Menu
segunda, 09 de setembro de 2024
Circuito Sebrae
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Caprichosos traz filhos e filhas de santo para reverenciar Zé Pelintra na avenida

11 fevereiro 2024 - 23h30Gesiane Sousa

A escola do bairro Dom Bosco iniciou seu desfile por voltas das 23h20 deste domingo (11) com 600 componentes, 14 alas, três carros alegóricos e bateria com 70 componentes. Com o enredo: Salve Seu Zé, Salve os malandros e Salve a malandragem!”, a escola tenta desmistificar a imagem negativa que ‘Seu Zé’ recebeu ao longo dos anos. A Caprichosos defende que o termo ‘malandragem’ nada tem a ver com ‘vagabundagem’, e que os malandros são simplesmente boêmios, amantes da vida noturna, mestres na arte da conquista e levam a vida com alegria, sem deixar de lado seus deveres e obrigações.

Abrindo o desfile, o artista Edmilson de Paulo encarna o próprio ‘Seu Zé’, vestindo terno de linho, chapéu Panamá e sapatos finos para abrir os caminhos e abençoar a passagem da agremiação pela avenida. Na sequência, 11 bailarinos da comissão de frente dançam a gafieira nos Arcos da Lapa, local no centro do Rio de Janeiro, reconhecido pela vida boêmia. 

Em seguida, o primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, José Alexandre e Lara Rodrigues, desfilam em representação as damas da noite, com fantasia luxuosa, repleta de flores vermelhas e muito brilho. A primeira ala, ‘Cactos, fruto e vida’, retrata a história do nordestino José dos Anjos, que deu origem ao conhecido por ‘Zé Pelintra’, que até chegar ao Rio de Janeiro passou por situações de grandes dificuldades devido à seca da região.

O carro abre-alas traz a onça, símbolo da escola, neste ano tem 12 metros de comprimento e quase três de altura. Na alegoria, destaques figuram ‘Seu Zé’ e suas ‘Marias’.

Com referência a fome e a dificuldade da vida de ‘Seu Zé’, a segunda ala mostra a seca do interior de Pernambuco, representada pela escultura de um boi seco e talheres. As baianas, vêm representando o sol na gíria do malandro nas cores amarelo, laranja e detalhes dourados.

Os encantos do Rio de Janeiro, pelos quais José das Luzes se encantou, são retratados na terceira ala. Sol, praia, pontos turísticos, futebol, samba e o próprio carnaval. Para mostrar que malandro também trabalha, a Caprichosos dedica sua quarta ala para o primeiro emprego de José no Rio de Janeiro, como estivador no cais do porto. 

Artista interpretou Seu Zé durante todo o desfile. Foto: Capital do Pantanal 

A quinta e sexta ala, fazem referência a preferência noturna do malandro, com jogos considerados de azar. Os componentes desfilam com as cores vermelho, branco e dourado em alusão as cartas do baralho, um dos prazeres do malandro.

O segundo casal de mestre-sala e porta bandeira, Gabriel Henrique e Lidiana Vitória, representam o ‘rei e a rainha de copas’, nas cores azul, vermelho, branco e dourado. O casal abre a passarela para a sétima ala, que é dedicada a jogatina.

A segunda alegoria da escola traz o cabaré, as mulheres de ‘Seu Zé’ e as bebidas. A oitava ala, nas cores verde-fluorescente, verde bandeira e dourado faz referência ao gosto do malandro por dinheiro. Na ala seguinte, de número nove, ‘Corre que a Polícia vêm aí!’, mostra a perseguição sofrida por ‘Seu Zé’, diante de uma sociedade preconceituosa.

A figura infantil do papagaio Zé Carioca é incluída no contexto. Apesar de muitos considerarem o personagem como um fora da lei, ele terminou caindo nas graças do público, se tornando amado por todas as idades. A décima ala desfila com 35 componentes.

A 11ª ala, da fé e proteção, nas cores rosa, preto e dourado, anuncia que o malandro protege seus seguidores e não dorme na missão.  A 12ª ala, traz ‘Zé tambozeiro’ como o grande destaque. A 13º traz filhos e filhas de ‘Seu Zé’, girando em agradecimento na avenida ao padrinho. Mães e pais de santo da cidade, além de seguidores das religiões de matrizes africanas desfilam com suas vestimentas originais para homenagear Zé Pelintra’.

Casal de mestre-sala e porta bandeira encantaram o público. Foto: Capital do Pantanal

O último carro da agremiação traz uma escultura de mais de 10 metros de altura com a imagem do homenageado da noite. “Salve Zé!” acompanhados de seus filhos e filhas de santo, com vestimentas originais. A última ala traz Maria Navalha e seus malandros. 

A rainha de bateria, Nanda Ferraz, representando a dama da noite, esbanja samba no pé e simpatia, além de entrosamento com seus 70 ritmistas comandados pelos mestres Max e Wagner. 

Ficha Técnica

Presidente: Robeson Bráz Leite (Robinho da Caprichosos)
Vice Presidente: Helder Luiz Leite Rodrigues
Carnavalesco: Leandro Cavalheiro
Compositores: Doum Guerreiro, Cesar Reis e Robinho da Caprichosos
Intérprete: Doum Guerreiro
Artista: Edmilson de Paulo – “Seu Zé”
Comissão de frente: Elton Roberto - Coreógrafo
Primeiro casal de mestre sala e porta bandeira: José Alexandre e Lara Rodrigues
Segundo casal de mestre sala e porta bandeira: Gabriel Henrique e Lidiana Vitória
Rainha de bateria: Nanda Ferraz
Bateria: Mestre Wagner Gomes e Mestre Max Nunes
Quantidade Total de Componentes: Em torno de 600 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Balanço Parcial
Operação Ágata apreende 4,1 toneladas de mercadorias irregulares e drogas
Independência do Brasil
Público ocupa calçadas da General Rondon para assistir desfile de 7 de Setembro
Meio Ambiente
Instituições alertam para nível crítico do rio Miranda, importante tributário do rio Paraguai
Ministério Público
Justiça acolhe bloqueio de R$ 35 milhões para reparação de danos causados por rompimento de barragem
Boletim Paralímpico
Brasil bate marca histórica de medalhas nos Jogos Paralímpicos
Plantão
Bombeiros atendem seis vítimas nas últimas 24 horas
Futebol
Brasil vence Equador para respirar nas Eliminatórias
Feriado Nacional
Autoridades prestigiam desfile do 7 de Setembro em Brasília
Lançamento dia 11
FCO Pantanal terá condições especiais para empreendimentos prejudicados pelas queimadas
Meio Ambiente
Operação aplica R$ 13.500 em multas por desmatamento ilegal no Pantanal

Mais Lidas

Balanço Parcial
Operação Ágata apreende 4,1 toneladas de mercadorias irregulares e drogas
Independência do Brasil
Público ocupa calçadas da General Rondon para assistir desfile de 7 de Setembro
Plantão
Bombeiros atendem seis vítimas nas últimas 24 horas
Trânsito
Ruas do centro de Corumbá estão fechadas para o Desfile de 7 de Setembro