Menu
quinta, 26 de maio de 2022
Festival da Carne
Andorinha Institucional
Geral

Com espetáculos, mediação em escolas e cursos para artistas, Cia realiza 'Dançurbana em Casa'

Toda programação é gratuita

14 maio 2022 - 09h23Assessoria

De maio até setembro, a Cia Dançurbana abre as portas com o projeto ´Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais´. A companhia abre a sua casa para crianças, jovens e adultos, com apresentações de espetáculos de seu repertório (parte deles com audiodescrição), cursos de aperfeiçoamento para os seus artistas e artistas da comunidade e, ações de formação em seis escolas da capital, por meio de oficina de mediação artística. A primeira ação será uma contrapartida social, um curso para profissionais da área da dança, com o tema ´Dança e Acessibilidade´, neste sábado (14), às 9 horas, no Moinho Cultural em Corumbá. Este projeto é realizado com o patrocínio do Instituto Cultural VALE e do Comper, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O projeto ´Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais´ está diretamente relacionado as ações que a companhia realiza frequentemente, visando manter, aprimorar e ampliar a sua atuação, além de promover o acesso aos bens culturais e a inclusão sociocultural para deficientes visuais por meio de apresentações de espetáculos com audiodescrição e da criação de mais um roteiro áudio descritivo para um espetáculo de dança do seu repertório. A Cia Dançurbana foi a primeira companhia de dança de MS a apresentar um espetáculo para pessoas com deficiência visual no Estado; é pioneira tanto em tradução em libras quanto em audiodescrição. 

“Com este projeto nosso propósito é conseguir difundir, cada vez mais, os nossos espetáculos (para todos os públicos!), levar a dança para crianças e jovens nas escolas e capacitar a nossa equipe (artistas e gestores) e nossos colegas artistas, por meio de cursos de aperfeiçoamento. Vamos abrir as portas da nossa casa para a comunidade conhecer e apreciar nossos espetáculos e para aprender conosco”, destaca Marcos Mattos, diretor da Cia Dançurbana.

Casa aberta com espetáculos para todos os públicos!

Ao todo o projeto contará com 12 apresentações de espetáculos do repertório da Cia Dançurbana. Serão apresentados os espetáculos ´K-ZUU´ (para crianças entre 0 e 7 anos), ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´ (crianças entre 7 e 14 anos)  e ´Poracê – O outro de nós´ (classificação livre), além dos solos ´Talvez seja isso´ (para maiores de 12 anos) e ´Nu(m) corpo só´ (para maiores de 16 anos), em escolas e na Casa de Ensaio; sendo quatro apresentações com audiodescrição. 

dança urbana em casaO projeto te 

De portas abertas para o conhecimento!

Serão seis ações de formação/oficina de mediação artística para alunos em seis escolas municipais, sendo 36 horas de atividades em cada escola. E, ao final das oficinas, os alunos terão a oportunidade de apreciar um espetáculo de dança. Já para os artistas e gestores da companhia e da comunidade serão oferecidos três cursos de aperfeiçoamento artístico, com 20 horas cada: curso de metodologia do ensino das danças urbanas, curso de figurino e curso de improvisação e criação em dança. Também será criado mais um roteiro áudio descritivo de um espetáculo de dança do repertório da companhia.

“E como contrapartida social vamos realizar o curso `Dança e Acessibilidade´ no próximo sábado (14), em Corumbá, para contar sobre a nossa experiência, sobre como a gente vem desenvolvendo e se aproximando desse lugar, de pensar uma dança acessível para todos”, completa Marcos Mattos.
Em maio, além do curso `Dança e Acessibilidade´ no próximo sábado (14), em Corumbá, o projeto traz uma apresentação do espetáculo ´R.U.I.A´ com audiodescrição no dia 20, às 16 horas, na Casa de Ensaio. Em julho, nos dias 01 e 02, às 19h30, na Casa de Ensaio, a programação traz a apresentação do solo ´Talvez Seja Isso´ com Jack Mourão; no dia 01 o espetáculo será com audiodescrição. Acompanhe as próximas ações do projeto ´Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais´ pelas redes sociais da companhia: Fanpage e Instagram. Mais informações em www.dancurbana.com.br.

 

Realização: Cia Dançurbana
Patrocínio: Instituto Cultural VALE e Comper
Apoio: Casa de Ensaio

Maio Laranja_MPE-MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Informe Publicitário
Com cortes nobres e muito sabor, Festival da Carne de MS integra programação do Fasp
Lista Publicada
IFMS convoca candidatos para heteroidentificação
Novos Brigadistas
Prevenção a incêndios no Pantanal gera economia de gastos e preservação
Fiscalização
Casal é preso com 70,1 Kg de cocaína e 3,5 Kg de skunk na BR 262
Ação Conjunta
Corpo do homem que caiu no Rio é encontrado 10 m de distância do local do acidente
Economia
Adesão ao REFIS pode ser feita até 11 de julho; pagamento em cota única tem 100% de desconto
No Centro
Vereador pede recuperação de pavimento da Cabral para melhorar tráfego de veículos
Fiscalização
MPF aponta irregularidades nas pesquisas do Instituto Ranking em MS
Kadwéus
Dupla é presa com simulacro e celular roubado
Segurança Pública
Polícia Civil anuncia Unidade da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário para Corumbá

Mais Lidas

Informe Publicitário
Com cortes nobres e muito sabor, Festival da Carne de MS integra programação do Fasp
Aguardando Licitação
Até concluir licitação, estudantes do IFMS de Corumbá recebem merenda que não precisa de cozimento
Ação Conjunta
Corpo do homem que caiu no Rio é encontrado 10 m de distância do local do acidente
Segurança Pública
Polícia Civil anuncia Unidade da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário para Corumbá