Desde sua implementação, em 11 de maio, o drive thru Corumbá já testou cerca de 1500 pessoas. Atualmente, sua capacidade foi ampliada para a realização de até 600 exames por semana, sendo 110 exames de biologia molecular, os RT PCR e 90 testes rápidos ao dia. Ao todo, serão 600 exames por semana no município, as segundas, quartas e quintas.
O Diretor de Saúde do Corpo de Bombeiros e Assessor Técnico do Governo do Estado, Coronel Marcello Fraiha explica “percebemos que em todo o Estado o número de ligações aumenta nos dias que tem há testagem, porém o exame não é marcado para o mesmo dia. Aos finais de semana as pessoas estão descansando, ou com os familiares, e muitas vezes esquecem que estão doentes. Precisamos da ajuda da população, pois cada vez que aumenta o número de infectados sobrecarrega todos os serviços de saúde.”
Além disso, os dois testes se diferenciam em relação ao diagnóstico, conforme explica o Secretário de Saúde, Rogério Leite “o teste RT PCR, que é o de biologia molecular, é indicado do 3º ao 7º dia dos sintomas, e detecta o vírus na pessoa; o rápido, a partir do 8º dia dos sintomas gripais, detecta os anticorpos adquiridos ao entrar em contato com o vírus. Na triagem realizada pelo telefone definem qual exame mais indicado. O Estado disponibilizou três linhas para marcação dos exames, que funcionam das 8h às 18hs, sábado, domingo e feridos”.
Corumbá
Os testes são realizados somente mediante agendamento prévio, no pátio SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), localizado à Av. Nossa Senhora da Candelária, s/nº, Bairro Universitário, e no antigo CAES, R: América, 1576, com testes às segundas, quartas e quintas.
No Samu são agendadas coletas de pessoas que possuam veículos, sendo que os testes rápidos e pessoas que não possuem carro ou menores de 12 anos, são agendados e encaminhados para ao antigo CAES.
O agendamento é feito pelos telefones: 67 98472-8850; 67 98467-4573 e 67 98473-2408. Das 08h às 18h, todos os dias, inclusive sábado, domingo e feriados.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenações de padrasto, mãe e tia por estupro ultrapassam 138 anos de prisão
Conforme investigação, mãe e tia são coautoras do abuso que iniciou quando a menina tinha 7 anos e durou até os 19

Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra planeja ações para 2024
Pacientes que aguardam exames de ressonância magnética devem comparecer na Central de Regulação

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado

IFMS abre seleção para cursos de qualificação profissional EAD

Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Vítimas de agressão física marcam plantão dos Bombeiros

Drone doado pelo Receita Federal tem diversas funcionalidades para os Bombeiros

Dois Bombeiros de Corumbá são homenageados com a medalha Dom Pedro II
