Menu
sexta, 14 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

"Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal" é exposto no Rio de Janeiro

08 agosto 2022 - 10h39Agência Sebrae de Notícias

A partir de 12 de agosto, o público carioca poderá conferir peças de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste, que estarão expostas no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. A exposição gratuita “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país e ocupará todas as galerias do térreo do CRAB até outubro. Após a visitação, o público poderá adquirir as peças artesanais. 

Promovida pelas UFs do Sebrae em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, a mostra tem curadoria de Renato Imbroisi. A ideia, segundo Imbroisi, é “levar o visitante a percorrer uma ‘casa’ que revele, pelos seus cômodos, tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como ‘Coração do Brasil’ ou ‘Berço das Águas’ – pois, ali, brotam centenas de nascentes, gerando rios que percorrem muitos quilômetros, por vários estados, em direção ao Atlântico”. 

Pelos cômodos da casa de 440m², o visitante poderá apreciar variados tipos de técnicas de artesanato. No quarto de dormir, uma cama cenográfica projetará imagens de tecidos, bordados e crochês, assim como mapas da região e pássaros, em vídeos de cinco minutos. Já na cozinha haverá painéis de frutos do Cerrado, cestos, panelas e tábuas de madeira. 

No Oeste de Mato Grosso do Sul e Sudoeste do Mato Grosso, está localizada a maior planície inundável do mundo, o Pantanal, um bioma com imensa diversidade de fauna e flora. Pedra, argila, palha, madeira, cascas e sementes ganham nova vida nas mãos de artesãos da região e são transformados em belas esculturas, utensílios domésticos ou peças decorativas em cerâmica. O artesanato pantaneiro também se apropria do algodão para tecer redes e criar bonecas de pano. Outros produtos utilizados são o couro, fio de buriti, caraguatá, granito, carandá, bambu, o baguaçu e o chifre de gado (muito usado na confecção de joias, colares e outros acessórios). 

Também é na região que se encontra o Cerrado, bioma essencial para a preservação das reservas de água doce de todo o Centro-Oeste, além do Tocantins, Maranhão e de Minas Gerais. Matéria-prima de várias obras artesanais, é no Cerrado que se cultiva o capim-dourado. 

“Estamos oferecendo ao público uma das maiores e mais diversificadas mostras de artesanato brasileiro já expostas no CRAB. Queremos, com isso, não só contribuir para essa arte popular e para a cultura do país, como também gerar renda para o artesão do Centro-Oeste, região que ocupa 19% do território nacional”, explica Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio. 

“A riqueza do artesanato da região Centro-Oeste estará presente no principal centro voltado ao segmento no país, o que para nós é motivo de muito orgulho. São peças de cerâmica, biscuit, madeira entalhada, osso de boi, entre outros materiais, que estamparão, para um público seleto, as belezas de nossa flora e fauna. O Sebrae apoia e promove o artesanato, a cultura e a gastronomia da região, por entender que é uma ação que trará novos mercados e oportunidades para os profissionais participantes, que, com seus trabalhos, reforçam nossa identidade cultural. Entendemos que os estados do Centro-Oeste têm um potencial enorme a ser explorado e conhecido”, destaca Maristela de Oliveira França, diretora-técnica do Sebrae Mato Grosso do Sul e conselheira do CRAB pela região Centro-Oeste. 

Trinta artesãos de Mato Grosso participam da exposição com peças em tecelagem, entalhe e pintura em madeira, cerâmica tradicional e esmaltada. “Trata-se de uma iniciativa inédita da região Centro-Oeste, onde mostraremos a riqueza natural e cultural do povo da região Central do Brasil. Destaque para a mostra dos artesãos que usam de forma criativa as matérias-primas dos ricos biomas da região, revelando a história, as tradições culturais e a arte popular. Além dos atrativos dos destinos turísticos, da gastronomia e da economia criativa. Um show de arte e beleza para encantar os olhos e os corações. Será uma honra receber brasileiros e estrangeiros no CRAB para valorizar a cultura desse povo que habita as comunidades, os assentamentos e as cidades do coração do Brasil”, aponta Eliane Chaves, diretora técnica do Sebrae Mato Grosso. 

Do Distrito Federal, 53 representantes vão expor suas peças. “A arte está no DNA de Brasília. Uma cidade criada na força do empreendedorismo e na criatividade do nosso povo. Monumentos construídos associados ao lindo céu de Brasília nos transformaram em um museu a céu aberto. Nosso artesanato incorporou a beleza de Brasília com sua iconografia, levando ao Brasil e ao mundo não apenas a arte em forma de artesanato, mas a nossa Brasília, a capital de todos os brasileiros. E é isso que vamos levar para o CRAB através de nossos artesãos brasilienses, que vão levar em seus produtos a nossa Brasília. Empreender é ter coragem e ter amor pelo que faz, e nossos artesãos têm na coragem e no amor a marca da construção da nossa cidade”, avalia Valdir Oliveira, diretor-superintendente do Sebrae no Distrito Federal. 

“O artesanato de Goiás estará representado na exposição, traduzindo a cultura goiana por meio de peças e da culinária, valorizando materiais oriundos do cerrado (fauna e flora). Os artesãos goianos receberam total apoio do Sebrae, desde a curadoria das peças até a preparação que antecede a mostra. Esta é mais uma ação de mercado do Sebrae entregue aos artesãos goianos que, por meio da sua arte, representarão nosso estado de forma valorosa”, destaca Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor-superintendente do Sebrae Goiás. 

Ao longo do período da ocupação, o CRAB receberá eventos gratuitos de gastronomia, artesanato e turismo da região Centro-Oeste. Na programação, uma imersão gastronômica sobre o Pantanal e Cerrado, oficinas de culinária regional e a Semana Pantaneira.     

Sobre o CRAB 

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016, em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, completa seis anos de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. 

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo. 

Programa Ocupações 

Atualmente, o CRAB está conectado com todo o país para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. O primeiro passo para reforçar esta conexão foi a criação do programa Ocupação. “O CRAB e o Sebrae Nacional convidaram as áreas de Artesanato dos Sebrae UFs a ocuparem nosso espaço com mostras temporárias todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato do seu estado. A ideia é ‘vestir’ o CRAB com todas as riquezas existentes no Brasil”, explica Ana Paula Moura, gerente do CRAB. 

Em setembro de 2021, a mostra de artesanato organizada pelo Sebrae Pará, chamada Círio de Cores e Sabores, inaugurou o projeto Ocupação do CRAB. Desde então, o CRAB já recebeu o melhor do artesanato dos estados do Piauí (Mostra Piauí), Rio Grande do Norte (Mostra Bordado de Caicó), Minas Gerais (Mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar) e de Pernambuco (Mostra Pernambuco Encantado). 

Serviço 
Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” 
Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro/ RJ
Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita 
Site: https://crab.sebrae.com.br/ 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal