Menu
sábado, 23 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Certidão de nascimento será válida no dia da prova do IFMS

02 novembro 2018 - 08h39Assessoria de comunicação

Os candidatos às vagas dos cursos técnicos integrados oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Corumbá que não tiverem RG ou outro documento oficial com foto poderão apresentar a cópia da certidão de nascimento no dia da prova, que será aplicada em novembro. Nesse caso, os estudantes também terão as impressões digitais recolhidas.

O edital do Exame de Seleção 2019 prevê que no dia da prova os candidatos devem, obrigatoriamente, apresentar o RG ou um documento oficial com foto. A comissão organizadora do processo seletivo abriu essa exceção para Corumbá porque estudantes interessados em concorrer às vagas não estariam conseguindo agendar a emissão do RG no Posto de Identificação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) do município. 

O IFMS oferece 1.350 vagas em cursos técnicos integrados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Nesse tipo de curso, o estudante faz o ensino médio e um curso técnico ao mesmo tempo.

As opções são os cursos técnicos em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Para participar da seleção, o estudante deve concluir o ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2019. Outro requisito é ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deve ser informado no ato da inscrição. 

Inscrições do Exame de Seleção 2019 – Devem ser feitas até a próxima segunda-feira, 5, na Central de Seleção do IFMS (www.ifms.edu.br/centraldeselecao), onde também está publicado o edital de abertura do processo seletivo.

Na Central de Seleção, o interessado deve acessar a Página do Candidato. O primeiro passo é fazer o cadastro. Quem já é cadastrado no sistema não precisa preencher os dados novamente. 

Depois, é só fazer a inscrição, escolhendo uma das opções de campus, curso e turno oferecidos.

Os candidatos inscritos têm até 8 de novembro para pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 25,00, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Ação Afirmativa (Cotas) - Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente o item 2 do edital.

No anexo II do edital está disponibilizada a tabela completa das vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

Prova - Será aplicada no dia 25 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

Os candidatos deverão responder 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado.

O gabarito deverá ser divulgado no dia seguinte. A previsão é que resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 19 de dezembro.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do Exame (www.ifms.edu.br/exame). Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão do Exame de Seleção 2019 deve ser feito pelo e-mail [email protected].

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
O que é preciso saber para o segundo dia do Enem
GERAL
Correios celebra Dia do Carteiro e 358 anos de serviço postal
COVID-19
Boletim Covid-19 deste sábado registra óbitos em 12 municípios
GERAL
Startup de design investe em site para vender produtos sul-mato-grossenses
GERAL
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 22 milhões
TEMPO
Sala de Situação do Imasul alerta para risco de transbordamento dos rios Miranda e Aquidauana
TEMPO
Meteorologia prevê sábado com pancadas de chuva e máxima de 33°C
GERAL
Chuva acima da média histórica desabriga famílias
SAÚDE
Em quatro dias, mais de 11 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul
COVID-19
Mais de 30 mortes por coronavírus são registradas em apenas um dia no Estado

Mais Lidas

Denúncia
Mato, esgoto estourado e lixo tomam conta de Ladário
ESQUEMA DE COMBUSTÍVEL
PRF flagra esquema de furto de combustíveis e condutor entregou óleo diesel em Corumbá
PRORROGADO TOQUE DE RECOLHER
Toque de recolher é prorrogado em Mato Grosso do Sul
POLICIAL
PM prende homem com mandado de prisão após ocorrência de furto de moto no Cristo Redentor