Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Comissão dos refugiados haitianos apresenta relatório ao Conselho Seccional

28 julho 2018 - 08h06OABMS

O Presidente da Comissão Provisória de Acompanhamento dos Refugiados Haitianos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Elton Luís Nasser de Mello apresentou na manhã desta sexta-feira (27) ao Conselho um relatório das atividades realizadas e as conquistas alcançadas.

Em visita a Corumbá nos dias 13 e 14 de julho, os membros da Comissão encontraram os refugiados em situação periclitante. Um relatório elaborado pela comissão destacou que a situação dos haitianos em Corumbá era gravíssima e mesmo com a solidariedade da comunidade corumbaense havia uma necessidade de ações conjuntas e emergenciais do Poder Público.

O relatório foi entregue ao Ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, que esteve em Campo Grande no dia 19 de julho participando do Fórum de Segurança Pública realizado pela OAB/MS, e na ocasião o Presidente da Comissão acompanhado pelo Presidente da Ordem Mansour Karmouche, contou ao Ministro sobre a necessidade do aumento do efetivo da Polícia Federal na região para melhor atender os refugiados.

Uma força tarefa foi montada pela Polícia Federal e a situação dos refugiados no município foi controlada. O Presidente da Comissão fez questão de agradecer e enaltecer a atuação das entidades envolvidas.

“Venho deixar um registro de elogio a atuação da Polícia Federal, na pessoa do doutor Iuri de Oliveira, a Subseção da OAB de Corumbá, a Defensoria Pública da União, na pessoa da doutora Daniele Osório, a doutora Maria Olívia e ao doutor Pedro Gabriel no Ministério Público Federal e também a sociedade civil de Corumbá, que se uniu em prol dessa causa. Também quero fazer um agradecimento a imprensa, pois pelo trabalho que faz consegue mostrar aquilo que não está sendo visto, despertando sentimento no coração das pessoas e assim elas se mobilizam em prol do próximo”, disse.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche enelteceu o trabalho realizado pelo Comissão e destacou a importância da participação da Ordem em assuntos de interesse da sociedade.

“Quero enaltecer o trabalho realizado pelo Presidente e pela Comissão de refugiados, dignificando a nossa instituição e mostrando mais uma vez para a sociedade quão importante é a participação da Ordem na sociedade, atendendo os reclamos que precisam e principalmente no que tange a dignidade da pessoa humana”.

No dia 3 de agosto será realizada uma Audiência Pública, de iniciativa do MPF, para traçar planos para uma atuação preventiva.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional
Gabinete de Integração
Presidente do TJ entrega melhorias e assina parcerias em Corumbá

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário