Menu
domingo, 09 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Geral

Com Patrulha Maria da Penha, Corumbá é 'Prefeitura Amiga da Mulher'

06 agosto 2018 - 11h00Prefeitura de Corumbá

Com o projeto ‘Patrulha Maria da Penha’, a Prefeitura de Corumbá ganhou o reconhecimento de “Prefeitura Amiga da Mulher”. O selo social premia políticas públicas desenvolvidas pelos municípios no combate e enfrentamento à violência contra a mulher e incentivo ao empreendedorismo feminino.

A escolha foi feita pela Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres com o propósito de fomentar a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas, além de garantias e proteção aos direitos àquelas em situação de violência.

A premiação aconteceu durante o seminário estadual "Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres", realizado em Campo Grande entre os dias 1° e 03 de agosto. O evento discutiu a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio; avaliar o fenômeno da violência de gênero e as politicas de prevenção, proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência existentes em Mato Grosso do Sul. O seminário também marcou o lançamento da campanha “Agosto Lilás”.

Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia de Alecrim de Lima, participou do evento, representando a Prefeitura Municipal de Corumbá, e recebeu o selo social “Prefeitura Amiga da Mulher” das mãos da professora doutora, Bartolina Ramalho Catanante. “Agradeço ao prefeito Marcelo Iunes e a secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Iunes, e a todos que contribuíram para a implantação e em todo o processo”, disse Wânia.

A equipe de Corumbá, participante do seminário estadual "Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres", contou com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social; NASF Saúde; Guarda Municipal; Comissão da OAB/Corumbá; Quilombolas; Movimento Social de Mulheres Voluntárias; UFMS e Conselho da Mulher.

A Patrulha Maria da Penha

Criada pelo prefeito Marcelo Iunes em janeiro deste ano, por meio do Decreto 1.907, a Patrulha Maria de Penha (PMP) tem como objetivo acompanhar e atender mulheres em situação de vulnerabilidade vítimas de violência doméstica e familiar, além de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência. A Guarda Municipal de Corumbá vai ser a responsável pelo desenvolvimento da ação em parceria com a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos.

Inicialmente, a Patrulha vai funcionar com viatura, quatro Guardas Municipais - efetivo que poderá ser ampliado gradativamente - e terá uma Coordenadoria. As equipes da Patrulha vão fazer visitas regulares às vitimas de violência com medidas protetivas. Nas visitas será verificado se a mulher foi agredida, maltratada e também ser houve desrespeito à medida protetiva determinada pela Justiça. Se for constatado o descumprimento da medida, a informação será encaminhada ao Ministério Público e Poder Judiciário. Isso fará com que o juiz adote medida mais gravosa contra o agressor, que pode seja a prisão imediata. O trabalho será realizado em parceria das secretarias especiais de Segurança Pública e Defesa Social e de Cidadania e Direitos Humanos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
Pedestre é atropelado por caminhonete, arremessado e corpo encontrado 1h depois em matagal
Várias testemunhas procuraram corpo por cerca de uma hora
SAÚDE
Cruz Vermelha Internacional completa hoje 158 anos
POLICIAL
Idoso de 86 anos morre após ser atropelado e arrastado em Campo Grande
INTERNACIONAL
Pfizer deve produzir 4 bilhões de doses de vacina contra covid em 2022
GERAL
Sábado é o último dia para matrícula para aprovados da UEMS da 4ª convocação
POLICIAL
Polícia Militar Ambiental resgata tucano atropelado em rodovia
SAÚDE
Centro de Atendimento à Covid-19 está funcionando em novo endereço
GERAL
Procon divulga pesquisa de preços com opções de presentes para o Dia das Mães
GERAL
Pequenos negócios são responsáveis por quase 70% dos empregos gerados em março em MS
GERAL
Senac Corumbá oferece opções de cursos nas áreas de beleza e saúde

Mais Lidas

GERAL
Senac Corumbá oferece opções de cursos nas áreas de beleza e saúde
POLICIAL
Pedestre é atropelado por caminhonete, arremessado e corpo encontrado 1h depois em matagal
POLICIAL
Idoso de 86 anos morre após ser atropelado e arrastado em Campo Grande
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pesquisadores do Estado desenvolvem gel cicatrizante à base de planta nativa