Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

CER/APAE promove simpósio e atualiza profissionais sobre autismo

09 abril 2018 - 09h37Prefeitura de Corumbá

Com apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (CER/APAE) promoveu o 1º Simpósio de Atualização do Transtorno do Espectro Autista. O evento aconteceu no auditório da unidade 3 do campus Pantanal da UFMS, na tarde de sábado, 07 de abril. O objetivo foi capacitar e atualizar o público sobre o autismo, como identificar um autista e abordá-lo.

Sônia Regina Sabatel, coordenadora clínica do CER/APAE, lembrou que o dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial do Autismo e que a cada ano surgem novos diagnósticos.  “A gente resolveu trazer o assunto para estudantes, profissionais de saúde e da educação sobre como tentar detectar e como tentar ajudar as pessoas que têm autismo, para onde encaminhar, o que fazer, como abordar. Nosso objetivo com esse simpósio foi capacitar para esses profissionais reconhecerem uma pessoa com autismo. Eles precisam saber abordar a pessoa como também seus familiares”, afirmou Sônia.

A neuropediatra Maria José Maldonado veio de Campo Grande especialmente para palestrar no evento. Além dela, palestraram dois pais de alunos do CER/APAE que contaram como é ter filho autista e como trabalham o seu desenvolvimento. Conforme Sônia Sabatel, o número de autistas na verdade não está crescendo, mas as pessoas estão conseguindo identificar mais precocemente o distúrbio.

“Desde 1911, esse problema já existia, mas as pessoas eram confundidas com esquizofrênicas, psicóticas, mas agora com o diagnóstico e as informações sendo mais difundidas, os médicos estão conseguindo identificar mais precocemente e a sensação é que começam a aparecer mais casos. Além disso, hoje em dia, as pessoas estão tirando os familiares com deficiência de dentro de seus lares e trazendo para a sociedade e isso contribui para parecer que está surgindo mais casos. Hoje o número está de 1 para 100, índice relativamente alto”, afirmou Sônia Sabatel.

Ela achou bastante positiva a participação do público que lotou o auditório. Segundo Sônia, a adesão ao simpósio foi grande, especialmente por parte de professores que estão preocupados por estarem recebendo autistas em sala de aula e estão precisando saber o que fazer com essa clientela.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é uma área da saúde mantida pela APAE que trabalha com qualquer tipo de deficiência. Possui escola especializada que também atende aos autistas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro