Menu
sábado, 24 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Com portões abertos ao público, Sesi de Dourados sedia etapa regional da OBR 2018

09 agosto 2018 - 10h14Kamilla Marques

Com portões abertos e entrada gratuita, a cidade de Dourados contará com uma programação diferente na agenda deste fim de semana. No sábado (11), a Escola do Sesi vai sediar a etapa regional da OBR 2018 (Olimpíada Brasileira de Robótica), uma competição emocionante com robôs de verdade em que 22 times de escolas públicas e privadas vão se enfrentar em provas que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas, tudo isso com robôs construídos pelos próprios alunos.

Além de escolas de Dourados, também competem instituições de Maracaju, Naviraí e Ponta Porã. As provas começam a partir das 8 horas, no ginásio poliesportivo da Escola do Sesi, que fica na Rua Valdemiro de Souza, 290, na Vila Industrial, e seguem por todo o dia, até às 17 horas. Visitantes de todas as idades podem acompanhar as provas, treinos, avaliações dos jurados e ver de perto como os alunos preparam cada robô para a competição.

Ao final do torneio, serão anunciadas as escolas classificadas para a etapa estadual da OBR, que será realizada em Campo Grande e pode levar os times para a etapa nacional, que neste ano será em João Pessoa, na Paraíba, em novembro. “Aprender a programar, ler algoritmos, se deparar com problemas e encontrar soluções. Tudo isso faz parte da rotina de quem lida com a robótica, área que hoje é considerada estratégica para a indústria e que, desde os primeiros passos, faz parte da grade curricular da rede de escolas do Sesi”, afirmou a analista de educação do Sesi, Glaucia Campos.

Escolas do Sesi

Nesta etapa da OBR em Dourados, as escolas do Sesi vão competir com oito times: três de Dourados (Megamentes One, Two e Three), três de Naviraí (The Vikings 1, 2 e 3) e dois de Maracaju (Sesi Maracaju 1 e 2). Se as equipes repetirem bom o desempenho que o Sesi obteve no fim de semana anterior, quando a etapa regional foi disputada pelas escolas de Campo Grande, Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Corumbá, tem tudo para ir longe.

As escolas garantiram a classificação de seis times: Terminators, de Campo Grande, H.A.F.A., Oneshot e Yin-Yan, de Corumbá, Tera Robotic's, de Três Lagoas, e Alphadroid, de Aparecida do Taboado. Para Glaucia Campos, a participação na OBR 2018 é resultado da preparação constante dos alunos do Sesi para serem futuros profissionais capacitados para atuar na nova era da indústria, a Indústria 4.0.

“A robótica é um caminho importante e lúdico para desenvolver estudantes. Aquele aluno que se desenvolve na robótica está apto a entrar no universo da Indústria 4.0”, concluiu o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla. “Essa é uma área fundamental para a formação profissional, por várias razões. A primeira delas é pelo desenvolvimento do raciocínio dos alunos em ciência e tecnologia”, finalizou.

Confira abaixo o local e horário das provas da OBR 2018:

Data: 11 de agosto (sábado)

Local: Escola do Sesi de Dourados

Endereço: Rua Valdemiro de Souza, 290, Vila Industrial

Horário: 8 às 17 horas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo
Empreendedorismo
Cinco erros que o empresário deve evitar no Marketing e Vendas
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Investigaçã
Famosos em MS, grupos de venda estão 'recheados' de produtos roubados
Saúde
Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões no sorteio deste sábado
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Tempo
Ar seco e quente pode marcar o sábado em Mato Grosso do Sul
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada

Mais Lidas

Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19