Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Comissão dos refugiados haitianos vê situação periclitante em MS

17 julho 2018 - 14h23OAB/MS

Em visita a Corumbá nos dias 13 e 14 de julho, os membros da Comissão Provisória de Acompanhamento dos Refugiados Haitianos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) encontraram os refugiados em situação periclitante. Na manhã desta terça-feira (17), o Presidente da Comissão, Elton Luís Nasser, o Vice-Presidente Heraldo Garcia Vitta, e o Secretário-Geral Luiz Jivago Carriel se reuniram com o Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche e apresentaram um relatório da visita.

De acordo com o relatório elaborado pela comissão a situação dos haitianos em Corumbá é gravíssima e mesmo com a solidariedade da comunidade corumbaense foi verificado a necessidade de ações conjuntas e emergenciais do Poder Público. Cerca de 1300 haitianos já entra no Brasil pelo munícipio e esse número tema aumentado todos os dias, pois não param de chegar.

“A quantidade expressiva de haitianos, aliada a uma situação para qual a cidade de Corumbá apresenta, haja vista que repentinamente houve o ingresso numeroso dos haitianos no município, exige a atuação conjunta do Governo Federal, Estadual e Municipal e também a mobilização do próprio Congresso Nacional”, diz um trecho do relatório.

O Presidente da Comissão, Elton Luís Nasser explica que a falta de estrutura do município para atender os haitianos tem gerado preocupação em relação a saúde deles e dos moradores de Corumbá.

“A preocupação é em relação a questão do atendimento público aos haitianos. Na rodoviária de Corumbá, por exemplo, eles passam o dia, vários passam a noite e no local existe apenas um banheiro. Nossa preocupação ainda é uma questão de saúde, alguma epidemia que possa gerar uma situação de risco para todos”, disse.

O relatório elaborado será encaminhado para autoridades públicas constituídas de modo que seja dado conhecimento da alarmante situação existente em Corumbá e que sejam adotadas as providências necessárias.

“O relatório será colocado em pauta no Conselho Seccional da OAB/MS, será encaminhado ao Conselho Federal e as autoridades públicas. Esse assunto também será levado ao conhecimento do Ministro Raul Jungmann, que estará aqui em um evento. Queremos essencialmente trazer a informação da situação que está acontecendo em Corumbá ao Brasil” concluiu Elton.

O Presidente Mansour Karmouche elogiou o trabalho da Comissão ressaltando a importância que isso significa para a sociedade.

“Pessoas sem esperança e esquecidas pelo mundo hoje têm um sinal de que alguém está olhando por elas e preocupado com a sua sobrevivência”, disse.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública