Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com várias ações na justiça vereador Baianinho será ouvido nesta quinta-feira no Fórum

20 abril 2017 - 10h13Sylma Lima

Várias ações de Investigação Eleitoral ( AIJE) tramitam contra o vereador eleito por Corumbá IRAILTON OLIVEIRA SANTANA, conhecido como Baianinho, (PSDB) na 7º zona eleitoral. Irailton foi eleito com 1.524 votos na coligação “Por Corumbá estamos juntos”.

Publicado nesta manhã, 19/04/2017 no Diário da Justiça Eleitoral, nr. 1716, página 33 a decisão do juiz da 3ª vara civil desta comarca Daniel Escaramela em ouvir ainda hoje o depoimento de Irailton (Baianinho) e testemunhas numa audiência de instrução e julgamento que pode mudar o destino político de Corumbá, caso o vereador seja cassado, vai depender da decisão do juiz para sua permanência no cargo. Se o magistrado optar por medida suspensiva e ele recorre , contudo, deixa o cargo de vereador. No Diário da Justiça constam as seguintes informações:

1.      Avoquei os autos.

2. Intimem-se os representados IRAILTON OLIVEIRA SANTANA, BRUNO VASCONCELOS DE ARRUDA e JOÃO ALVES DE ARRUDA para, no prazo de 10 (dez) dias, regularizarem sua representação processual nos autos.

3. Em complementação à decisão de fls. 784/789, designo audiência de instrução para o dia 20 de abril de 2017, às 13h30min, na sala de audiências da 3.ª Vara Cível desta Comarca. Na ocasião, serão ouvidas, em uma só assentada, as testemunhas arroladas pelas partes, que deverão comparecer independentemente de intimação, a teor do disposto no art. 22, inciso V, da Lei Complementar n.º 64/90.

Entenda o caso

No dia da eleição ( 02/10/2016) a Polícia Federal de Corumbá fez uma ação na casa do então candidato Baianinho, visto denúncia de crime eleitoral na modalidade de compra de votos. O caso corre em segredo de justiça e não se sabe todas as provas e fatos envolvendo a investigação.

Contudo, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul ( TRE-MS) é possível verificar em rápida consulta que o vereador Baianinho tem vários processos eleitoral em que o mesmo é réu, que podem cassar o seu mandato. As duas ações mais preocupantes são as ações de investigação judicial eleitoral ( AIJE) ainda tramitando de números : AIJE-32468 e AIJE-56979, sendo ambas na 7º Zona Eleitoral de Corumbá.

Caso seja cassado pela Justiça Eleitoral de Corumbá, Irailton poderá ainda recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral e até mesmo ao Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal, dependendo da decisão judicial questionada.

O Prefeito eleito de Corumbá Ruiter Cunha ( PSDB) também é alvo de investigação judicial eleitoral junto com o vereador Irailton por prática de crime eleitoral. Contudo, ambos negam a prática do ilícito e inclusive foram diplomados pela Justiça Eleitoral.

Segundo as informações levantadas pela reportagem, no dia da Operação da Polícia Federal (02/10/2016) havia denúncia de transporte irregular de eleitores e compra de votos. Teriam sido apreendidos celulares, computadores e documentos na casa do vereador Irailton, e duas pessoas bolivianas foram presas fazendo o transporte ilegal de eleitores da Bolívia para a Corumbá.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública