Menu
sexta, 04 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Comissão dos refugiados haitianos apresenta relatório ao Conselho Seccional

28 julho 2018 - 08h06OABMS

O Presidente da Comissão Provisória de Acompanhamento dos Refugiados Haitianos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Elton Luís Nasser de Mello apresentou na manhã desta sexta-feira (27) ao Conselho um relatório das atividades realizadas e as conquistas alcançadas.

Em visita a Corumbá nos dias 13 e 14 de julho, os membros da Comissão encontraram os refugiados em situação periclitante. Um relatório elaborado pela comissão destacou que a situação dos haitianos em Corumbá era gravíssima e mesmo com a solidariedade da comunidade corumbaense havia uma necessidade de ações conjuntas e emergenciais do Poder Público.

O relatório foi entregue ao Ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, que esteve em Campo Grande no dia 19 de julho participando do Fórum de Segurança Pública realizado pela OAB/MS, e na ocasião o Presidente da Comissão acompanhado pelo Presidente da Ordem Mansour Karmouche, contou ao Ministro sobre a necessidade do aumento do efetivo da Polícia Federal na região para melhor atender os refugiados.

Uma força tarefa foi montada pela Polícia Federal e a situação dos refugiados no município foi controlada. O Presidente da Comissão fez questão de agradecer e enaltecer a atuação das entidades envolvidas.

“Venho deixar um registro de elogio a atuação da Polícia Federal, na pessoa do doutor Iuri de Oliveira, a Subseção da OAB de Corumbá, a Defensoria Pública da União, na pessoa da doutora Daniele Osório, a doutora Maria Olívia e ao doutor Pedro Gabriel no Ministério Público Federal e também a sociedade civil de Corumbá, que se uniu em prol dessa causa. Também quero fazer um agradecimento a imprensa, pois pelo trabalho que faz consegue mostrar aquilo que não está sendo visto, despertando sentimento no coração das pessoas e assim elas se mobilizam em prol do próximo”, disse.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche enelteceu o trabalho realizado pelo Comissão e destacou a importância da participação da Ordem em assuntos de interesse da sociedade.

“Quero enaltecer o trabalho realizado pelo Presidente e pela Comissão de refugiados, dignificando a nossa instituição e mostrando mais uma vez para a sociedade quão importante é a participação da Ordem na sociedade, atendendo os reclamos que precisam e principalmente no que tange a dignidade da pessoa humana”.

No dia 3 de agosto será realizada uma Audiência Pública, de iniciativa do MPF, para traçar planos para uma atuação preventiva.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Conscientização
Estudantes de Corumbá participam da 14ª Edição do Fetran/MS
Um ícone
Morre no Rio o apresentador Cid Moreira
Na Capital
Pai de santo acusado de pelo menos 11 estupros prometia "acolhimento" às vítimas
"Minha Casa Minha Vida"
Publicado termo de homologação para construção de 181 unidades habitacionais em Corumbá
Eleições 2024
Segurança nas eleições terá apoio de quatro aeronaves e quase 3 mil policiais
Ação de Governo
Carreira militar ganha dois níveis e aposentados com comorbidades terão isenção
Eleições 2024
Pelo menos nove estados terão Lei Seca durante eleições municipais
Internacional
Cônsul-geral americano visita MS em busca de potencialidades e oportunidades
Em Campo Grande
Mais de 60 filhotes órfãos estão sob cuidados intensivos no hospital veterinário
Desenvolvimento
Primeiro polo de agricultura irrigada de MS abrange 26 municípios nas regiões Centro e Sul

Mais Lidas

Oportunidade
Cidade Dom Bosco está com vaga aberta para instrutor e auxiliar de serviços gerais
Investigação
Corpo de moradora de rua decapitada é encontrado na fronteira da Bolívia com Corumbá
Eleições 2024
Pesquisa aponta intenção de votos para as eleições 2024 em Corumbá
Na Capital
Pai de santo acusado de pelo menos 11 estupros prometia "acolhimento" às vítimas