Menu
quarta, 22 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Com Patrulha Maria da Penha, Corumbá é 'Prefeitura Amiga da Mulher'

06 agosto 2018 - 11h00Prefeitura de Corumbá

Com o projeto ‘Patrulha Maria da Penha’, a Prefeitura de Corumbá ganhou o reconhecimento de “Prefeitura Amiga da Mulher”. O selo social premia políticas públicas desenvolvidas pelos municípios no combate e enfrentamento à violência contra a mulher e incentivo ao empreendedorismo feminino.

A escolha foi feita pela Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres com o propósito de fomentar a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas, além de garantias e proteção aos direitos àquelas em situação de violência.

A premiação aconteceu durante o seminário estadual "Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres", realizado em Campo Grande entre os dias 1° e 03 de agosto. O evento discutiu a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio; avaliar o fenômeno da violência de gênero e as politicas de prevenção, proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência existentes em Mato Grosso do Sul. O seminário também marcou o lançamento da campanha “Agosto Lilás”.

Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia de Alecrim de Lima, participou do evento, representando a Prefeitura Municipal de Corumbá, e recebeu o selo social “Prefeitura Amiga da Mulher” das mãos da professora doutora, Bartolina Ramalho Catanante. “Agradeço ao prefeito Marcelo Iunes e a secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Iunes, e a todos que contribuíram para a implantação e em todo o processo”, disse Wânia.

A equipe de Corumbá, participante do seminário estadual "Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres", contou com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social; NASF Saúde; Guarda Municipal; Comissão da OAB/Corumbá; Quilombolas; Movimento Social de Mulheres Voluntárias; UFMS e Conselho da Mulher.

A Patrulha Maria da Penha

Criada pelo prefeito Marcelo Iunes em janeiro deste ano, por meio do Decreto 1.907, a Patrulha Maria de Penha (PMP) tem como objetivo acompanhar e atender mulheres em situação de vulnerabilidade vítimas de violência doméstica e familiar, além de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência. A Guarda Municipal de Corumbá vai ser a responsável pelo desenvolvimento da ação em parceria com a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos.

Inicialmente, a Patrulha vai funcionar com viatura, quatro Guardas Municipais - efetivo que poderá ser ampliado gradativamente - e terá uma Coordenadoria. As equipes da Patrulha vão fazer visitas regulares às vitimas de violência com medidas protetivas. Nas visitas será verificado se a mulher foi agredida, maltratada e também ser houve desrespeito à medida protetiva determinada pela Justiça. Se for constatado o descumprimento da medida, a informação será encaminhada ao Ministério Público e Poder Judiciário. Isso fará com que o juiz adote medida mais gravosa contra o agressor, que pode seja a prisão imediata. O trabalho será realizado em parceria das secretarias especiais de Segurança Pública e Defesa Social e de Cidadania e Direitos Humanos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Governo de MS abre edital de R$ 400 mil para projetos culturais de moda e design
Fórum Econômico
Mato Grosso do Sul encabeça debate sobre transição energética em Zurique
Homem Pantaneiro
Com marco na tradição, primeira comitiva de gado Angus cruza de Aquidauana a Corumbá
Ferimentos leves
Pacientes envolvidos em acidente na BR 262 receberam alta e estão de volta à Corumbá
Após seca histórica
Chuvas recentes ajudam na recuperação do rio Paraguai
Sonho Ladarense
Iniciam obras da Casa de Parto de Ladário
MapBiomas
Ano de 2024 registrou aumento de 79% de áreas queimadas no Brasil
Benefício Social
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
Incentivo
Edital do IFMS seleciona estudantes para recebem bolsas de até R$ 700
Cultura e Educação
Inscrições para o Moinho Cultural iniciam dia 24 de janeiro para crianças de 7 à 9 anos

Mais Lidas

Entrevista
Empresa vencedora da PPP de iluminação pública está incomunicável, diz prefeito Gabriel Oliveira
Plantão
Fumaça denuncia incêndio em oficina mecânica no centro
Ferimentos leves
Pacientes envolvidos em acidente na BR 262 receberam alta e estão de volta à Corumbá
BR 163
Carro é flagrado a 200 km por hora na rodovia que mais mata em MS