Menu
terça, 25 de janeiro de 2022
Andorinha Janeiro/2022
Andorinha Mobile - Janeiro 2022
Geral

Carnaval movimenta vendas no comércio corumbaense

04 fevereiro 2017 - 10h28Redação

A queda nas vendas que é percebida em todo o país não acontece em todos os setores. Em Corumbá, por exemplo, a folia ainda não começou oficialmente, mas já é carnaval no comércio local.

Os lojistas corumbaenses abrem as portas de segunda à sábado e tem percebido um aumento do movimento com a proximidade da folia de momo. Investindo na ambientação das lojas e músicas carnavalescas, os comerciantes esperam aquecer ainda mais as vendas. “A nossa cidade tem o carnaval muito aflorado e nós temos que nos apegar nisso. Além do investimento em mercadorias, também apostamos na decoração da loja como um atrativo, e tem funcionado”, afirma Nidal Said Omar, proprietário de uma loja especializada em roupas e sapatos, femininos e masculinos.

O Carnaval assim como o Natal é considerado como uma das festividades mais lucrativas, “o movimento aumenta consideravelmente nesta época do ano, mas o mercado é bem variável só o que temos que fazer é estar preparados para melhor atender o cliente”, disse Mariam Mohamed que é comerciante na cidade há 32 anos.

“Vendemos muito bem no Natal do ano passado, mas pelo que estamos vendo o Carnaval será mais uma vez, a festa mais rentável. Nós já chegamos à conclusão com o passar dos anos, que ganhamos mais neste período do Carnaval. O nosso lucro cresce em 300%, por isso, investimos pesado em decoração, fantasia, acessórios e divulgação”, assegurou Nidal.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Corumbá, Otávio Philbois, analisa o Carnaval como um grande acréscimo para a cidade, “o Carnaval tem um impacto direto em setores como turismo, hotelaria, gastronomia e o próprio comércio. E cada um desses setores é um tijolo na construção da renda revertida à cidade”.

Para a corumbaense Maria das Graças, o Carnaval deve ser aproveitado para fazer compras, já que promoções acontecem por conta da festa, “com essa crise que passamos é essencial procurar as melhores oportunidades e as festas que movimentam a cidade é uma boa pedida, já que existem promoções e a maior facilidade para comprar”.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Renato Santos Lima a expectativa é positiva, “O Carnaval é o nosso maior evento cultural e isso gera uma expectativa maior no comerciante. Essa sinergia entre festa e comércio tem funcionado bem e esperamos que a movimentação aumente com a proximidade da folia”.

Lima garante que o levantamento da movimentação financeira do Carnaval deste ano será realizado, “durante a reunião entre a Associação Comercial e o Sindicato do comércio nos comprometemos em providenciar esses dados”. O secretário enfatizou ainda a importância da gestão participativa entre os profissionais da classe e o poder público, “nos apresentamos e colhemos todas as demandas do comércio. Nosso trabalho será realizado em conjunto”, finalizou.  

Turistas bolivianos

O comércio de Corumbá vem se fortalecendo com a vinda de turistas bolivianos que estão aproveitando a desvalorização do Real para fazer compras não somente para si, mas também para revenda. “Fiquei surpresa ao ver como está valendo a pena comprar em Corumbá. Além do ótimo atendimento, os descontos oferecidos nos pagamentos à vista são excelentes, por isso, estou levando muita coisa”, comemorou a turista crucenha Marioli Lopez.

Philbois reitera a importância do turismo, principalmente de cidades bolivianas próximas da fronteira, “eles estão passando por um momento em que os produtos brasileiros se apresentam mais interessantes devido uma circunstância de câmbio. E por isso, eles vêm suprindo suas necessidades e trazendo para cidade uma renda que não é natural do município. Eles contribuem com o desenvolvimento do comércio local”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fronteira com Paraguai
Agência antidrogas localiza laboratório e destrói 6 toneladas de maconha
Proposta
Redução de preço é condição para manter ICMS sobre combustíveis congelado
Alerta
Estação Porto Esperança mantem baixa por uma semana
Benefício
Portadores de síndrome de Down passam a ter isenção de ICMS na compra de veículos 0km
Tráfico de Drogas
Homem é preso com 620 kg de maconha após perseguição em rodovia
Receptação
Homem é flagrado com moto roubada em blitz no centro
Denúncia
Homem rompe tornozeleira e é reconduzido para presídio
3ª Fase
Preso terceiro envolvido no sequestro e roubo em escola municipal de Corumbá
Variedade
Qual é o melhor banco digital para PJs?
4 quilos
Cocaína ocultada em papel é apreendida em van que seguia para Campo Grande

Mais Lidas

Fronteira
Família simulou venda de 20 mil toneladas de grãos em MS para 'maquiar' tráfico de cocaína
Crime de 2016
Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Corumbá
Desdobramentos
Polícia recupera TV furtada e prende mulher por receptação
Começa hoje
Programa Vale Universidade abre inscrições com 1 mil vagas disponíveis