Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Pantanal Tec - UEMS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Colégio Eleitoral da UFMS mantém Camila Ítavo em primeiro lugar na lista tríplice

25 maio 2024 - 11h09Redação

Nesta sexta-feira (24), o Colégio Eleitoral da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) definiu as listas tríplices para reitor e vice-reitor para o mandato de 2024 a 2028. Camila Ítavo, com 82,3% dos votos, ficou em primeiro lugar, mantendo o resultado da consulta à comunidade universidade, realizada no dia 10 de maio. Em segundo, ficou Marco Aurélio, com 13,9%, e em terceiro, Ruy Corrêa Filho, com 3,8%.

A lista tríplice para vice-reitor ficou com Albert Schiaveto de Souza em primeiro lugar, com 84,9% dos votos; Ana Denise Maldonado em segundo, com 11,3%; e, em terceiro, Luciana Contrera, com 3,8 %.

“Estamos muito felizes com a nossa eleição no Colégio Eleitoral. Só queremos agradecer e cumprimentar os conselheiros e conselheiras que mantiveram, democraticamente, a escolha da comunidade universitária. É uma honra receber a confiança de estudantes, técnicos e professores que nos escolheram como gestores, com ampla maioria em todos os segmentos. Nossa UFMS se torna mais forte após esse processo democrático e extremamente participativo e reiteramos nossa confiança no presidente Lula e no ministro Camilo Santana em nossa nomeação”, disse Camila.

A reunião foi presidida pelo reitor Marcelo Turine e teve a participação de conselheiros de todos os Conselhos Superiores da Universidade e foi transmitida ao vivo pela TV UFMS.

O processo de elaboração das listas tríplices segue as normas previstas na legislação federal e nas Resoluções do Colégio Eleitoral, definidas previamente no início do processo de consulta à comunidade universitária. A consulta tem caráter indicativo, por isso o Colégio Eleitoral procede à organização das listas.

A votação foi feita pelo sistema e-Votação UFMS de maneira secreta, na qual cada conselheiro votou em apenas um nome para cada cargo a ser preenchido, ou seja, uma votação para reitor e outra para vice-reitor. A ordem dos nomes no sistema foi a mesma usada na consulta à comunidade. Na votação do Colégio Eleitoral todos os votos dos conselheiros têm o mesmo peso.

O Conselho Universitário, órgão máximo da UFMS, irá se reunir na próxima quarta-feira, 29, às 9h, para aprovar o encaminhamento da lista tríplice para reitor ao Ministério da Educação, para a nomeação pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, têm reforçado que a nomeação será sempre pelo primeiro da lista tríplice e esta pode ser a última vez que a Instituição encaminha os três nomes. No final do ano passado, o Projeto de Lei 2.699/2011 foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê o fim da lista tríplice. Com a aprovação no Senado Federal, as universidades deverão indicar apenas o nome do reitor e vice-reitor mais votado para a nomeação.

Nesta 2ª reunião do Colégio Eleitoral, os conselheiros também apreciaram e homologaram os relatórios finais das atividades da Comissão de Ética e da Comissão Executiva Central. Todos os documentos e normas sobre o processo de consulta à comunidade universitária e composição das listas tríplices estão disponíveis em votacao.ufms.br. Informações da UFMS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Orientação
Fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal exige cuidados extras com a saúde
Flagrante
Dupla é presa com quase 4 kg de maconha em ônibus que seguia para Capital
IBGE
Empresas formadas apenas por sócios e proprietários eram maioria e pagavam menores salários em 2022
Reunião
Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra
Tradição
Banho de São João começa hoje com Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago
Frota
Saúde de Corumbá ganha reforço com nova ambulância UTI Móvel
Oportunidade
Senai e Governo de MS lançam edital de R$ 10 milhões para iniciativas de bioeconomia na indústria
Utilidade Pública
Paço Municipal terá atendimento ao público em horário diferenciado na segunda-feira, dia 24
Cidadania
Programa Povo das Águas atende ribeirinhos do Taquari a partir deste domingo
Operação
Grupo Técnico inicia trabalho de resgate à animais atingidos pelo fogo no Pantanal

Mais Lidas

Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá