Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com apoio do Sebrae, artesãs de MS participam de maior feira de artesanato da América Latina

25 julho 2019 - 09h01Kamilla Marques

Em mais uma ação do Sebrae/MS para fomentar o turismo, as marcas sul-mato-grossenses Ateliê Ihaycoti e Fibra Morena conseguiram apoio para participar da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte 2019), realizada de 3 a 14 de Julho em Olinda (PE). O evento é o maior deste tipo na América Latina, e reuniu mais de 300 mil visitantes em 11 dias.

As marcas representaram um grupo de 60 artesãos de Mato Grosso do Sul, e a venda conjunta na feira resultou em R$ 190 mil. A artesã e proprietária do Ateliê Ihaycoti Leslie Basse Gaffuri participa da Fenearte há 12 anos, mas afirma que em 2019 conseguiu o maior volume de vendas. Com a argila, ela cria em cerâmica bonecas indígenas, adornos de ave sul-mato-grossenses, entre outros produtos com o toque regional. A habilidade para empreender e definir o design das peças foi aperfeiçoada após consultorias realizadas no Sebrae/MS.

"Foi quando consegui criar um produto para mim, agora estamos colhendo os frutos, descobri que ser artesã é ser uma grande empreendedora, a gente consegue ganhar dinheiro fazendo um bom trabalho com qualidade, foi isso que aprendi", afirma Leslie.

Outra artesã que foi expor na Fenearte é Lucimar Maldonado, da Fibra Morena. A empresa utiliza fibras naturais, como a folha de bananeira, para produzir diversos produtos, que vão desde utilitários como tapetes até acessórios. "No Sebrae, construí meu plano de negócios, passei por consultorias de formação de preço, marketing, design de produtos, conhecimento de mercado. O resultado na feira é sempre surpreendente, a cada ano conseguimos atingir uma nova meta", comenta.

A ida das artesãs foi apoiada pelo projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), dentro do MS Investe Turismo, uma série de ações realizadas pelo Sebrae/MS para aumentar a competitividade dos destinos turísticos do Estado. As ações incluem capacitações para inteligência comercial, inserção tecnológica das empresas e aprimoramento da experiência ofertada ao turista.

De uma cartela de 100 clientes atendidos pelo DTI no Estado, 20 são de artesanato. A área integra a economia criativa, um dos setores ligados ao turismo. Para a analista técnica da instituições de apoio aos pequenos negócios, Anekelly Oliveira Machado, a participação das artesãs na Fenearte 2019 representa uma ampliação de mercado. "Com esta ampliação, outros estados e turistas começam a entender um pouco mais a nossa cultura, e ficam curiosos para conhecer o Estado".

O projeto inclui também orientações para melhorar o produto. No ano passado, as duas artesãs participaram de uma oficina de design com o designer Sergio Matos. Elas então criaram uma linha específica, tornando os produtos mais atrativos para o mercado.

Sebrae Inspira Inovação na SBPC 2019
A Ateliê Ihaycoti e a Fibra Morena podem ser visitadas pelo público no Sebrae Inspira Inovação na SBPC 2019 até o dia 27 de julho, na UFMS em Campo Grande. O espaço fica na região do Complexo Esportivo, na Cidade Universitária, na Avenida Costa e Silva, s/nº. A programação completa está disponível em www.sebraeinspira.com.br/sbpc.

 

Com informações de Sebrae.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública