Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com a presença de atletas olímpicos, Corumbá sedia o 28º Brasileiro de Canoagem Maratona

19 novembro 2020 - 08h02Assessoria

Corumbá vai sediar no próximo final de semana, dias 21 e 22 de novembro, o 28º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). As disputas ocorrerão nas águas do Rio Paraguai, com largada no Porto Geral.

Devido à paralisação das atividades esportivas por conta do novo coronavírus (Covid-19), esta será a primeira e única competição nacional de canoagem maratona do ano, seguindo protocolos rígidos de biossegurança. Na Capital do Pantanal serão conhecidos os campeões brasileiros da temporada, nos gêneros feminino e masculino.

De acordo com a Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul (FCaMS), o campeonato receberá cerca de 100 participantes. Além de Mato Grosso do Sul, haverá competidores de Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. O evento contará ainda com a presença de dois canoístas olímpicos: o brasileiro Roberto Maehler e o cubano Jorge Garcia, que estivaram nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro-RJ.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, receber o Brasileiro de Canoagem Maratona demonstra a força da modalidade em Mato Grosso do Sul. “Temos trazidos grandes eventos ao nosso Estado e o Brasileiro de Canoagem é um deles. Com certeza, mostra a força da canoagem sul-mato-grossense, tanto na realização de eventos, quanto esportivamente, já que temos vários atletas de diversas categorias disputando competições a nível nacional e até mesmo internacional. Isso só vem a confirmar que Mato Grosso do Sul é uma das potências da canoagem brasileira”.

O presidente da FCaMS, Rafael Girotto, enfatiza que o Rio Paraguai é um acréscimo de adrenalina aos atletas. “Esse é um rio histórico para nossa região e também ao país. Ter um campeonato em meio ao Pantanal, no Rio Paraguai, traz um glamour ao evento. Todos os atletas já vêm empolgados, porque é algo a mais, uma adrenalina. Os canoístas normalmente estão acostumados a remar em represas e rios não tão famosos quanto o Paraguai. Tem aquele charme de ser no meio do Pantanal. Então, isso só vem a agregar e atrair mais participantes”.

“Para a gente, é uma honra receber um evento tão importante aqui no Estado. Os nossos atletas estão bem animados, porque terão a oportunidade de disputar um título nacional dentro de casa. Então, isso traz uma responsabilidade e um peso a mais, porém é incentivo de poder defender ou conquistar o título em Mato Grosso do Sul”, completa Girotto.

 

As provas, com percursos de cinco, 10 e 20 quilômetros, serão disputadas nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior, máster (A, B, C e D) e open, e na canoagem adaptada/paralímpica nas categorias L1, L2, L3 e open. Os tipos de embarcação serão caiaque (classes K1 escola, K1/K2 e K1 (embarcação até 4,5 metros) e canoa (C1/C2). Já na paracanoagem, estarão na água caiaques nas classes K1, V1 e turismo.

O 28º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona está sendo organizado pela Federação Estadual de Canoagem (FCaMS), com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), em parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá. O Governo do Estado, via Fundesporte, é o principal apoiador do evento.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal