Menu
domingo, 23 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Comissão dos refugiados haitianos apresenta relatório ao Conselho Seccional

28 julho 2018 - 08h06OABMS

O Presidente da Comissão Provisória de Acompanhamento dos Refugiados Haitianos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Elton Luís Nasser de Mello apresentou na manhã desta sexta-feira (27) ao Conselho um relatório das atividades realizadas e as conquistas alcançadas.

Em visita a Corumbá nos dias 13 e 14 de julho, os membros da Comissão encontraram os refugiados em situação periclitante. Um relatório elaborado pela comissão destacou que a situação dos haitianos em Corumbá era gravíssima e mesmo com a solidariedade da comunidade corumbaense havia uma necessidade de ações conjuntas e emergenciais do Poder Público.

O relatório foi entregue ao Ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, que esteve em Campo Grande no dia 19 de julho participando do Fórum de Segurança Pública realizado pela OAB/MS, e na ocasião o Presidente da Comissão acompanhado pelo Presidente da Ordem Mansour Karmouche, contou ao Ministro sobre a necessidade do aumento do efetivo da Polícia Federal na região para melhor atender os refugiados.

Uma força tarefa foi montada pela Polícia Federal e a situação dos refugiados no município foi controlada. O Presidente da Comissão fez questão de agradecer e enaltecer a atuação das entidades envolvidas.

“Venho deixar um registro de elogio a atuação da Polícia Federal, na pessoa do doutor Iuri de Oliveira, a Subseção da OAB de Corumbá, a Defensoria Pública da União, na pessoa da doutora Daniele Osório, a doutora Maria Olívia e ao doutor Pedro Gabriel no Ministério Público Federal e também a sociedade civil de Corumbá, que se uniu em prol dessa causa. Também quero fazer um agradecimento a imprensa, pois pelo trabalho que faz consegue mostrar aquilo que não está sendo visto, despertando sentimento no coração das pessoas e assim elas se mobilizam em prol do próximo”, disse.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche enelteceu o trabalho realizado pelo Comissão e destacou a importância da participação da Ordem em assuntos de interesse da sociedade.

“Quero enaltecer o trabalho realizado pelo Presidente e pela Comissão de refugiados, dignificando a nossa instituição e mostrando mais uma vez para a sociedade quão importante é a participação da Ordem na sociedade, atendendo os reclamos que precisam e principalmente no que tange a dignidade da pessoa humana”.

No dia 3 de agosto será realizada uma Audiência Pública, de iniciativa do MPF, para traçar planos para uma atuação preventiva.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água
Meio Ambiente
Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
24 horas
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
Tempo
Sábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana
Assistência Social
Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil
meio ambiente
Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal
meio ambiente
Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024
Assistência Social
Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
Saúde
Corumbá recebe recurso federal para compra de raio-X odontológico panorâmico

Mais Lidas

Polícia
Militar de Corumbá preso com supermaconha quebrou o próprio celular no flagrante
Economia
Consignado para CLT entra em vigor nesta sexta-feira, 21
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
Política
Edinaldo propõe isenção de IPTU para pessoas com doenças graves