Menu
sexta, 17 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

CER/APAE promove simpósio e atualiza profissionais sobre autismo

09 abril 2018 - 09h37Prefeitura de Corumbá

Com apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (CER/APAE) promoveu o 1º Simpósio de Atualização do Transtorno do Espectro Autista. O evento aconteceu no auditório da unidade 3 do campus Pantanal da UFMS, na tarde de sábado, 07 de abril. O objetivo foi capacitar e atualizar o público sobre o autismo, como identificar um autista e abordá-lo.

Sônia Regina Sabatel, coordenadora clínica do CER/APAE, lembrou que o dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial do Autismo e que a cada ano surgem novos diagnósticos.  “A gente resolveu trazer o assunto para estudantes, profissionais de saúde e da educação sobre como tentar detectar e como tentar ajudar as pessoas que têm autismo, para onde encaminhar, o que fazer, como abordar. Nosso objetivo com esse simpósio foi capacitar para esses profissionais reconhecerem uma pessoa com autismo. Eles precisam saber abordar a pessoa como também seus familiares”, afirmou Sônia.

A neuropediatra Maria José Maldonado veio de Campo Grande especialmente para palestrar no evento. Além dela, palestraram dois pais de alunos do CER/APAE que contaram como é ter filho autista e como trabalham o seu desenvolvimento. Conforme Sônia Sabatel, o número de autistas na verdade não está crescendo, mas as pessoas estão conseguindo identificar mais precocemente o distúrbio.

“Desde 1911, esse problema já existia, mas as pessoas eram confundidas com esquizofrênicas, psicóticas, mas agora com o diagnóstico e as informações sendo mais difundidas, os médicos estão conseguindo identificar mais precocemente e a sensação é que começam a aparecer mais casos. Além disso, hoje em dia, as pessoas estão tirando os familiares com deficiência de dentro de seus lares e trazendo para a sociedade e isso contribui para parecer que está surgindo mais casos. Hoje o número está de 1 para 100, índice relativamente alto”, afirmou Sônia Sabatel.

Ela achou bastante positiva a participação do público que lotou o auditório. Segundo Sônia, a adesão ao simpósio foi grande, especialmente por parte de professores que estão preocupados por estarem recebendo autistas em sala de aula e estão precisando saber o que fazer com essa clientela.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é uma área da saúde mantida pela APAE que trabalha com qualquer tipo de deficiência. Possui escola especializada que também atende aos autistas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Playlist
Divulgado CD digital dos Sambas de Enredo do Carnaval 2025 de Corumbá
'Declare seu Carinho'
Destine seu imposto de renda para projetos sociais de Corumbá e Ladário
Prestação de Serviço
Rompimento de adutora causa falta de água em Corumbá e Ladário
Meio Ambiente
Governo Federal estuda incentivos para a criação de novas brigadas locais
Calendário
Governo de MS divulga datas de feriados e pontos facultativos para 2025
Calendário
Inscrições para o Prouni 2025 começam dia 24 de janeiro
3.099 vagas
Sai resultado preliminar de concurso para carteiro dos Correios
Economia Nacional
Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
260 mil vagas
Abertas as inscrições para o Sisu 2025
Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra incêndio em terreno baldio e controle de insetos

Mais Lidas

Marco Histórico
Jovem do Cravo vermelho é a 1ª a se inscrever no alistamento feminino em Corumbá
Últimas 24h
Bombeiros impedem tentativa de suicídio no bairro Universitário
Denúncia
Idoso é resgatado com sinais maus tratos em casa no bairro Cristo Redentor
Idoso foi encontrado deitado em cama em forro, usando fralda geriátrica e com uma bolsa de colostomia cheia
Oportunidade
Marinha abre processo seletivo com mais de 800 vagas; 34 são em Ladário