Menu
quarta, 28 de fevereiro de 2024
Vetorial - fevereiro 2024
Vetorial - fevereiro 2024
Geral

Comissão dos refugiados haitianos apresenta relatório ao Conselho Seccional

28 julho 2018 - 08h06OABMS

O Presidente da Comissão Provisória de Acompanhamento dos Refugiados Haitianos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Elton Luís Nasser de Mello apresentou na manhã desta sexta-feira (27) ao Conselho um relatório das atividades realizadas e as conquistas alcançadas.

Em visita a Corumbá nos dias 13 e 14 de julho, os membros da Comissão encontraram os refugiados em situação periclitante. Um relatório elaborado pela comissão destacou que a situação dos haitianos em Corumbá era gravíssima e mesmo com a solidariedade da comunidade corumbaense havia uma necessidade de ações conjuntas e emergenciais do Poder Público.

O relatório foi entregue ao Ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, que esteve em Campo Grande no dia 19 de julho participando do Fórum de Segurança Pública realizado pela OAB/MS, e na ocasião o Presidente da Comissão acompanhado pelo Presidente da Ordem Mansour Karmouche, contou ao Ministro sobre a necessidade do aumento do efetivo da Polícia Federal na região para melhor atender os refugiados.

Uma força tarefa foi montada pela Polícia Federal e a situação dos refugiados no município foi controlada. O Presidente da Comissão fez questão de agradecer e enaltecer a atuação das entidades envolvidas.

“Venho deixar um registro de elogio a atuação da Polícia Federal, na pessoa do doutor Iuri de Oliveira, a Subseção da OAB de Corumbá, a Defensoria Pública da União, na pessoa da doutora Daniele Osório, a doutora Maria Olívia e ao doutor Pedro Gabriel no Ministério Público Federal e também a sociedade civil de Corumbá, que se uniu em prol dessa causa. Também quero fazer um agradecimento a imprensa, pois pelo trabalho que faz consegue mostrar aquilo que não está sendo visto, despertando sentimento no coração das pessoas e assim elas se mobilizam em prol do próximo”, disse.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche enelteceu o trabalho realizado pelo Comissão e destacou a importância da participação da Ordem em assuntos de interesse da sociedade.

“Quero enaltecer o trabalho realizado pelo Presidente e pela Comissão de refugiados, dignificando a nossa instituição e mostrando mais uma vez para a sociedade quão importante é a participação da Ordem na sociedade, atendendo os reclamos que precisam e principalmente no que tange a dignidade da pessoa humana”.

No dia 3 de agosto será realizada uma Audiência Pública, de iniciativa do MPF, para traçar planos para uma atuação preventiva.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ensino
Curso "Me salve!" está com matrícula grátis e 1ª mensalidade para 10 de março
Saúde Pública
UTI Neonatal em Corumbá é tema de audiência pública hoje, na Câmara
Justiça Eleitoral
Toffoli anula provas que embasam ação contra Delcídio no TRE
Reconhecimento
Policiais são homenageados por resgate de família que vivia em cárcere privado no Pantanal
Serviço Público
Santa Casa anuncia fechamento do setor psiquiátrico em Corumbá
Atração confirmada
2º Festival de Cerveja de Bonito terá show de Raimundos
Consenso
Deputados aprovam proibição da pesca do Dourado por mais um ano em MS
Valorização
Adicional de fronteira a policiais e integrantes do Corpo de Bombeiros é solicitado na Câmara
Eleições 2024
TSE determina revalidação de biometria feita há mais de 10 anos
Campanha
Corumbá abre três postos para multivacinação neste sábado, 02 de março

Mais Lidas

Designada
Presídio feminino de Corumbá tem nova diretora
24 horas
Três vítimas são transportadas para o Pronto Socorro no último plantão
No acostamento
Traficantes abandonam caminhão com 360 kg de drogas na fronteira de Corumbá
Grátis até 2032
Mais de 14 mil novas identidades já foram emitidas em MS