Menu
quarta, 20 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Com MEC, prefeito assina autorização para abertura do curso de Medicina em Corumbá

21 março 2018 - 13h46Assessoria PMC

O prefeito Marcelo Iunes assinou a autorização para abertura do curso de Medicina em Corumbá. A assinatura do Termo de Compromisso aconteceu diretamente com o ministro da Educação, Mendonça Filho, na tarde desta terça-feira, 20 de março, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A graduação será oferecida por instituição de educação superior privada.

Com o termo para funcionamento do curso de graduação em Medicina, o dirigente municipal e o gestor local do SUS garantem a disponibilização para a Instituição de Educação Superior (IES) vencedora do certame, a estrutura de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde necessários para a implantação e para o funcionamento do curso de graduação em Medicina.

“Foi um dia muito especial para Corumbá e que ficará na história do nosso município. Assinamos a liberação do funcionamento do curso de Medicina por instituição de ensino superior particular em nossa cidade”, afirmou Iunes destacando que “o povo de Corumbá se sente honrado” com essa implantação, que “era um sonho de muitos anos de todos na cidade”.

O chefe do Executivo afirmou também que a implantação do curso em Corumbá transformará o município num “grande polo educacional”. Na avaliação do prefeito, a faculdade de Medicina trará ainda “geração de renda e recursos para a economia corumbaense”.

Apoios ao curso

Desde novembro do ano passado, quando assumiu a Administração Municipal, o prefeito Marcelo Iunes vem trabalhando pela liberação do funcionamento do curso de Medicina, oferecido por instituição de educação superior privada. Um dos primeiros compromissos de Iunes no comando da Prefeitura de Corumbá foi articular uma reunião em Brasília com a bancada federal sul-mato-grossense para tratar da questão.

Marcelo Iunes destacou os apoios do governador Reinaldo Azambuja; do ministro da Educação, Mendonça Filho; dos senadores Waldemir Moka e Pedro Chaves; dos deputados federais Tereza Cristina e Geraldo Rezende, além dos demais parlamentares da bancada federal sul-mato-grossense que trabalharam para trazer o curso para Corumbá.

Novo patamar em saúde

Participando da assinatura do Termo de Compromisso em Brasília, o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, ressaltou que a instalação da graduação em Medicina coloca Corumbá em um nível mais elevado na saúde pública do Brasil.

“Corumbá está entrando em um novo patamar na saúde pública do país. Teremos o fortalecimento da regionalização e descentralização da saúde. Nossa população só tem a ganhar. Especialidades, exames, diagnósticos, tratamentos já poderão ser feitos aqui tão logo aconteça a formação da primeira turma de médicos. É uma grande vitória população corumbaense”, disse o secretário municipal. Ele ressaltou a atuação do prefeito Marcelo Iunes no processo. “Era um projeto que estava parado há muito tempo, em quatro meses o prefeito Marcelo Iunes mobilizou apoio e promoveu uma ampla articulação política; foi ao Ministério e nesta terça-feira assinou a autorização”, completou.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Pandemia ainda não acabou: MS registra mais de mil casos em apenas um dia
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova
POLICIAL
PRF recupera dois veículos em MS que seriam levados para a Bolívia
JUSTIÇA
Alexandre de Moraes nega HC para anular seis prisões e mandar Jamil Name para casa
p
ECONOMIA
Preço da gasolina começa o ano acima do valor registrado em todos os meses de 2020
Combustível está 19,5% acima da média do mês com preços mais baixos de 2020
DEFESA CIVIL
Com previsão de mais chuva, Defesa Civil orienta população que mora em áreas de risco
EDUCAÇÃO
Professores dão dicas para o segundo dia de provas do Enem
GERAL
MPT divulga nota técnica sobre medidas de proteção a trabalhadoras gestantes
GERAL
Comando do 6º Distrito Naval abre inscrições para concurso de nível superior
GERAL
INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro

Mais Lidas

POLICIAL
Empresário de MS é preso durante Operação da Polícia Civil contra crime organizado
SAÚDE
Servidora há 30 anos, Vitória aplicou primeiras doses da vacina contra COVID-19 em Corumbá
PRIMEIROS IMUNIZADOS
Corumbá e Ladário já tem os primeiros imunizados contra a Covid-19
GERAL
Justiça do Trabalho leva sinal de internet para guatós que vivem isolados no Pantanal