Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

CER/APAE promove simpósio e atualiza profissionais sobre autismo

09 abril 2018 - 09h37Prefeitura de Corumbá

Com apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (CER/APAE) promoveu o 1º Simpósio de Atualização do Transtorno do Espectro Autista. O evento aconteceu no auditório da unidade 3 do campus Pantanal da UFMS, na tarde de sábado, 07 de abril. O objetivo foi capacitar e atualizar o público sobre o autismo, como identificar um autista e abordá-lo.

Sônia Regina Sabatel, coordenadora clínica do CER/APAE, lembrou que o dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial do Autismo e que a cada ano surgem novos diagnósticos.  “A gente resolveu trazer o assunto para estudantes, profissionais de saúde e da educação sobre como tentar detectar e como tentar ajudar as pessoas que têm autismo, para onde encaminhar, o que fazer, como abordar. Nosso objetivo com esse simpósio foi capacitar para esses profissionais reconhecerem uma pessoa com autismo. Eles precisam saber abordar a pessoa como também seus familiares”, afirmou Sônia.

A neuropediatra Maria José Maldonado veio de Campo Grande especialmente para palestrar no evento. Além dela, palestraram dois pais de alunos do CER/APAE que contaram como é ter filho autista e como trabalham o seu desenvolvimento. Conforme Sônia Sabatel, o número de autistas na verdade não está crescendo, mas as pessoas estão conseguindo identificar mais precocemente o distúrbio.

“Desde 1911, esse problema já existia, mas as pessoas eram confundidas com esquizofrênicas, psicóticas, mas agora com o diagnóstico e as informações sendo mais difundidas, os médicos estão conseguindo identificar mais precocemente e a sensação é que começam a aparecer mais casos. Além disso, hoje em dia, as pessoas estão tirando os familiares com deficiência de dentro de seus lares e trazendo para a sociedade e isso contribui para parecer que está surgindo mais casos. Hoje o número está de 1 para 100, índice relativamente alto”, afirmou Sônia Sabatel.

Ela achou bastante positiva a participação do público que lotou o auditório. Segundo Sônia, a adesão ao simpósio foi grande, especialmente por parte de professores que estão preocupados por estarem recebendo autistas em sala de aula e estão precisando saber o que fazer com essa clientela.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é uma área da saúde mantida pela APAE que trabalha com qualquer tipo de deficiência. Possui escola especializada que também atende aos autistas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército