Menu
quinta, 13 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Campus Pantanal do IFMS busca apoio para participação dos alunos na Mostra Brasileira de Foguetes

03 agosto 2022 - 08h29Assessoria Câmara Municipal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Pantanal, está buscando apoio da população para custear as despesas de alunos que foram selecionados para participar da Mostra Brasileira de Foguetes que acontece em outubro, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. 

Na sessão de ontem (2), na Câmara Municipal de Vereadores, o professor Afonso Henriques Silva Leite, responsável pela equipe do IFMS – Campus Pantanal, utilizou a Tribuna do Poder Legislativo, quando detalhou todo o trabalho desenvolvido até o presente momento, e que a participação da Mostra Brasileira está condicionada a apoio financeiro necessário para custear as despesas dos alunos no Rio de Janeiro. 

São nove alunos que integram as três equipes classificadas na etapa regional para participação da Mostra Brasileira de Foguetes, uma olimpíada do conhecimento de caráter experimental, na qual os estudantes têm a oportunidade de aplicar conceitos de Física, Matemática e Química para construir uma base de lançamento e um foguete. 

Na fase regional, o Instituto Federal realizou um projeto de extensão que contou com as participações das escolas públicas de ensino médio de Corumbá e Ladário participaram. Isso permitiu que fossem classificadas três equipes do IFMS-Campus Corumbá e também da Escola Castro Brasil para a etapa Nacional. 

O professor Afonso explicou que a direção local do IFMS está buscando soluções para que o transporte seja disponibilizado integralmente pela instituição, mas, ainda não há recursos suficientes para custeio das diárias. 

Afirmou que como o evento precisa ser realizado em um hotel fazenda na cidade de Barra do Piraí, por razões práticas, os organizadores solicitam que os nove participantes arquem com os custos de transporte e diárias. 

“Estas diárias estão orçadas em R$ 1.200,00 para cada aluno, totalizando R$ 10.800,00, correspondentes à quatro dias de evento. As despesas com a viagem está sendo viabilizada pela direção do Campus Pantanal, mas temos que buscar apoio financeiro para as despesas correspondentes às diárias”, explicou. 

O presidente da Câmara Roberto Façanha, já sinalizou positivamente e pediu aos demais vereadores que apoiem a instituição de ensino. Além disso, sugeriu a realização de promoções para angariar fundos e, ao mesmo tempo, conclamou a classe empresarial local, para fazer parte dessa corrente, como forma de viabilizar o recurso necessário para que Corumbá esteja representada na Mostra Brasileira de Foguetes. 

Vale lembrar que, em 2017, o Campus Pantanal do IFMS foi medalha de ouro na Mostra Brasileira. “Na época, só conseguimos classificar uma única equipe e conquistamos o primeiro lugar. É uma oportunidade muito valiosa pra esses jovens. Lá, em 2017, eles tiveram palestras com o presidente da Associação Brasileira de Astronomia, com professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de um contato mais direto com estudantes de todo o Brasil, com uma engenharia aérea espacial, que é uma área em franca expansão”, afirmou, ressaltando que vale a pena investir no crescimentos dos jovens, para que eles possam seguir uma carreira promissora. 

Contato

Os interessados em apoiar a participação dos alunos na Mostra Brasil de Foguetes poderão obter maiores informações ou esclarecimentos pelo telefone, 3234-9101 ou pelo e-mail [email protected], com a servidora Waldirene Silva, Chefe de Gabinete da Direção-Geral do Campus Corumbá. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Turismo
Consultoria vai facilitar certificação internacional para destinos e negócios de turismo em MS
Meio Ambiente
Câmara pede apoio técnico e logístico ao Governo Federal para combater queimadas no Pantanal
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal