Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com prêmio Helô Urt, Município valoriza atuação em defesa dos direitos da mulher

25 março 2019 - 09h13Prefeitura de Corumbá

Comemorando o mês da mulher, a Prefeitura de Corumbá promoveu a entrega do Prêmio Mulher Helô Urt na noite da sexta-feira, 22 de março. A premiação presta homenagem às pessoas que contribuíram para o reconhecimento e valorização das mulheres se destacando nas áreas de Cultura, Meio Ambiente, Cidadania, Personalidade e Sensibilidade de Gênero no trabalho de reforçar o papel feminino na sociedade.

Foram premiados Nara Nazareth Lima (Cultura); Catarina Ramos da Silva, ‘Catarina Guató’(Meio Ambiente); Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira (Cidadania); Claudia Natacha Bassi (Personalidade) e César Freitas Duarte (Sensibilidade de Gênero).

Único homem homenageado com o Prêmio Mulher Helô Urt, o tenente-coronel da Polícia Militar e secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, ressaltou a importância da premiação. “Esse prêmio nos dignifica, é uma iniciativa importante para a sociedade. A luta pelos direitos humanos não deve respeitar fronteiras nem épocas”, disse.

Freitas Duarte recebeu o prêmio Helô Urt na categoria Sensibilidade de Gênero. Nesta categoria são indicados apenas homens que contribuem para a diminuição das desigualdades de gênero, enfrentamento à violência contra a mulher e promovam ações com vistas a maior participação das mulheres. 

Secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, a primeira-dama Amanda Balancieri Iunes, disse se sentir “honrada por estar à frente da Secretaria de Cidadania e promover o cumprimento da lei 2.327/2013 com a realização do Prêmio Helô Urt. A Helô teve uma personalidade marcante e foi fundamental no resgate de ações culturais em Corumbá e na defesa dos direitos humanos em nossa cidade”.

O prefeito Marcelo Iunes destacou que a premiação é importante porque exalta o trabalho e as ações realizadas em defesa dos direitos da mulher. O chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância de Heloísa Urt e da premiação que a homenageia. “A Helô era uma pessoa proativa, que lutava pelas bandeiras que beneficiariam Corumbá e sua sociedade. A Helô merece esse prêmio para lembrar as ações por ela realizada. É uma justa homenagem”, finalizou. O vereador Tadeu Vieira participou do evento representando a Câmara Municipal.

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos e sua Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, o Prêmio Mulher Helô Urt foi criado pela lei municipal 2.327/2013 e realizado pelo quinto ano consecutivo. O evento integrou as atividades da programação do Mês da Mulher.

Helô Urt

Heloísa Urt faleceu aos 61 anos de idade, no dia 23 de novembro de 2011. Helô Urt, como era carinhosamente chamada, tinha graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tinha forte atuação política e era um ícone da cultura corumbaense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública