Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Com MEC, prefeito assina autorização para abertura do curso de Medicina em Corumbá

21 março 2018 - 13h46Assessoria PMC

O prefeito Marcelo Iunes assinou a autorização para abertura do curso de Medicina em Corumbá. A assinatura do Termo de Compromisso aconteceu diretamente com o ministro da Educação, Mendonça Filho, na tarde desta terça-feira, 20 de março, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A graduação será oferecida por instituição de educação superior privada.

Com o termo para funcionamento do curso de graduação em Medicina, o dirigente municipal e o gestor local do SUS garantem a disponibilização para a Instituição de Educação Superior (IES) vencedora do certame, a estrutura de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde necessários para a implantação e para o funcionamento do curso de graduação em Medicina.

“Foi um dia muito especial para Corumbá e que ficará na história do nosso município. Assinamos a liberação do funcionamento do curso de Medicina por instituição de ensino superior particular em nossa cidade”, afirmou Iunes destacando que “o povo de Corumbá se sente honrado” com essa implantação, que “era um sonho de muitos anos de todos na cidade”.

O chefe do Executivo afirmou também que a implantação do curso em Corumbá transformará o município num “grande polo educacional”. Na avaliação do prefeito, a faculdade de Medicina trará ainda “geração de renda e recursos para a economia corumbaense”.

Apoios ao curso

Desde novembro do ano passado, quando assumiu a Administração Municipal, o prefeito Marcelo Iunes vem trabalhando pela liberação do funcionamento do curso de Medicina, oferecido por instituição de educação superior privada. Um dos primeiros compromissos de Iunes no comando da Prefeitura de Corumbá foi articular uma reunião em Brasília com a bancada federal sul-mato-grossense para tratar da questão.

Marcelo Iunes destacou os apoios do governador Reinaldo Azambuja; do ministro da Educação, Mendonça Filho; dos senadores Waldemir Moka e Pedro Chaves; dos deputados federais Tereza Cristina e Geraldo Rezende, além dos demais parlamentares da bancada federal sul-mato-grossense que trabalharam para trazer o curso para Corumbá.

Novo patamar em saúde

Participando da assinatura do Termo de Compromisso em Brasília, o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, ressaltou que a instalação da graduação em Medicina coloca Corumbá em um nível mais elevado na saúde pública do Brasil.

“Corumbá está entrando em um novo patamar na saúde pública do país. Teremos o fortalecimento da regionalização e descentralização da saúde. Nossa população só tem a ganhar. Especialidades, exames, diagnósticos, tratamentos já poderão ser feitos aqui tão logo aconteça a formação da primeira turma de médicos. É uma grande vitória população corumbaense”, disse o secretário municipal. Ele ressaltou a atuação do prefeito Marcelo Iunes no processo. “Era um projeto que estava parado há muito tempo, em quatro meses o prefeito Marcelo Iunes mobilizou apoio e promoveu uma ampla articulação política; foi ao Ministério e nesta terça-feira assinou a autorização”, completou.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro