Menu
sábado, 31 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Com frio e neblina corumbaense evita sair de casa

22 agosto 2018 - 10h41Sylma Lima

As 8:30h da manhã desta quarta-feira,22 de Agosto, poucos corumbaenses se arriscaram a sair de  casa. Lojas abrindo as portas em meio à neblina que cessou dando lugar para garoa fina e intermitente. Desde o ultimo domingo,19, os corumbaenses estão enfrentando esta onda de frio, que só tem previsão para amenizar na próxima semana. Ainda assim, segundo meteorologistas, a temperatura deve se manter amena, com clima típico de inverno, como poucas vezes ocorreu nesta região conhecida pelo calor  intenso e sol o ano inteiro.

Desacostumados com o frio a população se intimida e acaba se recolhendo mais cedo. Poucos permanecem nas ruas após as 19h. Até mesmo bares e restaurantes tem sentido a diferença. Em 2017 teve não frio por estes lados da Fronteira Oeste Brasileira, divisa com a Bolívia que este ano já nevou várias vezes nas regiões  mais altas como Sucre e Solar do Uyuni.

Nesta terça-feira 21 de agosto completamos dois meses de inverno no Hemisfério Sul. A estação começou oficialmente em 21 de junho.

O inverno deste ano ainda não acabou, mas com o que se observa até agora, já se pode afirmar que a estação está sendo mais fria do que a temporada de 2017. As condições atípicas da primeira quinzena de agosto de 2018, com mais umidade do que normal e o frio persistente no centro-sul do país, não representam a média de toda a estação.

Agosto úmido e frio

Ainda, segundo meteorologistas do Climatempo, o que fez a chuva e o frio voltarem a ocorrer no Brasil em agosto de 2018, foi a quebra de um  bloqueio. "A quebra do bloqueio atmosférico e o aquecimento da costa do Peru, possibilitou a passagem das frentes frias do Sul para o Sudeste e consequentemente uma maior amplitude das ondas de frio. O ar polar conseguiu maior penetração pelo interior do Brasil. Na primeira quinzena de agosto, com a maior frequência da passagem do ar polar, o centro-sul do Brasil registrou temperaturas mais baixas, dando então uma cara mais de inverno. A primeira quinzena de agosto foi mais úmida em algumas áreas centrais do que no ano anterior, o que manteve as temperaturas mais amenas.”

Fazer frio em agosto não é incomum. Em 2013, tivemos vários episódios de neve no mês de agosto. O que foi muito atípico na primeira quinzena foi a chuva. O frio (e os dias úmidos), na primeira quinzena de agosto de 2018, na cidade São Paulo foi tão atípico, que mascarou a realidade do inverno “quente” (e seco) pelo qual a maioria das áreas do centro-sul do país está passando.

Agosto de 2018 está sendo, sim, mais frio do que agosto de 2017 no centro-sul do Brasil, de forma geral, mas julho foi mais quente do que a média.

O que vem por aí...

Ainda, teremos a passagem de mais frentes frias até o final do agosto e muitas áreas do interior do país ainda podem fechar este mês com temperaturas abaixo da média. Com dois meses de inverno transcorridos, não se pode afirmar que o inverno de 2018 vai terminar mais frio do que a média. 

Até agora, o frio da primeira quinzena de agosto está compensando o calor de julho no centro-sul do país. Setembro ainda pode começar com episódios de temperaturas baixas no centro-sul do Brasil, mas que logo voltam a subir. Pensando em uma média de todo o período, o Inverno poderá fechar com temperaturas dentro a acima da média.

Clima Tempo

Corumbá

Confiram a temperatura neste momento em Corumbá: 14 graus, nublado, com garoa fina, umidade relativa do ar em 85%. A máxima prevista é de 23 graus e o céu deve limpar a noite. A quinta-feira pode ter sol, mas ainda assim o ar gelado permanece no Pantanal. A mínima prevista para esta quinta-feira,23 de Agosto é de 23 graus e máxima de 30 graus. Sexta-feira,24 e sábado,,25, a temperatura pode cair novamente chegando a 11 graus. Sábado,26 e domingo 27, o sol pode sair, mas o frio vai ser mais intenso em torno de 10 graus. Retirem os casacos e cobertores do armário porque o inverno esta mostrando as caras  em uma das regiões mais quentes do Brasil.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Trio é preso por descaminho em ônibus irregular
Pedido Liminar
MPT pede suspensão de portarias do governo federal que altera normas de segurança no trabalho
Imunização
Veja quem pode se vacinar nesta sexta (30) em Corumbá
Calendário
Primeira parcela do IPTU 2021 vence hoje (30)
Açãode Marketing
Equipe do Bonito CVB visita Corumbá para parceria de divulgação turística
Pagamento Liberado
Servidores do município recebem salários de julho hoje (30)
Receptação
Homem vai parar na Delegacia por moto comprada no Trocas
Calendário
Inscrições para o Fies 2021.2 terminam às 23h59 de hoje (30)
Bombeiros
Incêndio destrói casa de madeira no bairro Industrial
GAPA
Grupo recebe R$ 40 mil para projeto de castração animal em Corumbá

Mais Lidas

Receptação
Homem vai parar na Delegacia por moto comprada no Trocas
Fronteira
Bilhete com ameaças foi deixado sobre sacos com partes do corpo de rapaz sequestrado em MS
Flagrante
Trio é preso por descaminho em ônibus irregular
Imunização
Veja quem pode se vacinar nesta sexta (30) em Corumbá