Menu
sábado, 08 de maio de 2021
Governo - O Estado que cresce - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Com orientações, Procon registra quase o dobro de reclamações de 2017

27 agosto 2018 - 10h19Prefeitura de Corumbá

A Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Corumbá) registrou quase o dobro de reclamações nos oito primeiros meses de 2018 em comparação ao mesmo período do ano passado. Na mesma faixa temporal o total de atendimentos cresceu em mais de 30%. As estatísticas confirmam a credibilidade do órgão junto ao consumidor corumbaense e a política do prefeito Marcelo Iunes em garantir à população o acesso às ferramentas para o exercício pleno da cidadania.

Nos dois primeiros quadrimestres deste ano, o Procon Corumbá registrou 410 reclamações e efetuou 2.100 atendimentos. No mesmo período de 2017, foram 210 reclamações e 1.612 atendimentos. As estatísticas indicam crescimento de 95,3% nas reclamações e de 30,3% no total de consumidores atendidos. O levantamento contabiliza dados referentes aos períodos de 1° de janeiro de 2017 a 24 de agosto de 2017 e o mesmo recorte temporal de 2018.

“Os números retratam a credibilidade do serviço oferecido pelo Procon em Corumbá e a preocupação do prefeito em dar melhor atendimento à população. O volume de pessoas que buscou o serviços superou a marca de 2 mil consumidores efetuando reclamações. Isso passa pela credibilidade e política do Procon de levar informação e orientação aos consumidores sobre seus direitos para que possam exercer melhor sua cidadania”, explicou o diretor-executivo do Procon Corumbá, Alexandre Vasconcellos.

As empresas de telefonia são as que registram o maior número de reclamações entre os consumidores. “As campeãs de reclamação continuam sendo as empresa de telefonia e o Procon, este ano, já aplicou multa de mais de R$ 100 mil para uma empresa de telefonia e abriu processo administrativo contra outra empresa, que apresentou plano de investimento no sistema de telefonia. O Procon vem acompanhando e observou que houve melhora, mas tem muito a avançar ainda. Também abrimos processo administrativo contra uma loja que praticava venda casada. A direção dessa empresa está encaminhando, de Cuiabá, representantes jurídicos para reunião com o Procon de Corumbá’, disse o diretor-executivo da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Alexandre Vasconcellos esclareceu que o consumidor deve procurar a Agência para realizar qualquer reclamação consumerista. “O Procon é o local correto para reclamações. Muitas vezes as pessoas reclamam em redes sociais e não vão ao Procon para que tenha sua demanda atendida. Pode até fazer a reclamação via rede social, mas não há como cobrar uma ação do órgão por conta daquela reclamação. Se vai ao Procon, a empresa pode até ser punida ao final do processo. Pode fazer a reclamação nas redes sociais, mas a efetividade das ações é no Procon. O consumidor deve nos procurar para tirar dúvidas, abrir reclamação, efetuar denúncia. É só trazer documentos pessoais e a documentação que prova a transação comercial que efetuou”, afirmou o responsável pelo Procon Corumbá.

O Procon Corumbá funciona na rua Sete de Setembro, 222, entre as ruas Delamare e 13 de Junho, no Centro. O horário de atendimento é das 07h30 às 13h30.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
PM presenteia criança que sonha ser policial militar em seu aniversário
POLICIAL
PM de Corumbá Intensifica Patrulhamento e Fiscalização em Área Rural
GERAL
Em visita ao Governo do Estado Bia Cavassa acompanha projetos para a região pantaneira
SAÚDE
MS recebe neste sábado novo lote de vacinas da Coronavac para aplicação da segunda dose
CORONAVÍRUS
Levantamento mostra que 17% das mortes por covid em MS eram de pacientes sem comorbidade
GERAL
Detentos bolivianos em Corumbá recebem assistência de Consulado
GERAL
Energisa alerta para consumo consciente da energia elétrica em tempos de home office e aulas on-line
Com mudança na bandeira tarifária, consumidores precisam adotar práticas sustentáveis para evitar desperdício e fazer o uso consciente da energia
EDUCAÇÃO
Reforma e adequação da escola Pedro Paulo de Medeiros começa nesta segunda
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam anta com mais de 200 kg de piscina em clube
ESPORTE
Vereadores sugerem construção de pista de Mountain Bike em área no Dom Bosco

Mais Lidas

POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
OPERAÇÃO PF
PF deflagra Operação Grão Branco de combate ao tráfico internacional de drogas
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 494 Kg de maconha e 7 Kg de skunk na BR-262
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal