Menu
sexta, 17 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Com prazos estendidos, 95 mil processos de habilitação devem ser concluídos até dezembro

11 junho 2024 - 09h42Mireli Obando, Detran-MS

Termina em dezembro o prazo do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a conclusão dos processos de primeira habilitação iniciados entre os anos de 2019 a 2023. Deliberação nº 271 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em 27 de dezembro, prorrogou os prazos de todos os processos ativos por mais um ano. 

Ao todo em Mato Grosso do Sul são mais de 95 mil processos ativos que ainda possuem a chance de serem finalizados até 31 de dezembro. Deste total, 8 mil estão na fase de agendamento de exame teórico e 24 mil já se encontram na etapa de agendamento do exame prático de 2 e 4 rodas. Os demais - cerca de 63 mil - são processos de alunos que ainda se encontram na fase de exames de saúde e que ainda não chegaram na etapa de aulas.

No mês de maio o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) disparou e-mails para os candidatos com a orientação para que se organizem, procurem os seus respectivos CFC´s (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

“Nos últimos dois meses, identificamos que cerca de 4 mil processos, desse universo de prorrogados, foram concluídos. No entanto, ainda existem um volume alto de processos em situação ativa, estando metade desse quantitativo na etapa das aulas e exames teóricos e práticos”, alerta Lina Zeinab, gerente de Exames de Habilitação.

Os roteiros dos exames teóricos e práticos da Capital e do interior do Estado podem ser consultados no site www.detran.ms.gov.br no submenu “Roteiro de Exames”. 

A última decisão do Contran, não contempla os cidadãos que começaram o processo de primeira habilitação a partir de 1º de janeiro de 2024. Para estes, o prazo para conclusão permanece sendo de 12 meses, a contar da data do protocolo.

Nos cinco primeiros meses de 2024 foram emitidas 23.736 CNH's decorrentes de processos de primeira habilitação. 

Desistência de uma categoria

Uma situação bastante comum que a Gerência de Exames de Habilitação identifica, é de alunos que abriram o processo para tirar CNH nas categorias A e B, é aprovado no exame prático de uma delas, mas tem muita dificuldade de aprovação na outra. Nestes casos, uma saída pode ser a desistência de categoria que pode ser requerida no Centro de Formação de Condutores (CFC) ou protocolada junto ao Detran-MS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Playlist
Divulgado CD digital dos Sambas de Enredo do Carnaval 2025 de Corumbá
'Declare seu Carinho'
Destine seu imposto de renda para projetos sociais de Corumbá e Ladário
Prestação de Serviço
Rompimento de adutora causa falta de água em Corumbá e Ladário
Meio Ambiente
Governo Federal estuda incentivos para a criação de novas brigadas locais
Calendário
Governo de MS divulga datas de feriados e pontos facultativos para 2025
Calendário
Inscrições para o Prouni 2025 começam dia 24 de janeiro
3.099 vagas
Sai resultado preliminar de concurso para carteiro dos Correios
Economia Nacional
Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
260 mil vagas
Abertas as inscrições para o Sisu 2025
Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra incêndio em terreno baldio e controle de insetos

Mais Lidas

Marco Histórico
Jovem do Cravo vermelho é a 1ª a se inscrever no alistamento feminino em Corumbá
Últimas 24h
Bombeiros impedem tentativa de suicídio no bairro Universitário
Denúncia
Idoso é resgatado com sinais maus tratos em casa no bairro Cristo Redentor
Idoso foi encontrado deitado em cama em forro, usando fralda geriátrica e com uma bolsa de colostomia cheia
Oportunidade
Marinha abre processo seletivo com mais de 800 vagas; 34 são em Ladário