de Fortificações do Brasil a título de Patrimônio Mundial. São 19 edificações, fortes e fortificações, construídas entre os séculos XVI e XIX, localizadas em todas as regiões do país, testemunhos do histórico esforço para a ocupação, defesa e integração do território nacional.

O Forte de Coimbra, em Corumbá, foi o primeiro a ser erguido a partir de uma ordem da Coroa Portuguesa para a construção de fortificações militares em alguns pontos do rio Paraguai, a partir de 1775. Durante a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), teve papel fundamental nas batalhas travadas, sendo fundamental para a consolidação da fronteira oeste do Brasil. Em 1974, o Forte Coimbra foi tombado pelo Iphan e, atualmente, é administrado pelo Exército Brasileiro, que tem como atrações a visita à parte alta da construção, de onde se observa o rio Paraguai ao lado de antigos canhões, além do passeio à vila de moradores e à gruta Buraco do Suturno.

O Comitê Técnico da Candidatura foi instituído pelo Iphan em maio de 2018 e no início deste mês a nomeação dos membros foi publicada no Diário Oficial da União. O comitê possui a atribuição de estabelecer as diretrizes, conceitos e ações para a elaboração do dossiê técnico referente à fortaleza para a candidatura, além de ser a instância de interlocução técnica local em relação ao Conjunto de Fortificações do Brasil a título de Patrimônio Mundial à Patrimônio Cultural da Humanidade.

Candidatos a Patrimônio Mundial

O Conjunto de Fortificações do Brasil, composto por 19 fortalezas e fortes situados em dez estados brasileiros, está entre os bens que integram a Lista Indicativa brasileira a Patrimônio Mundial da Unesco. O conjunto representa as construções defensivas implantadas no território nacional, nos pontos que serviram para definir as fronteiras marítimas e fluviais do País.

Implantadas pelos europeus no Brasil, as fortificações tiveram suas origens em um processo de ocupação do território de modo particular, diferenciado das outras potências coloniais. Baseava-se em um esforço descentralizado, oriundo de ações dos próprios moradores das diferentes capitanias que formariam o Brasil, sem uma maior intervenção da metrópole. Isso resultou na construção de centenas de fortificações, espalhadas por todo o território nacional, edificadas para atender mais a interesses locais do que os da metrópole.

A seleção inclui monumentos erguidos no território desde o início da colonização: Forte de Santo Antônio da Barra, Forte São Diogo, Forte São Marcelo, Forte de Santa Maria e Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat (BA); Forte Coimbra (MS); Forte de Santa Catarina (PB); Forte de Santa Cruz, Forte São João Batista do Brum e Forte São Tiago das Cinco Pontas (PE);  Forte dos Reis Magos (RN); Forte de Príncipe da Beira (RO); Forte de Santo Antônio de Ratones e Fortaleza de Santa Cruz de Anhantomirime (SC); Forte de Santo Amaro da Barra Grande e Forte São João (SP); Fortaleza de São José (AP); Fortaleza de Santa Cruz da Barra e Fortaleza de São João (RJ).

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
PF de MS recebe 23 viaturas e recebe 29 novos policiais federais
GERAL
Concursos da PM e CBM possuem novos cronogramas de atividades
COVID-19
MS registra quase 151 mil casos confirmados de coronavírus e 2,7 mil óbitos pela doença
VACINA COVID-19
Vacinas chegam em MS nesta segunda e campanha deve ter início às 16 horas
POLICIAL
Policiais detém dois homens após briga no bairro Aeroporto
EDUCAÇÃO
REME abre Pré-Matrícula Digital para alunos novos; veja calendário
ECONOMIA
Auxílio emergencial: Caixa libera saque para nascidos em agosto
GERAL
Bombeiros atendem solicitação de suposto desaparecimentos de pessoas em fazenda
GERAL
Bombeiros resgatam vaca que caiu em poço artesiano de 8 metros no Assentamento Taquaral
COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves

Mais Lidas

ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem