Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com espetáculos, mediação em escolas e cursos para artistas, Cia realiza 'Dançurbana em Casa'

Toda programação é gratuita

14 maio 2022 - 09h23Assessoria

De maio até setembro, a Cia Dançurbana abre as portas com o projeto ´Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais´. A companhia abre a sua casa para crianças, jovens e adultos, com apresentações de espetáculos de seu repertório (parte deles com audiodescrição), cursos de aperfeiçoamento para os seus artistas e artistas da comunidade e, ações de formação em seis escolas da capital, por meio de oficina de mediação artística. A primeira ação será uma contrapartida social, um curso para profissionais da área da dança, com o tema ´Dança e Acessibilidade´, neste sábado (14), às 9 horas, no Moinho Cultural em Corumbá. Este projeto é realizado com o patrocínio do Instituto Cultural VALE e do Comper, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O projeto ´Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais´ está diretamente relacionado as ações que a companhia realiza frequentemente, visando manter, aprimorar e ampliar a sua atuação, além de promover o acesso aos bens culturais e a inclusão sociocultural para deficientes visuais por meio de apresentações de espetáculos com audiodescrição e da criação de mais um roteiro áudio descritivo para um espetáculo de dança do seu repertório. A Cia Dançurbana foi a primeira companhia de dança de MS a apresentar um espetáculo para pessoas com deficiência visual no Estado; é pioneira tanto em tradução em libras quanto em audiodescrição. 

“Com este projeto nosso propósito é conseguir difundir, cada vez mais, os nossos espetáculos (para todos os públicos!), levar a dança para crianças e jovens nas escolas e capacitar a nossa equipe (artistas e gestores) e nossos colegas artistas, por meio de cursos de aperfeiçoamento. Vamos abrir as portas da nossa casa para a comunidade conhecer e apreciar nossos espetáculos e para aprender conosco”, destaca Marcos Mattos, diretor da Cia Dançurbana.

Casa aberta com espetáculos para todos os públicos!

Ao todo o projeto contará com 12 apresentações de espetáculos do repertório da Cia Dançurbana. Serão apresentados os espetáculos ´K-ZUU´ (para crianças entre 0 e 7 anos), ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´ (crianças entre 7 e 14 anos)  e ´Poracê – O outro de nós´ (classificação livre), além dos solos ´Talvez seja isso´ (para maiores de 12 anos) e ´Nu(m) corpo só´ (para maiores de 16 anos), em escolas e na Casa de Ensaio; sendo quatro apresentações com audiodescrição. 

dança urbana em casaO projeto te 

De portas abertas para o conhecimento!

Serão seis ações de formação/oficina de mediação artística para alunos em seis escolas municipais, sendo 36 horas de atividades em cada escola. E, ao final das oficinas, os alunos terão a oportunidade de apreciar um espetáculo de dança. Já para os artistas e gestores da companhia e da comunidade serão oferecidos três cursos de aperfeiçoamento artístico, com 20 horas cada: curso de metodologia do ensino das danças urbanas, curso de figurino e curso de improvisação e criação em dança. Também será criado mais um roteiro áudio descritivo de um espetáculo de dança do repertório da companhia.

“E como contrapartida social vamos realizar o curso `Dança e Acessibilidade´ no próximo sábado (14), em Corumbá, para contar sobre a nossa experiência, sobre como a gente vem desenvolvendo e se aproximando desse lugar, de pensar uma dança acessível para todos”, completa Marcos Mattos.
Em maio, além do curso `Dança e Acessibilidade´ no próximo sábado (14), em Corumbá, o projeto traz uma apresentação do espetáculo ´R.U.I.A´ com audiodescrição no dia 20, às 16 horas, na Casa de Ensaio. Em julho, nos dias 01 e 02, às 19h30, na Casa de Ensaio, a programação traz a apresentação do solo ´Talvez Seja Isso´ com Jack Mourão; no dia 01 o espetáculo será com audiodescrição. Acompanhe as próximas ações do projeto ´Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais´ pelas redes sociais da companhia: Fanpage e Instagram. Mais informações em www.dancurbana.com.br.

 

Realização: Cia Dançurbana
Patrocínio: Instituto Cultural VALE e Comper
Apoio: Casa de Ensaio

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Obrigatório
Aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Ministério Público
Empresa alega que "poeira de minério" tem causado morte de animais na zona rural de Corumbá
MPMS instaurou inquérito para apurar a denúncia apresentada por empresa proprietária de Fazenda na região de Maria Coelho
Campeonato
Torneio Centro-Oeste de Natação atrai 470 atletas para Campo Grande
Calendário
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Em Jardim
Ação conjunta apreende 12 toneladas de maconha; a maior do ano
Plantão
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nas últimas 24 horas

Mais Lidas

Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério